terça-feira, 31 de maio de 2016

Intel compra startup de tecnologia de navegação de carros autônomos


Empresa decide investir em outros mercados

A Intel anunciou a aquisição da Itseez, uma startup que desenvolve uma tecnologia de carros autônomos. O valor da compra não foi divulgado.

Fundada em 2005 e sediada em San Francisco, Itseez faz algoritmos de visão de computador e software. Um dos produtos da companhia incluem um conjunto de algoritmos para os automóveis que chama de "sistemas avançados de assistência ao condutor", que permite o carro reconhecer pedestres e sinais de trânsito, além de alertar sobre possíveis colisões.

A aquisição faz parte da mudança de estratégia da Intel, que anunciou no mês passado que irá investir na computação em nuvem e a internet das coisas. A companhia diz que seus centros de dados e empresas de internet das coisas, que compõem 40% da sua receita total, já são seus "motores de crescimento primário", e ajudaram a resistir a uma queda no mercado de PCs, criando um total de US $ 2,2 bilhões em receitas no ano passado.

Fonte: OLHARDIGITAL Via TechCrunch

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Entenda como funciona o carregamento sem fio de carros elétricos


Carregamento sem fio ganha tempo e o carro tem rendimento semelhante ao convencional

Atualmente, algumas empresas já produzem carros elétricos em larga escala. A Nissan e a Tesla são duas delas, embora os modelos elétricos da empresa ainda não sejam vendidos no Brasil. Na Formula E, além disso, os Safety Cars, que entram na pista em caso de acidentes, também possuem motores híbridos (que usam tanto eletricidade quanto combustíveis fósseis). Graças a uma tecnologia da Qualcomm, eles conseguem se recarregar sem a necessidade de uma conexão com fios.

A tecnologia, chamada de Qualcomm Halo Wirelesse Electric Vehicle Charging, carrega o veículo por meio de ressonância magnética. Para transferir energia, ela utiliza um tapete instalado no solo que se conecta a outro tapete instalado no veículo, carregando o motor.

Cada hora de carregamento do motor do BMW i8 utilizado permite que ele percorra um total de 37 quilômetros usando apenas o motor elétrico. Essa técnica é fruto, porém, de uma longa história de evolução da eletricidade, dos motores elétricos e do carregamento sem fio. Para contá-la, a Qualcomm criou um infográfico com os principais pontos da evolução desses métodos. Abaixo, falamos de alguns deles:

Movido a eletricidade

Embora pensemos nos carros elétricos como algo recente, o primeiro motor elétrico de corrente foi criado em 1835 nos Estados Unidos por Thomas Davenport. A invenção fez sucesso e, em 1900, cerca de 28% dos carros fabricados nos EUA eram movidos a eletricidade.

Após esse ano, no entanto, a indústria dos automóveis começou a ser dominada pelos combustíveis fósseis, e a tecnologia dos motores elétricos ficou em segundo plano. O primeiro carro híbrido completo seria construído apenas em 1972, pelo novaiorquino Victor Wouk. 

Carregamento sem fio

A tecnologia de transferência de eletricidade sem fio, por sua vez, foi demonstrada pela primeira vez em 1891, pelo revolucionário pesquisador Nikola Tesla. Mas passaram-se quase cem anos até que ela fosse pela primeira vez testada em um carro elétrico: isso aconteceu em 1988, quando a Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, produziu o primeiro carro carregado dessa maneira.

Carregamento desse tipo seria incorporado a alguns ônibus de Auckland, em 1996. Em 2002, seria a vez da cidade de Turin, na Itália, integrar carregamento sem fio aos seus ônibus. Essa mesma tecnologia seria desenvolvida pela empresa HaloIPT em 2010. A empresa demonstrou nesse ano em Londres um sistema de carregamento elétrico sem fio para carros, e no ano seguinte foi comprada pela Qualcomm.

Atualmente

A Qualcomm continuou a desenvolver a tecnologia após a compra da Halo, e conseguiu dobrar a potência dos carregadores de 3,7kW para 7,4kW. É esse tipo de carregamento que move os Safety Cars da Formula E atualmente.

Os motores híbridos não ficam devendo nada aos motores de combustão em termos de potência. Os BMW i8 que são usados na Fórmula E, por exemplo, têm 362 cavalos de potência, velocidade máxima de cerca de 250 quilômetros por hora e acelera de 0 a 100km/h em 4,4 segundos. 

Ele não é o único carro elétrico com um motor invejável. Em março, a empresa Genovation apresentou um Corvette modificado com motor elétrico que chegou a mais de 300 quilômetros por hora e bateu o récorde para carros desse tipo.

Fonte: OLHARDIGITAL

Google e Fiat estão trabalhando em minivans de auto condução


Parceria prevê lançamento de minivans autônomas

A Google e a montadora Fiat Chrysler estão trabalhando em uma tecnologia de direção autônoma para ser testadas nas minivans Pacifica.

A equipe do Google Car tem se destacado como líder no desenvolvimento de tecnologia de carros autônomos e assinou um contrato no início deste mês para começar a colaborar com a fabricante; este é o primeiro parceiro automotivo da companhia.

Cerca de 100 unidades passarão por testes que permitirão analisar como instalar a tecnologia em uma linha de produção de alta escala.

Um centro de engenharia e desenvolvimento será inaugurado em Detroit; isso mostra que a empresa está disposta a conquistar mais parceiros comerciais. Algumas montadoras ainda estão relutantes em oferecer muito controle ao Google, enquanto outras querem desenvolver uma tecnologia própria.

Detroit é lar do maior centro automotivo dos Estados Unidos e onde se encontra as maiores fabricantes e distribuídos de autopeças do país. "Muitos dos nossos parceiros atuais estão baseados aqui, assim que ter uma instalação local vai nos ajudar a colaborar mais facilidade e ter acesso aos melhores talentos de Michigan no desenvolvimento de veículos e engenharia", afirmou o John Krafcik, executivo-chefe do projeto do carro de auto condução do Google.

Fonte: OLHARDIGITAL Via The Wall Street Journal

segunda-feira, 16 de maio de 2016

AS MARCAS DE CARRO MAIS VALIOSAS DO MUNDO, SEGUNDO A FORBES

Logos automotivos
Toyota lidera, seguida por BMW, Mercedes-Benz e Honda; Volkswagen cai após escândalo do dieselgate

A publicação americana Forbes divulgou recentemente seu tradicional ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo. Entre elas, figuram 12 fabricantes de automóveis.

A lista é feita a partir da análise da receita das empresas detentoras das marcas nos três últimos anos, além de um coeficiente que leva em conta o setor onde ela atua - por exemplo, artigos de luxo e bebidas ganham coeficientes maiores, por serem setores de alta concorrência onde o valor e a imagem da marca são decisivos, enquanto companhias aéreas e petrolíferas são menos valorizadas, devido à escolha do consumidor ser pautada principalmente pela oferta local e os preços.

Os fabricantes de automóveis estão na primeira categoria, com grande importância do valor da marca para a escolha do consumidor. A Toyota é a primeira a aparecer, atrás apenas de gigantes da tecnologia como Apple (1ª), Google (2ª), Microsoft (3ª) e Facebook (5ª), além da Coca-Cola (4ª).

O Grupo Volkswagen teve uma notícia boa e uma ruim. A boa é que a Porsche (67ª) foi a marca automotiva que mais valorizou no último ano. A ruim é que a própria Volkswagen foi a que mais caiu, certamente culpa do escândalo do dieselgate. Mesmo com uma das maiores receitas da lista, a VW ocupa apenas a 77ª posição.

Confira abaixo as colocações, o valor das marcas, a variação em relação a 2015 e a receita das empresas detentoras:


Fonte: QUATRORODAS

JEEP CHAMA 24.599 RENEGADE PARA RECALL NO BRASIL

Jeep Renegade
Campanha preventiva, que inclui apenas as versões com motor 1.8 flex e transmissão automática, se deve à uma avaria no sistema do piloto automático

A Jeep anunciou uma convocação de recall para 24.599 unidades do Renegade no Brasil. Com possíveis falhas no sistema do piloto automático, participam exemplares com motorização 1.8 flex e câmbio automático de ano/modelo 2015 e 2016.

Segundo comunicado da marca, os modelos envolvidos podem apresentar avarias no piloto automático (ou cruise control) quando o mesmo estiver em funcionamento em descidas. Uma falha na central de controle do motor pode levar ao desligamento do motor, além de promover alterações involuntárias nos sistemas de direção e freios. Com isso, há riscos de acidentes com danos físicos e materiais aos ocupantes e a terceiros. A Jeep recomenda que os proprietários dos exemplares participantes não utilizem o piloto automático enquanto não forem feitos os devidos reparos.

O agendamento para inspeção e correção do problema começa na próxima segunda-feira (16) e deverá ser feito em qualquer concessionária Jeep do país. O serviço é gratuito e tem duração aproximada de 30 minutos. Para maiores informações, a fabricante disponibiliza o telefone 0800 703 7150 e o site www.jeep.com.br. Veja, abaixo, a relação de chassis envolvidos na campanha preventiva:

RECALL - JEEP RENEGADE 
                                      

Veículo: Jeep Renegade 1.8 flex Automático
Ano/Modelo: 2015 e 2016
Chassis: De 988611122FK000379 a 988611122GK038985

Fonte: QUATRORODAS

quarta-feira, 4 de maio de 2016

DETRAN LIBERA PERSONALIZAÇÃO DE PLACAS DE VEÍCULOS EM SP

Toyota Prius 2012 com placa do Brasil
Serviço custará R$ 91,18 extras, sendo válido somente para modelos zero quilômetro

A partir de agora, os motoristas residentes no estado de São Paulo poderão escolher as letras e números de placas de seus veículos zero quilômetro. O condutor que quiser ter uma placa personalizada ao seu gosto terá que desembolsar R$ 91,18 extras ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), além dos valores de lacração para cada tipo de veículo.

O motorista terá três opções de escolha para personalizar a placa: apenas letras, apenas números ou a placa inteira. O usuário poderá fazer sua opção dentre as combinações alfanuméricas disponíveis para o Estado de São Paulo, que atualmente vão de BGA 0001 a GKI 9999, desde que já não tenha sido utilizada em outro veículo. Cada Estado tem sua própria combinação de letras e números determinada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A taxa extra de R$ 91,18 é válida somente para quem quiser a placa personalizada, sendo que o motorista que não desejar o serviço terá à sua disposição uma combinação aleatória de 20 combinações alfanuméricas fornecidas pelo sistema do Detran-SP. Em veículos já emplacados, não é possível fazer a troca da placa por uma personalizada, pois a mesma é a identificação do veículo e deve acompanhá-la até sua baixa definitiva, conforme a legislação federal de trânsito.

Em relação ao custo de lacração, ele custa R$ 97,97 para motos, R$ 101,55 para reboque e semirreboque e R$ 117,91 para carros, caminhões e ônibus.

Fonte: QUATRORODAS

segunda-feira, 2 de maio de 2016

VW AMAROK 2017 TRAZ INÉDITO MOTOR V6 DIESEL E VISUAL REESTILIZADO

VW Amarok 2017
Picape ganhou frente com linhas mais angulosas

Com três níveis de potência, novo propulsor gera 224 cv e 56,1 mkgf de torque na versão mais potente

Uma semana depois de mostrar os esboços da nova Amarok, a Volkswagen revela as primeiras imagens da picape em sua versão final. Com leves retoques no visual, a principal novidade mesmo da Amarok 2017 é novo motor V6 3.0 diesel.

VW Amarok 2017 (4)

O novo propulsor será disponibilizado em três configurações de potência: 163, 204, e 224 cv, com a versão mais potente da linha entregando bons 56,1 mkgf de torque. Com isso, tudo indica que o motor 2.0 turbodiesel 4 cilindros de 180 cv, envolvido no escândalo de emissões “dieselgate”, deverá ser aposentado. Embora vá contra a onda do downsizing (com motor maior do que o modelo anterior), a picape tem um consumo médio de 13,1 km/l, gerando emissões de 199 g/km.

VW Amarok 2017

Na Europa, a picape terá opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades para trabalhar atrelado ao novo motor 3.0 V6 TDI. Quando automática, a Amarok traz tração integral 4Motion e diferencial Torsen, enquanto que a versão com câmbio manual terá tração traseira. Outra novidade é a adoção de direção elétrica Servotronic, além de freios a disco maiores de 17 polegadas na frente e 16 polegadas atrás para a versão mais potente de 224 cv. A capacidade de carga da picape ficará em mais de 1 tonelada, enquanto a capacidade de reboque passará de 3,2 para 3,5 toneladas.

Amarok

Em relação ao visual, as mudanças são contidas, com grade dianteira com aletas horizontais, para-choque com linhas mais retilíneas, lanternas escurecidas e rodas com novo desenho. Batizada de Amarok Aventura, a versão de lançamento para o mercado europeu vem equipada com rodas de 20 polegadas, faróis bixenônio, luzes diurnas de leds, câmera de ré e um santantônio estilizado. A versão final do interior não foi revelada, mas terá acabamento mais esmerado, novo painel, bancos mais ergonômicos e central multimídia mais completa. A nova Amarok será comercializada na Europa em setembro desse ano, com chegada nos outros mercados (inclusive o Brasil) esperada para 2017. 

Fonte: QUATRORODAS

NOVA RANGER GANHA OPÇÕES DE ACESSÓRIOS DE FÁBRICA

Acessórios - Ford Ranger
Iluminação da caçamba, faróis de luz branca e luzes de leds na soleira estão no pacote

Lançada há pouco mais de um mês, a nova Ranger acaba de ganhar mais opções de acessórios de fábrica. Focados na personalização e utilidade, eles podem ser encontrados e instalados na rede Ford de concessionárias e preservam a garantia dos veículos.

O sistema de iluminação da caçamba usa quatro barras de leds flexíveis de alto brilho que se acendem automaticamente conforme a abertura da tampa da caçamba. Já a opção de faróis de luz branca oferecem uma iluminação semelhante à dos faróis de xenon, com instalação do tipo plug & play que dispensa modificações no sistema elétrico do veículo.

Acessórios - Ford Ranger

As soleiras com luzes de led são de aço inox, e também se acendem conforme a abertura das portas.

Acessórios - Ford Ranger

Além dos novos itens, a Ranger já oferece uma linha extensa de acessórios de fábrica como capota marítima, santantônio, dispositivo antifurto para as rodas, trava para o estepe, faróis de neblina, suporte para tablet no console, divisórioas para o transporte de objetos na caçamba, cargo box e suporte para bicicletas.

Fonte: QUATRORODAS