quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

VW lança Polo aventureiro na África do Sul


Nova versão foi batizada de Vivo Maxx

Não é apenas no Brasil que a quarta geração do Volkswagen Polo continua sendo produzida. O modelo também é vendido na África do Sul, onde se chama Polo Vivo, e ganhará até uma versão aventureira por lá.
O Polo Vivo Maxx traz adesivos laterais, novas rodas de liga leve de 17 polegadas, barras longitudinais no teto, saída dupla de escapamento e suspensão elevada em três centímetros. O interior tem bancos com novo revestimento, pedaleiras em alumínio e volante revestido em couro.

Entre os equipamentos de série, a nova versão oferece airbag duplo frontal, ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas portas dianteiras e rádio CD Player com MP3 e Bluetooth. Com motor 1.6 de 104 cv e câmbio manual de cinco marchas, o Polo Vivo Maxx sai por 160.300 randes, ou aproximadamente 35.900 reais.

Smart ForTwo e ForFour usarão plataforma do novo Renault Twingo


Decisão faz parte de acordo firmado entre Daimler e Renault

As novas gerações dos smart fortwo e forfour usarão a plataforma do novo Twingo . A decisão faz parte de um acordo firmado entre a Daimler (proprietária da smart) e a Renault para trabalhar em cooperação no desenvolvimento de veículos compactos, e foi confirmada pela diretor administrativa da smart, Annette Winkler, à agência de notícias Automotive News Europe.

Entre as cláusulas previstas no contrato de três anos firmado entre as empresas, a Renault deve produzir o smart forfour em versões a gasolina e híbrida na fábrica de Novo Mesto, na Eslovênia. Lá, o compacto dividiria a linha de montagem com o novo Twingo.

Winkler afirmou que tanto o novo smart forfour quanto o Twingo serão lançados em 2014, um ano após o prazo informado anteriormente pela empresa. O modelo da Renault será vencido com tração traseira (em vez de dianteira) pela primeira vez desde seu lançamento, ocorrido em meados dos anos 90.

Com essa escolha, a Renault espera posicioná-lo como um produto diferenciado, tentando reverter o fraco desempenho da atual geração do Twingo, que ocupa uma modesta quarta posição no segmento de subcompactos, atrás de Fiat Panda, Fiat 500 e Volkswagen Up.

Chevrolet cogita Corvette de "baixo custo"


Modelo custaria menos de 50.000 dólares e teria motor 5.3 V8

Rumores nos Estados Unidos sugerem que a Chevrolet está desenvolvendo uma nova versão de entrada para a sétima geração do Corvette. O veículo em questão, segundo o informativo Motor Trend, perderia o nome Sting Ray para passar a ser chamado de Coupe, e poderá custar menos de 50.000 dólares (99.000 reais, sem taxas de importação e impostos brasileiros) quando for lançado em 2015.

Segundo o informativo, o Corvette Coupe utilizaria câmbio manual de seis marchas, porém, ao invés do V8 6.2 (chamado pela Chevrolet de LT1) de 450 cv, o modelo utilizará um 5.3 V8 (o mesmo usado nas picapes da marca nos EUA) com pouco menos de 400 cv.

Além do motor com rendimento inferior, a busca pelo baixo custo pode também alterar peças externas do modelo, como seu kit de saias laterais, para-choques e difusor de ar traseiro. A dieta rica em fibra (de carbono) da versão também pode ser reduzida em relação ao Stingray, uma vez que o material leve e resistente é custoso.

Novo Hyundai Genesis flagrado em testes


Sedã de luxo pode ter câmbio de 10 marchas

A Suécia parece ser o lugar ideal para as fabricantes testarem seus protótipos. Agora é a vez da nova geração do Hyundai Genesis ser flagrado em uma pista totalmente coberta de neve.

Provisoriamente conhecido pelo codinome DH, o Genesis usará uma versão evoluída da atual plataforma de tração traseira do sedã nas versões de entrada. Para quem prefere uma tocada mais esportiva, a Hyundai reserva uma grata surpresa: a oferta de um modelo com tração integral e suspensão recalibrada pela primeira vez na linha Genesis.

A leve camuflagem revelam faróis com LEDs acompanhados de uma larga grade hexagonal com barras horizontais. O novo Genesis deve usar versões aprimoradas dos motores 3.8 V6 e 5.0 V8. O sedã será lançado com câmbio de oito marchas, mas uma inédita transmissão de dez velocidades estaria em desenvolvimento.

Dacia terá dois lançamentos em Genebra


Novidades podem ser Logan Perua e facelift do Duster

A Dacia emitiu comunicado nesta quarta-feira (27) em que anuncia dois lançamentos mundiais para o Salão de Genebra, cuja abertura ao público se dará na próxima semana. A nota, porém, não dá detalhes sobre as duas novidades.

Ainda assim, a imprensa internacional já especula sobre os dois modelos. Um deles pode ser a versão perua da segunda geração do Logan, cujo sedã (foto) foi exibido no Salão de Paris de 2012. Já a outra novidade pode ser a nova geração do SUV Duster.

Mitsubishi L200 Triton HLS chega por R$ 79.990


Nova versão tem motor flex e tração traseira

A Mitsubishi Motors do Brasil lançou a L200 Triton HLS, sexta versão da linha L200. Segundo a montadora, a novidade foi criada para quem “gosta de um veículo robusto e moderno, mas que não tem a necessidade de uma picape com tração nas quatro rodas”.

A nova versão conta com um motor 2.4 flex de 16 válvulas, entregando 142 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm. De fábrica, a L200 Triton HLS traz ar-condicionado, airbag duplo, direção hidráulica, vidros elétricos, freios ABS com EBD, destravamento das portas sem chave, grade frontal cromada, molduras dos para-lamas na cor do carro, retrovisores elétricos, coluna de direção com regulagem de altura, rodas de liga leve aro 16 e rádio CD Player com MP3, entrada USB e Bluetooth.

Oferecida nas cores Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Técno, Preto Ônix, Verde Pantanal, Vermelho Bordeaux e Vermelho Mônaco, a L200 Triton HLS começa a ser vendida em março por 79.990 reais.

Nova Golf Variant roda na Europa


Perua será mostrada pela VW em Genebra

A Volkswagen é uma das marcas que melhor escondem seus protótipos, mas desta vez o dia foi do caçador. Estas são as imagens da nova geração da Golf Variant praticamente sem disfarces. A perua será uma das atrações da marca alemã no Salão de Genebra, que será realizado na Suíça entre os dias 7 e 17 de março.

A dianteira é a mesma do Golf hatchback. Embora seja bastante parecida com o design da sexta geração, ela tem linhas mais esportivas, realçadas pelo desenho dos novos faróis e o para-choque com entradas de ar mais vistosas.

Na parte de trás, as lanternas vão invadir a tampa do porta-malas, como acontece na Passat Variant. O detalhe curioso fica por conta da camuflagem escolhida para ocultar as novas lanternas. Foram colocados adesivos para simular a aparência das lanternas do modelo atual, conhecido aqui como Jetta Variant.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Indenizações pagas pelo DPVAT crescem 39% em 2012


Número de pagamentos passa de 507 mil no país

O número de indenizações pagas a vítimas - fatais ou não - em decorrência de acidentes de trânsito cresceu mais do que o número de veículos rodando no Brasil em 2012.

Segundo dados levantados pela Seguradora Líder DPVAT, responsável pelo serviço no país, as indenizações aumentaram 39% no ano passado, totalizando 507.915 indenizações pagas por todo o Brasil. A seguradora aponta que as motos foram responsáveis por 69% dos acidentes resultantes em pagamento do DPVAT, enquanto os automóveis respondem por 27% das indenizações. A maior diferença entre os veículos está no indenizado: nos acidentes com motos o próprio condutor recebe o DPVAT (72% das vítimas) e nos acidentes com carros os pedestres é que recebem o pagamento.

O perfil das vítimas não mudou em relação a 2011: 40,9% são homens entre 18 e 34 anos. Quanto às regiões campeãs em indenizações, o Nordeste representa 29% do volume total, seguido pela região Sul (28%). Se a análise envolver número de óbitos, quem toma a frente é a região Sudeste, com 38% dos casos, sendo 19% deles ocorridos em São Paulo, o recordista de indenizações por morte.

O DPVAT pode ser solicitado até três anos a partir da data do acidente. Em casos de morte, a família da vítima recebe 13.500 reais, valor limite para indenizações em situação de invalidez permanente. Quando a vítima necessita de auxílio médico e hospitalar, a ajuda chega a 2.700 reais. A solicitação do DPVAT pode ser realizada via telefone (0800-022-1204), por meio do site oficial ou em um dos pontos de atendimento espalhados pelo país.

Ford Fiesta ST custará 21.400 dólares nos EUA


Preço do modelo é próximo do o irmão maior Focus ST, atenta mídia

A Ford divulgou nos Estados Unidos que o novo Fiesta ST será vendido por a partir de 21.400 dólares (o equivalente a R$ 42.400 sem taxas de importação e impostos brasileiros). O modelo utiliza motor 1.6 16V EcoBoost (com turbo e injeção direta de combustível) de 197 cv e 29,6 mkgf de torque, transmissão manual de seis marchas, mas ainda não teve os seus dados de desempenho revelados.

Mídias dos Estados Unidos, no entanto, atentaram para um detalhe no preço do novo esportivo compacto da marca do oval azul. Com todos os seus opcionais, que incluem assentos esportivos, rodas de aro 17”, sistema de entretenimento com GPS, teto solar, entre outros, o Fiesta ST custa quase 27.000 dólares (53.400 reais). Um Focus ST equipado no mesmo nível sai por 29.825 dólares (59.000 reais).

Segundo o informativo autoblog, a situação pode ser desfavorável para o Fiesta, uma vez que pela diferença de preço (considerada pequena no país) o hatch médio oferece mais espaço interno, porta-malas, status, além de um motor 2.0 EcoBoost ajustado para gerar 255 cavalos de potência e 37,3 mkgf de torque. 

Segundo a Ford, o Focus ST acelera aos 100 km/h em 6s5 e, embora não tenha divulgado o número oficial do Fiesta ST, a marca afirma que o modelo necessita de “menos de sete segundos” para cumprir a aceleração aos 100 km/h.

Evoque terá câmbio de nove marchas


Transmissão promete reduzir consumo de combustível

O Range Rover Evoque ganhará câmbio automático de nove marchas. A transmissão foi desenvolvida pela ZF especialmente para veículos com tração dianteira e será apresentada no Salão de Genebra, em março.

Embora a Land Rover ainda não tenha revelados detalhes da nova caixa, é provável que ela entregue números bastante expressivos de consumo de combustível em comparação com a atual transmissão de seis velocidades do Evoque. Além de contribuir para o veículo consumir menos, o câmbio de nove marchas pode melhorar o desempenho do veículo em baixas rotações e condições que exigem bastante torque, como na condução off-road.

A nova transmissão também contará com uma central eletrônica calibrada para identificar o modo de condução do motorista. Assim, a transmissão trabalha de forma mais rápida quando o acelerador é subitamente pressionado até o final, voltando a operar normalmente em velocidades de cruzeiro. Para completar, a Land Rover afirma que a nova transmissão é sete quilos mais leve do que o conjunto atual de seis marchas.

Hyundai começa a produzir ix35 Fuel Cell


17 unidades rodarão em cidades escandinavas

A Hyundai anunciou nesta terça-feira (26) que deu início à produção do ix35 Fuel Cell, versão do crossover movida a célula-combustível. 17 unidades serão fabricadas na Coreia do Sul e serão destinadas às cidades de Copenhague, na Dinamarca, e Skane, na Suécia.

Essa será apenas a primeira fase de desenvolvimento da tecnologia. Em 2015, o objetivo da Hyundai é de colocar mil unidades em circulação em outros países europeus. Inicialmente, os veículos deverão ser utilizados em frotas de empresas privadas e pelos governos. Depois desse período, a montadora espera que a tecnologia já esteja desenvolvida a ponto de ser viável sua produção em larga escala.

Vale lembrar que, a célula-combustível utiliza hidrogênio, que é convertido em energia e alimenta um motor elétrico. No caso do ix35, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 12, 5 segundos, atingindo velocidade máxima de 160 km/h e alcançando autonomia de 594 km com um tanque de hidrogênio.

Novo Soul é flagrado em testes


Crossover da Kia muda em breve

A nova geração do Kia Soul continua sendo testada na Europa. Desta vez nossos caçadores de segredos conseguiram imagens mais reveladoras da frente, traseira e até do interior.

Comparado com o Soul atual, seu substituto parece ter teto ligeiramente mais baixo e carroceria mais larga, deixando-o com uma aparência mais robusta. A tradicional grade frontal da Kia está em uma posição mais alta e o para-choque ganhou novos detalhes. Já os faróis foram redesenhados, ficando mais quadrados e ganhando LEDs.

O painel deixou de lado as formas arredondadas, se aproximando mais dos outros modelos da marca. O console destaca uma tela multimídia no centro do painel.

BMW divulga fotos do i3 camuflado


Montadora confirmou realização de teste no Ártico

A BMW surpreendeu ao revelar fotos oficiais do i3, ainda que coberto por camuflagem. A montadora divulgou as imagens na página que mantém no Facebook dedicada às novidades dos modelos “i”, aqueles que utilizarão tecnologia elétrica.

Apesar de não divulgar nenhuma informação sobre o modelo, a marca confirmou que realizou testes de longa duração com o i3 numa região inserida no Círculo Polar Ártico, extremo norte do planeta. Para definir a sessão, a montadora escreveu a seguinte frase: “Absoluto prazer elétrico de dirigir”.



Nissan GT-R terá versão Nismo


Cupê esportivo já está sendo desenvolvido

A Nissan confirmou durante a abertura de uma sede e centro de pesquisa e desenvolvimento de sua divisão esportiva Nismo, em Yokohama, no Japão, que o Nissan GT-R ganhará uma versão da subdivisão — assim como o 370Z e o Juke. “Seria impensável para nós desenvolver uma linha de veículos Nismo sem incluir o GT-R”, disse o CEO da marca japonesa Carlos Ghosn.

É esperado que a configuração Nismo do GT-R seja mais potente, estável e com melhor poder de frenagem se comparado a versão de produção atual — cujo motor 3.8 V6 biturbo de 545 cv.permite ao cupê cumprir a volta nos 20,8 km do circuito de Nürburgring (Alemanha) em 7m18s. A marca já está trabalhando no desenvolvimento da nova configuração.

Novo Chevrolet Prisma


Sedã derivado do Onix parte de R$ 34.990 na versão LT 1.0

A Chevrolet iniciou as vendas do novo Prisma, modelo desenvolvido paralelamente com o projeto do hatch Onix. A novidade será oferecida nas versões LT (1.0 e 1.4) e LTZ (1.4) e oferecerá de série direção hidráulica, sensor de estacionamento, vidros elétricos na dianteira, freios ABS com EBD e airbag duplo. Os preços, que foram revelados pela marca na noite desta terça (26) são:
- 1.0 LT: R$ 34.990
- 1.4 LT: R$ 39.090
- 1.4 LTZ: R$ 45.990

Em adição aos itens de série da opção LT básica, a configuração LTZ do novo Prisma oferece faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, computador de bordo e rodas de alumínio de aro 15". Entre os itens opcionais estão ar-condicionado, câmera de ré para o sistema My Link, DVD de encosto de cabeça, banco de couro, pedaleira esportiva, friso com inserto cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na configuração Effect Blue. A marca também informa que oferecerá kits de personalização de seus automóveis com adesivos.

Segundo a Chevrolet, o motor 1.0 do sedã gera 78 cv e 9,5 mkgf de torque quando abastecido com gasolina e 80 cv e 9,8 mkgf com etanol. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 13s0 (gasolina) e 12s7 (etanol). A versão 1.4, por sua vez, entrega 98 cv e 13 mkgf de força quando abastecido com gasolina ou 106 cv e 13,9 mkgf de torque quando o combustível de origem vegetal ocupa o tanque de combustível. Essa motorização permite ao Prisma acelerar aos 100 km/h em 10s7 (g) e 10s1 (e). O câmbio é manual de cinco marchas.

O Prisma tem 4,27 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. O porta-malas da novidade possui 500 litros de capacidade. Os preços ainda não foram revelados pela Chevrolet, mas a estimativa é que a versão de entrada LT 1.0 custe aproximadamente R$ 35 mil, a LT 1.4 saia por cerca de R$ 40 mil e a LTZ 1.4 chegue a R$ 45 mil.


Confira as fotos do Novo Prisma  aqui

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Datsun mostra primeiro teaser de compacto


Recriada pela Nissan, marca reestreia em 2014

A Datsun divulgou pela primeira vez um teaser daquele que será o carro que marcará a reestreia da marca no mercado mundial. A imagem mostra a grade dianteira do veículo, um compacto, ainda sem nome definido.

Além disso, foi confirmado o quarto grande mercado em que os veículos da Datsun serão vendidos a partir do ano que vem: o da África do Sul. Antes, já havia sido revelado que a marca chegaria a India, Indonésia e Rússia.

Vale lembrar que os carros da Datsun irão dividir plataforma com modelos da Lada, marca russa que passará a ser controlada pela aliança Nissan-Renault a partir de meados de 2014.

Toyota divulga especificações do Auris Touring Sports


Opções de motorização vão de 88 cv a 134 cv

A Toyota revelou as especificações técnicas do Auris Touring Sports, modelo que começa a ser vendido na Europa. A perua terá quatro opções de motorização, das mais diversificadas, incluindo motores a gasolina, a diesel e híbrido.

A versão de entrada, que na Inglaterra chega com preço de 15.595 libras esterlinas, vem equipada com motor 1.33 a gasolina, de 98 cavalos de potência. Mais econômico, o 1.4 a diesel é um pouco menos potente, 88 cv, com o qual o carro parte de 16.945 libras.

Entre as opções com maior potência, o preço mais em conta abrange motor 1.6 a gasolina, de 130 cv: 18.595 libras. Em todos os casos, a transmissão é manual de seis marchas. Já o modelo híbrido conta com motor 1.8, de 134 cv, parte de 21.095 libras e tem transmissão E-CVT.

Desde a versão de entrada, o Auris Touring Sports vem equipado com ar-condicionado, rádio com CD player e entrada USB, sete airbags, controle de estabilidade e assistente de subida. Já a versão de topo de linha tem rodas de liga-leve de 17 polegadas, sensor crepuscular e de chuva, retrovisores eletricamente rebatíveis, ar-condicionado de duas zonas, assistente de estacionamento, entre outros.

EUA: NHTSA investiga problemas em quatro modelos da Ford


Perda de potência no motor pode afetar 725 mil veículos

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), entidade que controla os assuntos relacionados à segurança no trânsito nos Estados Unidos, iniciou investigação que abrange quatro modelos produzidos pela Ford: Escape, Fusion, além dos Mercury Mariner e Milan, todos eles fabricados entre 2009 e 2011.

