Segundo a marca e o Inmetro, o motor 1.2 de três cilindros faz até 16,9 km/l na estrada
A reestilização do Peugeot 208, com lançamento oficial na próxima semana, trará como principal novidade algo embaixo do capô: o novo motor 1.2 de três cilindros, 90 cavalos e 12,9 kgfm de torque que irá substituir o atual 1.5 de 94 cv que equipa as versões de entrada.
Segundo a marca, o motor será o mais econômico do Brasil, com consumo de gasolina de 15,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Com etanol, os números serão de 10,9 km/l em ciclo urbano e 11,7 km/l em ciclo rodoviário. Os dados fornecidos pela Peugeot foram aferidos em testes do Inmetro na edição 2016 do Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Comparado com o motor também três cilindros 1.0 de 82 cv que equipa os VW Up! e Fox, o novo propulsor francês promete ser mais eficiente. Como referência, o Inmetro afirma que o motor VW faz 13,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, com gasolina, e 9,2 km/l em ciclo urbano e 10,2 km/l em rodoviário, com etanol.
Em um primeiro momento, o motor será importado da França, mas deve começar a ser produzido em breve na fábrica de Porto Real, Rio de Janeiro. Naturalmente aspirado, ele traz três cilindros, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas com acionamento variável, duplo sistema de arrefecimento e coletor de escape integrado ao cabeçote. Em comparação com o 1.5 de quatro cilindros que irá substituir, o consumo de combustível e as emissões de CO2 seriam em média cerca de 20% menores.
O novo motor também recebeu alterações para ser flex, aceitando tanto gasolina como etanol, como taxa de compressão mais alta, sistema de partida a frio com preaquecimento de combustível e pistões, anéis e válvulas reforçados. Segundo o grupo PSA, o desenvolvimento levou 3 anos e incluiu mais de 400.000 km de rodagem, além de 5.400 horas em bancada de testes, no Brasil e na França.
Confira a seguir os dados de consumo, potência e torque dos principais motores de 3 cilindros disponíveis no Brasil.
Fonte: QUATRORODAS
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