Pela primeira vez, evento terá a presença de presidentes mundiais
Em sua 27ª edição, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo vai contar com a presença de 49 marcas de carros, contra 42 da última edição, e 500 veículos exibidos, ante 450 mostrados em 2010. Uma das novidades será a presença da Lexus, divisão de luxo da Toyota, e a da chinesa Great Wall Motors. A marca Ram, da Dodge, estará de volta ao pavilhão e outras quatro marcas chinesas serão expostas pela importadora S-Auto.
Na visão dos organizadores, o maior evento automotivo da América Latina vem ganhando importância à medida que as vendas fechadas no país se tornam cada vez mais representativas no balanço global das montadoras. Hoje, o Salão é considerado o 5º maior do mundo.
Segundo Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcântara Machado - empresa responsável pela realização do evento -, os mercados emergentes e o Brasil, em especial, entraram de vez no radar dessas companhias.
Prova disso é que alguns grandes executivos das montadoras vêm pela primeira vez ao país. Será o caso dos presidentes mundiais da Volkswagen, Martin Winterkorn, e da GM, Dan Akerson.
A expectativa é que o Salão receba 750.000 visitantes entre os dias 24 de outubro e 04 de novembro. Durante o período, 113 expositores ocuparão uma área de 85.000 metros quadrados no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Ausência das marcas de luxo - Com stands individuais em 2010, marcas como Ferrari, Maserati e Bentley não estarão presentes no Salão neste ano. Na visão de Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed, o evento é um "retrato puro e fiel do mercado" e a ausência dessas marcas refleteria suas decisões táticas e seu momento no mercado brasileiro.
Perguntado se a falta de veículos que são ícones esportivos não poderia afetar o interesse do público em visitar o Salão, Ricardo Strunz, da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), reforçou que o evento conta com outras marcas que apresentam carros com forte apelo de venda. "O Salão tem um objetivo de marketing muito forte, que é colocar o produto à frente do consumidor. O que nós queremos é que ele saia de lá com opinião formada", disse.
Meio século - Lançado em 1960, o Salão do Automóvel acontece a cada dois anos. Sozinho, ele respondeu por cerca de 30% do público de todos os 57 eventos organizados pela Reed Exhibitions no Brasil entre os anos de 2010 e 2011.
O contingente é representativo para o turismo de São Paulo. De acordo com o SPTuris, as pessoas que vieram na última edição movimentaram 360 milhões de reais na cidade. Com isso, o Salão ganhou o título de maior evento privado dda capital paulista. Para colocá-lo de pé neste ano, foram gerados 26.000 empregos diretos e indiretos.
Pela primeira vez, o evento contará com a venda antecipada de ingressos, depois da organização fechar uma parceria com a Ingresso Rápido. Se comprados pela internet, os valores ficam entre 40 e 70 reais. Na bilheteria, o custo irá variar de 45 a 80 reais por ticket de entrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário