CARROS VÃO AVISAR UNS AOS OUTROS SE HÁ RISCO DE COLISÃO NOS CRUZAMENTOS
Cerca de 700 pessoas morrem todos os anos nos cruzamentos de ruas e avenidas americanas, vítimas de acidentes causados por desrespeito às placas de PARE e aos sinais vermelhos, segundo estatísticas oficiais. Foi pensando nisso que especialistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveram um sistema capaz de antecipar o risco iminente de colisão em cruzamentos e avisar os motoristas a tempo de evitarem o acidente.
O sistema monitora a aproximação dos veículos das intersecções e consegue prever se algum motorista vai seguir em frente, ignorando o semáforo vermelho ou a sinalização de solo, seja por distração ou desrespeito. Baseado em algoritmos, o sistema do MIT foi desenvolvido para ser instalado em veículos equipados com GPS e comunicação wireless, do tipo V2V (vehicle-to-vehicle), aptos a trocar informações como velocidade, localização geográfica e direção, parâmetros necessários para o cálculo das posições relativas dos veículos.
Segundo os cientistas do MIT, no futuro o dispositivo poderá ser conectado aos sistemas inteligentes de frenagem, tornando possível o acionamento dos freios de forma autônoma (já que o alerta é transmitido para todos os veículos que se aproximam do cruzamento, não havendo o risco de essa frenagem resultar em colisão traseira). No momento, o trabalho dos técnicos se concentra em ajustar o tempo de reação do sistema, uma vez que os alarmes precoces podem levar os motoristas a desconfiar da efetividade do risco.
O sistema monitora a aproximação dos veículos das intersecções e consegue prever se algum motorista vai seguir em frente, ignorando o semáforo vermelho ou a sinalização de solo, seja por distração ou desrespeito. Baseado em algoritmos, o sistema do MIT foi desenvolvido para ser instalado em veículos equipados com GPS e comunicação wireless, do tipo V2V (vehicle-to-vehicle), aptos a trocar informações como velocidade, localização geográfica e direção, parâmetros necessários para o cálculo das posições relativas dos veículos.
Segundo os cientistas do MIT, no futuro o dispositivo poderá ser conectado aos sistemas inteligentes de frenagem, tornando possível o acionamento dos freios de forma autônoma (já que o alerta é transmitido para todos os veículos que se aproximam do cruzamento, não havendo o risco de essa frenagem resultar em colisão traseira). No momento, o trabalho dos técnicos se concentra em ajustar o tempo de reação do sistema, uma vez que os alarmes precoces podem levar os motoristas a desconfiar da efetividade do risco.
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PRÓXIMAS ATRAÇÕES
KIA RAY EV
Fez-se a luz
O primeiro elétrico coreano é um crossover compacto da Kia. O Ray EV (foto) baseiase na versão convencional do modelo, o Ray CUV. No lugar do motor 1.0 a gasoline de 69 cv entrou um elétrico de 50 kW e, em vez do tanque de 35 litros, há um conjunto de baterias de lítio de 16,4 kWh.
Tá ligado?
Intel e Toyota anunciaram parceria para o desenvolvimento de novas tecnologias de interação entre motoristas e veículos, com foco na criação de dispositivos acionados por comandos de toque, voz e gestos, bem como no gerenciamento das informações ao motorista.
Biometria
O centro de pesquisas AIIT Advanced Institute of Industrial Technology, do Japão, criou um banco que é capaz de identificar o condutor, reconhecendo se o motorista é o dono do veículo ou outra pessoa (que poderia ser um ladrão). O banco tem 360 sensores no assento.
Na pilha
O governo americano criou um programa de incentivo para empresas interessadas em desenvolver tecnologias aplicadas em automóveis equipados com células de combustível. O objetivo é conseguir a redução de custo, bem como aperfeiçoar o desempenho e a segurança dos componentes, como o núcleo das células e os tanques de acondicionamento.
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Na pilha
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