sábado, 16 de junho de 2012

AUTODEFESA:PROBLEMAS NOS FREIOS E MOTOR DO CHEVROLET AGILE

Problemas nos freios e motor do Chevrolet Agile

PROPRIETÁRIOS RECLAMAM DE FALHAS NOS FREIOS CAUSADAS EM GERAL POR APAGÃO DO MOTOR

O que é pior que o motor apagar repentinamente? Certamente, uma falha nos freios. Mas pior que isso é quando ambos falham ao mesmo tempo, situação que tem preocupado proprietários de Chevrolet Agile. Foi exatamente o que aconteceu com a engenheira Mariana Junqueira Reis, de Belo Horizonte (MG). "O acelerador para de funcionar e o motor apaga constantemente, mas uma das vezes foi quando eu estava no meio de uma ultrapassagem e havia um caminhão vindo. Nessa hora, o pedal de freio fica muito duro", diz a dona de um Agile LTZ 2009.

Ao reclamar nas concessionárias, os proprietários explicam que é comum ouvir dos atendentes que o problema não é do veículo, mas do motorista. "Com duas semanas de uso, o freio falhou e bati no carro da frente. Os engenheiros que vieram analisar meu caso disseram que não houve falha, que o problema estava comigo", afirma o veterinário Juliano Pires de Camargo, de São Paulo (SP), dono de um Agile LTZ 2011. "O engraçado é que mesmo assim eles trocaram todo o sistema de freios."

Contatamos autorizadas no Rio, São Paulo e Brasília e todas diziam conhecer o defeito. Ele é tão comum que no site Reclame Aqui encontramos mais de 90 queixas relacionadas aos freios doAgile. Entre elas está a do gerente Rômulo Antônio dos Santos, de São Paulo (SP), que sofreu um acidente em 2010. "Bati na mureta de proteção de uma rodovia após o freio falhar. No acidente, quebrei três costelas e fiquei três dias em coma", diz Rômulo. "Antes disso, eu havia levado o carro à autorizada sete vezes em seis meses para consertarem o freio. Chegaram a dizer que o problema era com meu modo de dirigir."

André Doné, dono do centro automotivo Caf Car, em Belo Horizonte (MG), explica que o apagão do motor pode mesmo causar a pane nos freios. "Como o motor deixa de funcionar momentaneamente, falta o vácuo necessário para o acionamento do servofreio. Assim, o pedal fica muito duro e o freio não funciona corretamente", diz.

O POVO RECLAMA

"Uma vez o freio não funcionou e bati em outro carro. O conserto ficou em mais de 1500 reais." 
Geraldo Roberto de França, enfermeiro, são paulo (SP)

"Só não bati ainda porque sei do defeito no freio e dirijo de forma defensiva. Um amigo já bateu e me avisou do problema." 
Flávio Colucci, analista, são paulo (SP)

"Como sempre notei a deficiência, uso mais freio-motor. Fui à autorizada três vezes e nunca resolveram." 
Camila Dayana Lobo, corretora de imóveis, Monte Mor (SP)

RESPOSTA

A GM diz que
 os proprietários contatados foram orientados a ir a uma autorizada, "na qual seus veículos foram devidamente atendidos e a eles também foram transmitidos os esclarecimentos necessários em relação às suas dúvidas".

Fonte:QuatroRodas

Um comentário: