segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Salão de Detroit: Chevrolet Corvette Stingray


A sétima geração traz de volta um nome de prestígio

Nada será como antes. É com este slogan que a Chevrolet apresentou o novo Corvette, revelado após meses de mistério, que incluiu até uma aparição surpresa (devidamente camuflado) no jogo Gran Turismo 5. Chamado pela GM de Corvette Stingray, ele presta uma homenagem ao clássico Stingray, até hoje um dos modelos mais reverenciados da trajetória cinquentenária do esportivo da Chevrolet.

Não serão poucas as pessoas que poderão confundi-lo com um esportivo italiano. O estilo futurista foge das linhas comportadas de algumas gerações do Corvette. A frente tem faróis com LEDs e uma vistosa tomada de ar central no para-choque. “É mais do que um simples esportivo. É emoção, é paixão, um veículo maior do que tudo na vida”, Ed Welburn, vice-presidente de design da General Motors. “É um design mais globalizado, que segue as raízes do Corvette, mas trazendo evoluções em vários aspectos”, afirma Welburn. De fato, alguns detalhes o associam prontamente a um Corvette, caso das entradas de ar laterais. No entanto, a equipe de design ousou ao deixar de lado algumas marcas registradas do modelo, como as lanternas redondas, substituídas por um conjunto único, que remete ao Camaro.

O interior traz elementos que agradam os fãs de esportividade, incluindo a opção de bancos com apoios laterais ressaltados e estrutura de magnésio, além de apliques de fibra de carbono e alumínio espalhados pela cabine. Quem gosta de tecnologia poderá se divertir com o sistema de entretenimento com direito a uma tela sensível ao toque colocada no console central. 

Em sintonia com as últimas tecnologias aplicadas na indústria, o Corvette C7 traz Injeção direta de combustível, desativação de cilindros (em situações que não exigem aceleração total, como viagens em velocidade de cruzeiro) e válvulas com tempo de abertura variável. É possível mudar o som emitido pelas saídas de escape e escolher entre cinco modos de condução, mudando 12 atributos do carro, incluindo as respostas de direção, transmissão e suspensão, para torná-lo apropriado a um passeio na cidade ou para se divertir em uma pista fechada. O novo motor 6.2 V8 oferece 450 cv à disposição do motorista, com torque máximo de 62,2 mkgf. Segundo dados fornecidos pela GM, o carro acelera de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

Se a esportividade oferecida no Stingray “normal” não for suficiente, a GM oferece o pacote Z51 Performance Package, incluindo diferencial de deslizamento limitado, novos freios, sistema de refrigeração do diferencial e da transmissão e novo kit aerodinâmico, que promete melhorar a estabilidade do veículo.

O novo Corvette será produzido na planta de Bowling Green, em Kentucky, que recebeu investimentos de 131 milhões de dólares para receber a linha de montagem do modelo. Deste volume, cerca de 52 milhões de dólares foram aplicados na área de carroceria, responsável por fabricar a inédita estrutura de alumínio. O superesportivo chega às ruas norte-americanas na versão cupê a partir do terceiro trimestre de 2013, já como modelo 2014.


Confira a galeria do novo Corvette Stingray aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário