Toyota lidera, seguida por BMW, Mercedes-Benz e Honda; Volkswagen cai após escândalo do dieselgate
A publicação americana Forbes divulgou recentemente seu tradicional ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo. Entre elas, figuram 12 fabricantes de automóveis.
A lista é feita a partir da análise da receita das empresas detentoras das marcas nos três últimos anos, além de um coeficiente que leva em conta o setor onde ela atua - por exemplo, artigos de luxo e bebidas ganham coeficientes maiores, por serem setores de alta concorrência onde o valor e a imagem da marca são decisivos, enquanto companhias aéreas e petrolíferas são menos valorizadas, devido à escolha do consumidor ser pautada principalmente pela oferta local e os preços.
Os fabricantes de automóveis estão na primeira categoria, com grande importância do valor da marca para a escolha do consumidor. A Toyota é a primeira a aparecer, atrás apenas de gigantes da tecnologia como Apple (1ª), Google (2ª), Microsoft (3ª) e Facebook (5ª), além da Coca-Cola (4ª).
O Grupo Volkswagen teve uma notícia boa e uma ruim. A boa é que a Porsche (67ª) foi a marca automotiva que mais valorizou no último ano. A ruim é que a própria Volkswagen foi a que mais caiu, certamente culpa do escândalo do dieselgate. Mesmo com uma das maiores receitas da lista, a VW ocupa apenas a 77ª posição.
Confira abaixo as colocações, o valor das marcas, a variação em relação a 2015 e a receita das empresas detentoras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário