segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ferrari F12 e Bugatti Veyron devem vir ao Brasil


Novidades chegarão pelas mãos de importadoras de SP

O exclusivo mundo dos superesportivos no Brasil ganhará reforços de peso neste ano. Segundo informações de uma fonte que prefere não se identificar, novidades interessantes serão reveladas pelo grupo Via Itália, representante oficial das marcas Ferrari e Maserati, e também pela importadora Forest Trade.

Para os amantes da marca de Maranello, a notícia é a chegada da F12 berlinetta, modelo de rua mais veloz já fabricado pela Ferrari. O bólido com motor 6.3 V12 deve desembarcar por aqui entre julho e agosto.

Na mesma época está prevista a apresentação da nova Quattroporte, atração da Maserati no Salão de Detroit. A marca do tridente, aliás, deve ganhar autonomia com a inauguração de seu primeiro showroom próprio no Brasil. A concessionária será inaugurada na Avenida Europa, badalada via de São Paulo (SP) com lojas das principais marcas de veículos importados.

Quanto às importadoras independentes, destaca-se a Forest Trade. Nossa fonte afirma que a empresa pretende trazer modelos da Shelby, especificamente os projetos baseados no Ford Mustang. Nos anos anteriores, a Forest Trade já havia trazido algumas unidades, incluindo o possante Shelby Super Snake. Outra novidade seria a chegada do Bugatti Veyron, que aconteceria até outubro. No caso do Bugatti, vale lembrar que a marca já é representada oficialmente pela British Cars do Brasil, que também traz para cá os carros da Bentley.

Kia revela fotos do pro_cee’d GT


Hatch esportivo tem motor turbo de 200 cv

A Kia divulgou as primeiras imagens do pro_cee’d GT, versão mais esportiva do hatchback médio cee’d, projetado exclusivamente para o mercado europeu.

Com estreia agendada para março, durante o Salão de Genebra, o pro_cee’d GT tem para-choque dianteiro com entradas de ar mais pronunciadas do que o hatchback convencional, que também estará no evento suíço. Em relação ao já esportivo pro_cee’d, a versão GT traz iluminação diurna por LEDs, grade frontal com acabamento do tipo colmeia, novas saias laterais, teto preto e novo para-choque traseiro.

Além das novas rodas de liga leve são de 18 polegadas, o pro_cee’d GT tem suspensão rebaixada, discos de freio mais largos, pedaleiras de alumínio, bancos esportivos Recaro e acabamento diferenciado. O motor será o 1.6 GDI com turbocompressor, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas para gerar aproximadamente 200 cv. A cavalaria deve ser suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.

Com o início da produção prevista para maio, o pro_cee’d GT deve ser vendido por aproximadamente 23 mil libras esterlinas.

VW anuncia produção do Golf no México


Decisão pode facilitar chegada do carro ao Brasil

Os brasileiros podem estar perto de, enfim, dirigir o novo Golf. A Volkswagen anunciou o início da produção da sétima geração do Golf na planta de Puebla, no México, a partir do primeiro trimestre de 2014.

Segundo comunicado divulgado pela empresa, a decisão faz parte de uma estratégia para abastecer os mercados das Américas do Norte e do Sul. Com isso, aumentam as chances do modelo ser vendido por aqui, já que a VW poderia se beneficiar do acordo de importação livre firmado entre Brasil e México, como já faz com os modelos Jetta e novo Fusca.

“Com sua infraestrutura consolidada, custos estruturais bastante competitivos e acordos de impostos livres com outros países, o México se torna o local ideal para a produção do Golf para o mercado Americano”, declarou Hubert Waltl, membro do conselho administrativo da divisão de automóveis de passeio da Volkswagen.

A sétima geração do Golf foi apresentada no último Salão de Paris, realizado em setembro de 2012. Havia a expectativa de que o modelo pudesse ser fabricado na planta de São José dos Pinhais, mas a planta paranaense teria perdido prestígio frente a matriz alemã por conta dos elevados custos de produção. O anúncio da produção no México diminui significativamente as chances do Brasil, já que produzi-lo por aqui e no México implicaria em mais custos para os alemães.

Outra possibilidade seria a da Volkswagen compartilhar a linha de montagem com a Audi se a marca das quatro argolas realmente voltar a produzir veículos por aqui, uma vez que os novos Golf e A3 compartilham a mesma plataforma MQB. Atualmente, o Golf vendido no Brasil está quatro gerações atrás do modelo europeu.

Toyota retoma liderança global em 2012


Montadora vendeu 9,75 milhões de unidades

A Toyota recuperou o primeiro lugar mundial nas vendas de automóveis em 2012, deixando General Motors e Volkswagen para trás.

Segundo informações divulgadas pela própria Toyota, foram comercializadas 9,75 milhões de unidades no ano passado, aumento de 23% frente aos resultados de 2011. Além de ter batido seu recorde histórico de vendas, a Toyota superou General Motors (9,29 milhões de unidades) e Volkswagen (9,07 milhões de veículos vendidos).

Na Europa, as vendas de Toyota e Lexus cresceram 2%, chegando a 837.969 unidades vendidas, principalmente por conta do aumento na demanda por veículos híbridos. Já nos Estados Unidos, a participação de mercado da Toyota subiu de 12,9% para 14,4%, diminuindo a diferença para a GM, que detém 17,9% das vendas norte-americanas.

Em seu país natal, as vendas da Toyota subiram 35%, chegando a 2,41 milhões de unidades comercializadas em 2012. Os subsídios concedidos para o governo, que incluem isenção de taxas para veículos econômicos, contribuíram no desempenho positivo da empresa.

Kia lança Soul Shaker no Reino Unido


Série especial tem detalhes visuais exclusivos

A Kia lançou uma nova série especial do Soul no Reino Unido. Chamada Shaker, ela se junta às edições limitadas Quantum e Inferno, todas vendidas apenas por lá.

O Soul Shaker se diferencia pelas opções de cores externas Vanilla Shake e Quartz Black, ambas metálicas e com rodas de liga leve de 18 polegadas. O interior traz poucas mudanças, embora tenha um novo revestimento (batizado de Houndstooth), teto solar e espelho retrovisor anti-ofuscante. A lista de equipamentos de série ainda inclui ar-condicionado, volante multifuncional e sistema de som com Bluetooth e entrada para iPod.

Duas opções de motorização serão oferecidas no Soul Shaker: 1.6 CRD com 126 cv e 1.6 GDI com 138 cv. Nesta segunda opção, o Soul vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos e chega à velocidade máxima de 180 km/h. A nova versão será vendida por 15.295 libras esterlinas, ou pouco mais de 49 mil reais.

VW confirma estudos para marca de baixo custo


Nova empresa teria carros por até 10 mil euros

O chefe de desenvolvimento da Volkswagen, Ulrich Hackenberg, afirmou que a empresa pode produzir seu primeiro veículo de baixo custo na China. O veículo seria o primeiro de uma nova marca especializada em automóveis mais baratos, competindo com Dacia e Datsun – controladas por Renault e Nissan, respectivamente.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, a VW poderia criar a nova marca em parceria com uma de suas duas parceiras chinesas. A China, aliás, seria o principal alvo desta montadora inédita, embora os outros países emergentes do BRIC (composto também por Brasil, Rússia e Índia) estariam na mira.

Com preços entre 5 mil e 10 mil euros, a futura linha de carros acessíveis seria formada por um sedã compacto, uma perua e uma minivan. No último Salão de Detroit, realizado em janeiro, o CEO da VW, Martin Winterkorn, declarou que a decisão sobre a criação desta marca será tomada ainda em 2013.

Por enquanto, a empresa estuda como reduzir os custos de produção dos futuros veículos. Uma saída viável seria aproveitar componentes mecânicos de modelos fora de linha ou próximos de serem descontinuados. A futura marca pode até ingressar no mercado europeu, mas o próprio Hackenberg admitiu que sua chegada poderia prejudicar as vendas das marcas mais baratas do grupo, como Seat e Skoda. Outra indefinição está no nome da nova marca, uma vez que ainda não foi decidido se o nome Volkswagen será usado.

GM abre novo turno em Gravataí (RS)


Planta se prepara para produzir novo Prisma

A General Motors do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 28 de janeiro, a criação de um terceiro turno na planta de Gravataí (RS), responsável pela produção dos modelos Celta e Onix, além do novo Prisma, sedã derivado do Onix que será lançado em março.

Com a inauguração deste novo turno, serão criados 2.450 novos postos de emprego. A empresa também vai contratar 180 funcionários para a nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), que será inaugurada oficialmente no dia 27 de fevereiro, embora já esteja em funcionamento.

Segundo a montadora, mais postos de emprego serão abertos na planta catarinense nos próximos meses.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Nova Ferrari Enzo volta a ser flagrada


Com menos camuflagem, modelo revela traços do farol

A nova geração da Ferrari Enzo voltou a ser vista na Itália. E desta vez, o modelo que retornará como veículo topo de linha da marca apareceu com menor quantidade de camuflagem. A menor quantidade de disfarces revela faróis dianteiros que lembram a 458 Italia.

Conforme revelamos anteriormente, a nova Ferrari Enzo utilizará motor 7.3 V12 aspirado e contará também com propulsor elétrico para gerar força adicional, além de reduzir o consumo de combustível e emissão de poluentes.

Entre seus principais concorrentes, a nova Enzo enfrentará modelos como o Porsche 918 Spyder e também o novo McLaren P1.

Porsche Panamera será reestilizado


Design deve lembrar o conceito Sport Turismo

Embora seja um dos Porsche mais controversos da história, o Panamera caiu no gosto dos clientes de carros de luxo. É por isso que a marca de Stuttgart dedica atenção especial ao modelo, cujo design será reformulado em breve.

O protótipo das fotos não revela muito sobre o visual do Panamera, mas sabe-se que alterações serão realizadas tanto na frente quanto atrás. Novos para-choques e uma nova disposição de luzes nos faróis e lanternas devem ser suficientes para renovar o sedã.

Caso os boatos realmente se confirmem, o Panamera deve ficar bastante parecido com o Sport Turismo Concept, perua esportiva apresentada no último Salão de Paris.

Novo Fusion obtém nota máxima em crash-test nos EUA


Sedã ganhou cinco estrelas em impacto frontal

A nova geração do Fusion recebeu a nota máxima nos testes de colisão realizados pelo instituto responsável pela segurança viária nos Estados Unidos (NHTSA). Completamente repaginado, o sedã foi classificado com quatro estrelas no crash-test lateral e no teste de capotamento e cinco estrelas na colisão frontal.

A tecnologia embarcada no modelo contribuiu para o bom desempenho do carro. Entre as novidades, o Fusion traz aviso de presença de carros nos pontos cegos (BLIS), alerta de mudança de faixa involuntária e um sistema formado por uma série de sensores que coletam informações sobre os ocupantes e o veículo para controlar a atuação dos pré-tensionadores nos cintos de segurança e o acionamento dos airbags frontais.

O motorista ainda conta com uma bolsa que se infla de forma a proteger o abdômen e as costelas, além de um airbag para proteção dos joelhos. No Brasil, por enquanto o Fusion é vendido apenas na versão Titanium por 112.900 reais.

Nissan confirma versão de produção do Leaf Nismo


Elétrico será vendido no Japão

A Nissan confirmou que fará uma versão de produção do Leaf Nismo, que foi apresentado como carro-conceito (foto) durante o Salão de Tóquio de 2011.

Assim como antevia o conceito, o Leaf Nismo não deverá ter alterações quanto à performance. As mudanças serão visuais, com a introdução de um kit aerodinâmico, novas rodas de liga-leve e, internamente, pequenas alterações de acabamento.

Num primeiro momento, o Leaf Nismo será comercializado apenas no Japão. Caso as vendas superem a expectativa da Nissan, o modelo elétrico também poderá chegar ao mercado europeu.

Vale recordar que, nos últimos dias, a montadora japonesa anunciou a redução nos preços do Leaf convencional, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.

Toyota mostrará nova Tundra em Chicago


Picape passou por facelift

A Toyota confirmou a data de exibição da nova picape Tundra. O modelo, que passou por facelift, será apresentado na próxima edição do Salão de Chicago, cuja abertura está programada para 9 de fevereiro.

A montadora japonesa, porém, não revelou qualquer imagem ou especificação técnica relativa à picape. Vale lembrar que a geração 2013 da Tundra (foto) possui três variantes de carroceria – cabine simples, cabine dupla e cabine dupla estendida (CrewMax) e preços que partem de US$ 25.355 nos Estados Unidos.

Audi A3 sedã é flagrado em testes


Modelo apresentava camuflagem leve

Foi flagrado no exterior uma unidade em testes da versão sedã do Audi A3. O modelo em questão disputará mercado com o novo Mercedes-Benz CLA e também o novo BMW Série 1 sedã.

É possível especular que o modelo utilize as mesmas combinações de motor e câmbio presentes nas versões hatch e Sportback. De acordo com mídias internacionais, o Audi A3 sedã será destinado principalmente para os Estados Unidos e o mercado chinês. Veja as imagens da novidade abaixo:


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

McLaren divulga vídeo do P1


Tecnologia da F-1 foi usada no desenvolvimento do supercarro

A McLaren divulgou o vídeo em que mostra o seu próximo lançamento, o superesportivo P1. No material, o modelo ainda aparece camuflado, mas pode ser visto de todos os ângulos.

De acordo com a montadora, foram utilizadas diversas tecnologias derivadas da Fórmula 1 no desenvolvimento da versão definitiva do P1, entre elas a fluidodinâmica computacional (CFD), usada na concepção aerodinâmica dos bólidos.

Poucas alterações deverão ser feitas em relação ao P1 concept, exibido no Salão de Paris de 2012, sendo majoritariamente no desenho do para-choque dianteiro. A versão definitiva do P1 será apresentada ao público no Salão de Genebra, que começa em março.

Vale lembrar que, recentemente, a marca realizou um evento privado em que mostrou o P1 definitivo a algumas pessoas.

Flagra: Volvo XC60 e S60 com facelift


Modelos com modificação na dianteira foram flagrados em regiões frias

A Volvo está se preparando para lançar a versão com face-lift do sedã S60 e do utilitário esportivo XC60. Os dois modelos foram flagrados separadamente sendo testando em regiões de temperatura extremamente baixa no exterior.

Conforme é possível observar nas imagens, ao menos nos modelos flagrados, a marca de origem sueca está realizando modificações somente na área dianteira dos veículos — uma vez que não há qualquer camuflagem nas laterais ou traseira.

Jaguar fabricará XF na Índia


Sedã será produzido com motor a diesel

A Jaguar começará a produzir o sedã XF em sua fábrica de Pune, localizada na Índia, usando componentes vindos da planta de Castle Bromwich, situada em Birmingham.

Os veículos fabricados em Pune serão equipados com o motor 2.2 a diesel, uma versão ainda inédita no mercado indiano. Além do XF, a Jaguar Land Rover já fabrica o Freelander 2 nesta planta desde maio de 2011.

“A Índia é um mercado que oferece oportunidades significativas tanto para a Jaguar como para a Land Rover. A expansão de nossas operações em Pune e a inclusão da produção do Jaguar XF nessa unidade vão nos ajudar a concretizar nossas ambições no mercado indiano. A Jaguar Land Rover está empenhada em construir um negócio sustentável e rentável. Aumentar a nossa presença global de fabricação é um elemento-chave para a nossa estratégia de crescimento”, afirmou o CEO do grupo, Ralf Speth.

Em 2012, a Jaguar Land Rover registrou crescimento de 32% em comparação aos números de dois anos atrás.

Range Rover Evoque passa por recall


Carros podem apresentar falha na caixa de direção

A Jaguar Land Rover do Brasil convocou nesta quinta-feira, 24 de janeiro, quatro proprietários do Range Rover Evoque cinco portas, ano/modelo 2012, por conta de um possível problema na caixa de direção.

Segundo a empresa, foi constatado a possibilidade de ocorrer “desgaste prematuro das fixações da caixa de direção em função de aplicação de torque incorreto” no processo de fabricação na Inglaterra. O defeito pode ocasionar perda de dirigibilidade, aumentando o risco de colisão.

O serviço será realizado gratuitamente e poderá ser agendado em qualquer revendedora Land Rover. Para maiores informações, a marca disponibiliza o telefone 0800 012 2733, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Veja abaixo os chassis dos veículos envolvidos no recall:

SALVA2BGXCH705704
SALVA2BG0CH704366
SALVA2BG0CH704402
SALVA2BG6CH704517

BMW e Toyota estudam possibilidade de criar novo esportivo


Marcas também desenvolverão compostos leves, baterias e células de combustível

A BMW e a Toyota anunciaram nesta quinta-feira (24) o início dos estudos para desenvolver um novo veículo esportivo médio. Além do automóvel em questão, as marcas também unirão forças para criar tecnologias que permitam o uso de combustíveis limpos e permitam a redução da emissão de poluentes de automóveis. 

Segundo as empresas, o trabalho em conjunto atual preza pelo desenvolvimento de novos compostos leves e de alta resistência e células de combustível — para que os modelos possam utilizar hidrogênio como combustível. No ano passado, as marcas já haviam anunciado a união de forças para desenvolver novas baterias mais leves e eficientes, projeto que continuará em andamento.

Nissan Leaf fica mais barato na Europa


Queda chega a 3 mil euros

A Nissan confirmou que o preço do Leaf na Europa terá uma redução de 3 mil euros, passando a custar 25.990 euros. A medida vai ao encontro da postura da montadora nos Estados Unidos, onde o elétrico ficou US$ 6 mil mais barato.

No modelo 2013, o Leaf vem equipado com motor elétrico de 107 cavalos de potência e bateria de íon-lítio que propicia autonomia de 175 km com uma carga completa. A velocidade máxima do carro é de 145 km/h.

