quinta-feira, 5 de abril de 2012

USADO DO MÊS:FIAT PUNTO- MARÇO 2012

Fiat Punto



O Punto surgiu por aqui em 2007 (já modelo 2008) para brigar no então disputado segmento de compactos premium, caracterizados pelo bom acabamento e diversos itens de conveniência e segurança. A seu favor, apresentava virtudes que já faziam dele um sucesso na Europa - e o sucesso se repetiu no Brasil. Obra de Giorgetto Giugiaro, seu design era aclamado por todos. Em movimento, o Punto agradava pela direção rápida e pelo rodar neutro e confortável, resultado da elevada rigidez do monobloco e do ótimo acerto de suspensão. O acabamento não era luxuoso, mas estava um degrau acima do padrão da família Palio.

Quatro versões foram oferecidas na estreia: 1.4, 1.4 ELX (85/86 cv), 1.8 HLX e 1.8 Sporting (113/115 cv). A básica é a menos indicada para a compra nesse segmento: só tem direção hidráulica, computador de bordo, conta-giros, banco com regulagem de altura e travas e vidros dianteiros elétricos. Ar-condicionado, só na 1.4 ELX, que oferece ainda faróis de neblina e volante com regulagem de altura e profundidade. Vale a pena priorizar opcionais como o High Safety Drive (airbag duplo e ABS) e o Blue&Me, que permite usar celular e rádio com comandos de voz.

Os 1.8 oferecem desempenho melhor, além de opcionais exclusivos: ar digital e seis airbags. O Sporting traz visual mais nervoso, com cintos de segurança vermelhos, volante de couro, pedaleiras e estofamento esportivos, faróis com máscara negra, saias laterais, aerofólio e rodas aro 16. Para quem achava pouco, em 2009 viria o T-Jet, com motor 1.4 turbo de 152 cv (só a gasolina). Nesse ano foram feitas pequenas alterações, como o tanque, que cresceu de 48 para 60 litros. Em 2010, ELX e HLX viraram Attractive e Essence e o 1.8 deu lugar ao Fiat E.torQ 1.6 16V (115/117 cv) e 1.8 16V (130/132 cv).

Na nossa frota de Longa Duração, ele foi aprovadocom ressalvas, graças à perda de compressão nos cilindros ocasionada por carbonização e outros pequenos problemas causados pelo mau atendimento da rede. Poderia ter feito até mais sucesso se tivesse um pósvenda que soubesse lidar com deslizes de qualidade que surgiram (veja em Onde o Bicho Pega).


ONDE O BICHO PEGA


Evite a versão de entrada com motor 1.4: nela o ar-condicionado não era oferecido nem como opcional, o que faz dela um grande mico na hora da revenda.


"Ao volante, o Punto é um autêntico Fiat, no padrão de acabamento, no comportamento e até no cheiro de carro novo que impregna a cabine. No trânsito, sua suspensão é macia como a de um Siena. A direção é rápida, ainda que um pouco pesada nas manobras de estacionamento.(...) Na pista de testes, o Punto se revelou bem mais divertido que os irmãos. isso porque ele é mais bem assentado que o Palio (por causa das maiores bitolas dianteira e traseira e dos pneus aro 15, no lugar de 14) e tem centro de gravidade mais baixo que o Stilo (que é mais alto e pesado). O Punto apresentou ótima dirigibilidade, mantendo-se sob controle mesmo quando provocado."

PREÇO DOS USADOS (EM MÉDIA)

1.4 ELX 


2008: 29 985 
2009: 31 672 
2010: 33 520 
2011: 34 960

1.8 Sporting 

2008: 36 560 
2009: 38 245 
2010: 42 360 
2011: 44 215

PREÇO DAS PEÇAS

Amortecedor dianteiro (cada um) 



Original: 234 
Paralelo: 250

Pastilhas dianteiras (jogo) 


Original: 246
Paralelo: 70

Farol dianteiro comum (cada um) 


Original: 422 
Paralelo: 397

Lanternas traseira 


Original: 196 
Paralelo: 180

Para-choque dianteiro 


Original: 576 
Paralelo: 300

Espelhos retrovisores 

Verifique se as lentes estão firmes e se as capas estão bem encaixadas. Nas primeiras unidades era comum a queda das duas peças, que só foi solucionada com a fixação por cola.

Para-choque 


Carros expostos ao sol apresentam dilatação excessive entre o para-choque e a carroceria. Vale a pena exigir a troca das capas do para-choque se o veículo ainda estiver coberto pela garantia.

Vidros elétricos 


Certifique-se de que eles operam silenciosamente. Se o acionamento for barulhento, peça um desconto: cada máquina de vidro não sai por menos de 200 reais. 

Tampa do tanque 


Problema crônico, a tampa do bocal fica presa e/ou não fecha direito. É causado por uma falha de projeto do mecanismo e só pode ser solucionado com a troca da tampa, por 150 reais.

Porta-luvas 


Outro defeito crônico: a tampa do porta-trecos superior não fecha ou fecha com dificuldade. Uma tampa nova custa cerca de 90 reais.

Motor 


O 1.8 Powertrain, da GM, pode apresentar falhas, devido a um defeito no potenciômetro que aciona o corpo de borboleta. Muitas peças foram trocadas em garantia, mas quem não conseguir terá de gastar 200 reais na peça nova.

Cinto traseiro 


Houve um recall dos Punto fabricados em 2007 para a troca do fecho do cinto central no banco traseiro. Certifique-se de que o reparo foi realizado.


http://quatrorodas.abril.com.br/carros/usado/fiat-punto-681346.shtml

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