Foram feitas mais de 1,5 mil denúncias por proprietários dos modelos citados, envolvendo casos de perda de potência repentina do motor. A causa seria uma insuficiência no corpo da válvula eletrônica reguladora.

Mais de 725 mil carros podem ser afetadas pela investigação. Vale destacar que, até aqui, foram registrados três incêndios e um acidente com feridos, todos supostamente relacionados com a falha. Um porta-voz da Ford declarou que a montadora cooperará com a NHTSA.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Completamos 1 Ano online

No dia de hoje completamos 1 Ano online. Obrigado a todos que nos acompanham.

Continuaremos à procura de novas informações, para atender a curiosidade de nossos visitantes.

Participe de nossa fanpage no facebook.


Lamborghini Aventador Roadster chega ao Brasil em 2013


Apenas três unidades serão trazidas para cá neste ano

O mercado de superesportivos ganhará um reforço de peso ainda neste ano. O Grupo Via Itália, importadora oficial da Lamborghini no Brasil, confirmou a chegada do Aventador LP 700-4 Roadster no Brasil ainda no primeiro semestre.

Segundo Ricardo Briz, diretor comercial da Lamborghini São Paulo, serão importadas três unidades para cá – todas já encomendadas. A primeira delas entrará em produção no mês de maio, desembarcando por aqui em junho. Toda a produção do modelo está esgotada até meados de 2014.

O Aventador Roadster usa um motor V12 de 700 cv, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. A fabricante informa velocidade máxima de 350 km/h. Sua principal novidade é a capota constituída por duas peças de fibra de carbono, que pode ser dobrada e guardada em um compartimento na dianteira do veículo.

A importadora ainda não definiu o preço do Aventador Roadster para o mercado brasileiro.

Ford Fusion 2.5 flex tem preço de R$ 92.990


Versão inicial é R$ 20 mil mais barata que a Titanium

A Ford revelou os primeiros detalhes do Fusion 2.5 Flex, versão que passa ser a inicial do modelo no mercado brasileiro. O preço já foi anunciado e fica em R$ 92.990, isto é, R$ 20 mil mais em conta do que a versão Titanium.

O modelo tem como itens de série: ar-condicionado digital, direção elétrica, piloto automático, controle de estabilidade (ESP), oito airbags, rodas de alumínio aro 17, sistema multimídia Sync (com direito a tela sensível ao toque e comandos de voz para realizar ligações e fazer ajustes no carro) e câmera de ré, entre outros.

O motor 2.5 flex entrega 175 cavalos de potência quando abastecido com etanol e a transmissão é automática sequencial de seis marchas. A nova versão do Fusion tem tração dianteira.

Vale lembrar que a Ford está realizando um evento de apresentação do novo Fusion 2.5 Flex em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). Estão programadas atividades para este domingo (24) e para segunda-feira (25), quando mais informações e fotos oficiais serão reveladas.

Audi e Toyota figuram em lista de pioneirismo entre empresas


50 companhias foram escolhidas pela revista MIT Technology Review

Audi e Toyota foram as duas fabricantes automotivas a figurar na lista da revista norte-americana MIT Technology Review das 50 companhias com maior pioneirismo em relação a inovações, que indicam um caminho a ser seguido pelas concorrentes.

De acordo com a publicação, a Audi foi escolhida graças à iniciativa de desenvolver a tecnologia de carros autônomos, utilizando um scanner a laser na grade dianteira de protótipos. Já a Toyota foi indicada por expandir sua dominância no segmento dos híbridos, com destaque para o Prius plug-in.

Mercedes-Benz prepara 11 lançamentos para 2013


Próxima novidade deve ser o GL63 AMG 2013

A Mercedes-Benz deverá realizar até 11 lançamentos, entre novos carros e atualizações dos veículos já existentes, no decorrer de 2013. A primeira novidade a chegar deve ser o modelo 2013 do GL63 AMG.

Em maio, é esperada a nova geração da Classe E (sedã e perua), para o começo do mês, e o GLK250 Blue Tec, movido a diesel, na parte final. Em julho, chegam SLS AMG Black Series, E250 a diesel e Classe E (coupé e cabrio).

Duas novidades em agosto: E63 AMG 4Matic (sedã e perua) e ML250 BlueTec. Em setembro, chegam a Classe CLA modelo 2014 e a renovada Classe S. Por fim, em novembro, será a vez do CLA45 AMG.

Dispositivo promete converter óleo de cozinha em biodiesel


BioBot 20 é vendido a 415 libras

Uma novidade no ramo da sustentabilidade automotiva tem chamado a atenção. Trata-se do BioBot 20, dispositivo que promete reciclar o óleo de cozinha já utilizado e transformá-lo em biodiesel, apto para abastecer os tanques dos veículos.

De acordo com a empresa que fabrica o BioBot 20, é possível gerar até 20 litros de biodiesel por vez. Dentro do dispositivo, o óleo de cozinha é aquecido e agitado num processo que pode levar até 24 horas e, ao término do procedimento, é possível fazer um teste de qualidade do material produzido.

Pela estimativa da marca, o custo de cada galão de biodiesel produzido pelo BioBot 20 é de 66 centavos de libra esterlina. O dispositivo está à venda no Reino Unido por 415 libras.

Confira abaixo um vídeo que explica o funcionamento do BioBot 20.


BMW fará dois recalls no Brasil em março


681 veículos serão convocados

A BMW realizará dois recalls no Brasil, com início previsto para 10 de março. No total, 681 veículos serão convocados para inspeção e eventual reparo, devido a dois problemas distintos: defeito no cabo de contato da bateria e falha nos tubos de vácuo do servofreio.

No primeiro cenário, dez unidades terão o cabo de contato de bateria avaliado e trocado. A falha pode interferir na alimentação de corrente elétrica do veículo, levando à interrupção inadvertida do motor e aumentando os riscos de acidente.

Os modelos abrangidos são: 320i, 328i Coupé, 328i Cabrio, 335i, 335i Coupé, X1 Sdrive 18i e X1 xDrive 28i. Já os números de chassis são os seguintes: A588766, A843411, A843412, E768921, P101658, P158048, PX15858, VE29177, VM74644 e VN81012.

O segundo caso, dos tubos de vácuo do servofreio, envolve 671 unidades do X5 4.8i e 4.8i Security. Os carros foram fabricados entre maio de 2006 e maio de 2010 e podem apresentar vazamento no servofreio, diminuindo a eficiência do conjunto no momento da frenagem. Os números dos chassis estão compreendidos entre L091040 e LZ74035, mas não são sequenciais.

A BMW disponibiliza os seguintes meios de contato para mais informações:

Telefone:
 0800 707 3578 (segunda a sexta-feira, 7h às 19h).
Site oficial: www.bmw.com.br

Porsche mostra 911 GT3 RSR Prototype


Versão final participará do Mundial de Endurance

A Porsche mostrou as primeiras imagens oficiais do 911 GT3 RSR Protoype. O modelo tem sido testado no circuito de Sebring (Estados Unidos) pelos pilotos de teste da montadora, o francês Patrick Pilet e o austríaco Richard Lietz.

Ambos alinharão a versão final do 911 GT3 RSR nas provas da temporada de 2013 do Mundial de Endurance (WEC), cuja abertura está marcada para 7 de abril, com a realização das 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra. Pilet será parceiro do alemão Joerg Bergmeister e guiará o carro 91, enquanto Lietz dividirá o cockpit do carro 92 com o também alemão Marc Lieb.

Nenhuma informação técnica sobre o protótipo foi revelada. No entanto, pelas imagens é possível ver características como capô com abertura para ventilação, kit aerodinâmico que inclui para-choques modificados, saias laterais atualizadas e um grande aerofólio traseiro.

Ford EcoSport estará no Salão de Genebra


Versão europeia usará motor Ecoboost

O novo EcoSport será uma das atrações da Ford no Salão de Genebra. A marca ainda não revelou informações a respeito do modelo, que foi totalmente projetado pela divisão brasileira e lançado por aqui em 2012.

Segundo o diretor da divisão de veículos compactos da Ford, Nick Collins, o SUV terá “ótima relação custo-benefício, qualidade e economia de combustível”.

Em vez dos motores Sigma 1.6 e Duratec 2.0 usados no Brasil, o EcoSport europeu deve usar o Ecoboost 1.0 de três cilindros, já aproveitado em outros modelos da Ford, inclusive o New Fiesta.

Hyundai Grand Santa Fe chega à Europa


Versão para sete pessoas será mostrada em Genebra

A Hyundai apresentará uma versão alongada do Santa Fe no Salão de Genebra, previsto para acontecer na Suíça em março.

Batizado de Grand Santa Fe, o carro é a versão europeia do Santa Fe de sete lugares apresentado no Salão de Los Angeles no ano passado. A novidade é 225 milímetros mais longa, 10 milímetros mais alta e 5 milímetros mais larga que o Santa Fe vendido na Europa. A distância entre-eixos cresceu em 100 milímetros, oferecendo mais espaço tanto para os passageiros (o interior pode ter seis ou sete lugares) quanto para as bagagens - a Hyundai informa 607 litros de capacidade no porta-malas. 

O Grand Santa Fe será vendido apenas com o motor 2.2 a diesel, de 200 cv, acoplada a uma transmissão automática de seis velocidades. Em comparação ao Santa Fe de cinco lugares, ele se diferencia por detalhes como uma nova grade, para-choques redesenhados e rodas exclusivas de 18 ou 19 polegadas.

Citroën C3 europeu ganha visual brasileiro


Primeira reestilização será mostrada em Genebra

A Citroën resolveu olhar para o Brasil antes de mudar o design do C3. A primeira reestilização do monovolume será apresentada no Salão de Genebra, em março, com praticamente o mesmo visual do modelo fabricado por aqui desde o ano passado.

Em comparação ao antigo C3 europeu, o novo modelo traz luzes de iluminação diurna por LEDs nos para-choques, nova grade e o para-brisa panorâmico Zenith, que aumenta a entrada da luz natural na cabine. Se por fora o C3 será muito parecido com o seu "irmão" brasileiro, no lado de dentro o modelo vendido na Europa tem acabamento mais refinado, com o mesmo painel do DS3, novas opções de revestimentos internos e opção de câmera de ré.

Na Europa, o C3 deve ser vendido com três opções de motorização três cilindros a gasolina, com potências variando entre 68 cv e 120 cv. Haverá também oferta de motores a diesel.

Jeep mostra o novo Cherokee


SUV se destaca pelo design controverso

Depois do vazamento de fotos do novo Cherokee (assim mesmo, sem o nome "Grand" usado no modelo mais luxuoso), a Jeep resolveu divulgar imagens oficiais do SUV. A estreia do carro estava marcada para o Salão de Nova York, mas a divulgação de fotos tiradas dentro de uma das fábricas da Chrysler estragou a surpresa.

Mais do que marcar o retorno de um nome usado há décadas pela Jeep, o novo Cherokee promete causar polêmica. Seu design parece inspirado no Range Rover Evoque, com direito a faróis bastante afilados e traços agressivos, principalmente nas entradas de ar do para-choque frontal. Ainda não sabemos como é a traseira do Cherokee, já que a Jeep aina não revelou imagens desta parte do carro.

Nenhuma informação técnica foi divulgada, e a Jeep limitou-se a dizer que o carro "estabelece um novo padrão reunindo o que há de melhor em sua categoria", incluindo "dirigibilidade exemplar e uma economia de combustível até 45% maior em relação aos rivais". Nos Estados Unidos, o Cherokee substituirá o Liberty, importado para cá com o nome Cherokee Sport.

Captiva passará por reestilização


Novo modelo estreia no Salão de Genebra

A Captiva vendida no Mercado europeu passará por uma leve reestilização, a ser apresentada no Salão de Genebra, em março.

Esta será a segunda atualização no visual do SUV em menos de quatro anos, já que em 2011 o modelo ganhou uma nova frente e novas lanternas. Desta vez, as mudanças incluem a adoção de um novo para-choque dianteiro, nova grade frontal, faróis de neblina redesenhados, lanternas com LED, novo para-choque traseiro e saídas de escapamento com novo design.

Nas versões mais caras, a nova Captiva terá destravamento das portas e partida do motor sem chave, ar-condicionado digital com duas zonas de ajuste de temperatura e banco traseiro com aquecimento entre os itens de série, sendo que o interior traz novas opções de revestimentos.

No Brasil, a Captiva não passou por mudanças estéticas desde seu lançamento, ocorrido no fim de 2008.

Fiat 500L ganha novos motores


Conjuntos priorizam a economia de combustível

A Fiat anunciou nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, o lançamento de duas novas motorizações para o 500L no mercado europeu. 

A primeira novidade será o motor 0.9 TwinAir Turbo, projetado para render 105 cv. Segundo números fornecidos pela Fiat, o modelo poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e chegar aos 180 km/h. Se desempenho não é o seu forte, pelo menos o novo motor é econômico: a média de consumo informada pela marca é de 20,8 km/l. 

A segunda opção de motorização será o Multijet II 1.6 turbodiesel, com potência estimada em 105 cv. Com ela, o 500L acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 181 km/h. Em termos de consumo de combustível, o carro faz 22,2 km/l. 

Ambas as motorizações começam a ser oferecidas na linha 500L a partir de março.

Kia patrocina Palmeiras só até o fim do Paulistão


Empresa alega dificuldades financeiras para encerrar contrato

O acordo de patrocínio entre a Kia Motors do Brasil e a Sociedade Esportiva Palmeiras será válido somente até o final do Campeonato Paulista. Até lá, a montadora terá sua logomarca exposta apenas na região do peito. Houve redução do valor investido, a pedido da própria importadora.

"O Palmeiras agradece à Kia pela parceria. Entendemos o momento de dificuldade da empresa e já estamos indo ao mercado para buscar um novo patrocinador master", declarou o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre.

O presidente da Kia Motors, José Luiz Gandini, afirmou que o clube já havia sido comunicado em outubro do ano passado sobre a possibilidade de interrupção do contrato de patrocínio. A decisão foi tomada diante das dificuldades mercadológicas vividas pela importadora desde setembro de 2011, quando a alíquota do IPI para carros importados foi elevada em 30 pontos percentuais.

JAC J3 S chega por R$ 37.490


Carro será o primeiro modelo flex da marca

O J3 S será o primeiro modelo flex da JAC Motors no mercado brasileiro. Com lançamento previsto para março de 2013, o modelo foi apresentado na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, realizada entre outubro e novembro de 2012.

A versão esportiva do J3 usa motor 1.5 16V sedã J5, mas adaptado para rodar com gasolina ou etanol. Segundo a JAC, o processo de "flexibilização" do motor foi fruto de um trabalho conjunto entre os engenheiros da marca chinesa e da Delph, tanto no Brasil como na China, resultando na eliminação do reservatório de partida a frio, presente na maioria dos carros flex.

 Com as mudanças, o motor 1.5 16V rende 127cv com etanol e 125 cv a gasolina, ambos a 6.000 rpm. O torque máximo é de 15, 7 mkgf com o combustível etílico e 15, 5 mkgf se a escolha for pela gasolina. Números divulgados pela JAC indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9, 7 segundos e velocidade máxima de 197 km/h.

Externamente, a nova versão é identificada pelos adereços esportivos. O hatch tem faróis com máscara negra, rodas de liga leve com desenho exclusivo, faixas adesivas laterais (pretas ou brancas dependendo da cor  do carro) e logotipos alusivos à versão. O interior tem iluminação vermelha no lugar da azul, bancos com novo revestimento, manopla do câmbio preta e soleiras e pedaleiras de aço inoxidável.

A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, vidros elétricos dianteiros e traseiros, faróis de neblina, retrovisor interno antiofuscante, bancos revestidos em veludo, freios ABS com EBD, alarme, sensor de estacionamento traseiro, coluna de direção com regulagem de altura e rádio CD Player com entrada USB. O J3 S será vendido por 37. 490 reais.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

VW confirma Up híbrido


Versão poderá fazer até 100 km/l

A Volkswagen aproveitará motor desenvolvido para o supereconômico XL1 em uma versão híbrida do subcompacto Up.

Com lançamento previsto para 2015, o modelo será equipado com o mesmo motor 0.8 turbodiesel de dois cilindros, de 47 cv, e um motor elétrico com 27 cv, este alimentado por uma bateria de 5,5 kWh. A VW garante que o Up híbrido será tão econômico quanto o XL1, rodando até 100 quilômetros com apenas um litro de diesel.

A bateria responsável por alimentar o motor elétrico será instalada na traseira do veículo e será recarregada pelo sistema de freios regenerativos, que armazena a energia desperdiçada nas frenagens e desacelerações. No modo totalmente elétrico, indicado para o trânsito das grandes cidades, o Up deve ter autonomia estimada em 48,2 quilômetros.

Audi A3 e-tron estará no Salão de Genebra


Híbrido plug-in tem mais de 200 cv

Os esportivos RS Q3 e RS6 Avant não serão as únicas atrações da Audi no Salão de Genebra. A marca de Ingolstadt anunciou nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, que o A3 e-tron será mostrado no evento suíço.

Equipado com um motor 1.4 TFSI a gasolina de 152 cv e um motor elétrico com 103 cv, o hatchback tem uma potência combinada de aproximadamente 207 cv. Toda a potência é enviada às rodas dianteiras pela transmissão automatizada S-tronic de dupla embreagem.

Com tanta tecnologia, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, chegando aos 222 km/h. O A3 e-tron pode ser impulsionado nos modos híbrido (com os dois motores funcionando simultaneamente), elétrico ou apenas com gasolina. Se a escolha for pela eletricidade, a Audi afirma que é possível rodar até 50 quilômetros sem parar para recarga. Nesta condição, a velocidade máxima é de 130 km/h.

VW revela dados do XL1


Supereconômico, carro faz 111 km/l

No mesmo dia em que confirmou a produção do Up híbrido, a Volkswagen revelou novos dados técnicos sobre o XL1, modelo supereconômico da marca alemã.

Equipado com um motor 0.8 turbodiesel de dois cilindros, ele entrega 47 cv. Conta ainda com a assistência de um motor elétrico de 27 cv, alimentado por uma bateria de 5.5 kWh. Aliado ao baixo coeficiente aerodinâmico (0,189) e ao peso de apenas 795 quilos, o XL1 consome muito pouco, chegando à impressionante marca de 111 km/l.




O XL1 incorpora várias tecnologias de ponta em sua construção. A carroceria é feita de fibra de carbono e o carro conta com suspensão dianteira do tipo duplo “A” e discos de freio de cerâmica e um tipo de polímero reforçado com fibra de carbono.



Segundo a VW, o XL1 poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e chegar aos 160 km/h. A fabricante afirma que será possível rodar até 50 quilômetros apenas com eletricidade, embora possa chegar a 499 quilômetros com o auxílio do motor a combustão. O primeiro lote do XL1 terá apenas 50 unidades e depois disso novos veículos serão fabricados apenas sob encomenda. A montadora ainda não revelou o preço do modelo.