Euro NCAP divulga lista dos carros mais seguros de 2012


Volvo V40 foi o mais bem avaliado

A Euro NCAP, entidade que realiza testes de segurança periodicamente com diversos veículos vendidos no mercado europeu, divulgou a lista dos carros considerados os mais seguros entre os 36 avaliados em 2012.

A análise foi feita segmento a segmento. Confira a lista:

Renault Clio – Supermini
Volvo V40 – Familiar compacto
BMW Série 3 – Familiar grande
FIAT 500L and Ford B-MAX – Minivan compacta
Ford Kuga – Utilitário compacto
Hyundai Santa Fe – Utilitário grande
Ford Transit – Comerciais e vans

Todos os veículos vencedores em suas categorias receberam cinco estrelas na avaliação da Euro NCAP, que abrange quatro critérios: proteção para adultos, crianças, pedestres e sistemas auxiliares de segurança.

Englobando todas as categorias, o Volvo V40 foi considerado o mais seguro de 2012. Por outro lado, com apenas duas estrelas, Jeep Compass e Renault Trafic foram os piores avaliados no período. 

Para conhecer o resultado de todos os carros avaliados em 2012, acesse este link.

Para ver os carros mais seguros de 2012, clique aqui

Veja o Onix sedã sem disfarces


Modelo deve se chamar Prisma

No mesmo dia em que a Chevrolet confirmou a apresentação do Onix sedã para o fim de fevereiro, QUATRO RODAS conseguiu o primeiro flagrante do carro sem disfarces. Junto com as fotos veio uma importante informação: o modelo deve se chamar Prisma. As fotos foram obtidas pelo auxiliar de testes Jorge Luiz Alves.

A provável escolha de um nome consagrado busca separar o novo sedã do Onix, como a própria Chevrolet já fez com a dupla Celta e Prisma. As linhas cheias de vincos do hatch se repetem no sedã, que terá lanternas ligeiramente diferentes do Onix.

O novo Prisma deve ser lançado nas versões LT e LTZ, com as mesmas motorizações 1.0 e 1.4 flex usadas no hatch.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Lançamento: Hyundai HB20X


Versão aventureira chega às ruas para aproveitar o sucesso do HB20

Em meio ao rebuliço causado pela apresentação oficial do HB20 aos visitantes do último Salão do Automóvel de São Paulo, uma unidade com visual diferente chamava atenção. O HB20X foi bastante procurado pelo público no Pavilhão do Anhembi, que se acotovelava para vê-lo de perto entre uma apresentação e outra do hit "Gangnam Style", interpretado por um cover do rapper Psy.

Assim como os outros "aventureiros urbanos" rodando por aí, o HB20X joga suas fichas no visual diferenciado. Há apliques de plástico nas molduras dos para-lamas e na parte inferior das portas e para-choques. As barras longitudinais também fazem parte do pacote de acessórios exclusivos da versão, mas nenhuma mudança foi realizada na altura da suspensão.

O interior é quase idêntico ao HB20 convencional, sem elementos visuais chamativos. Apenas os bancos com costuras duplas e as pedaleiras esportivas com acabamento prateado diferenciam o aventureiro do modelo "civil". Quem quiser comprar o HB20X poderá levá-lo somente com o motor 1.6 de 16 válvulas flex, capaz de render 128 cv. Serão oferecidas duas opções de acabamento - Style e Premium - com opção de transmissão manual ou automática, totalizando quatro versões.

A lista de equipamentos de série do HB20X Style traz ar-condicionado, direção hidráulica, travamento central das portas, vidros elétricos nas quatro portas, airbag duplo, freios ABS com EBD, computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina, ajuste elétrico dos retrovisores, chave do tipo canivete, som com Bluetooth e entrada auxiliar USB e rodas de liga leve de 15 polegadas. A versão Premium acrescenta volante revestido em couro, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros com função um-toque e acendimento automático dos faróis. Estranhamente, o rádio oferecido de série no HB20X Premium não traz Bluetooth, oferecido apenas no sistema de som vendido como opcional. O HB20X Style manual sai por 48.755 reais, sendo que a transmissão automática eleva o preço final em 3.200 reais. Já a versão Premium manual custa 51.255 reais, valor que chega a 54.455 reais com a escolha pela caixa automática.
A QUATRO RODAS entrou em contato com os representantes da Hyundai no Brasil para saber se há alguma previsão de fila de espera para o novo hatch, e foi informada de que a previsão é de vendas normais. A novidade será produzida no ritmo de 10.000 unidades/ano.
Veja os preços da linha HB20X:

HB20X Style (manual): R$ 48.755
HB20X Style (automático): R$ 51.955
HB20X Premium (manual): R$ 51.255
HB20X Premium (automático): R$ 54.455

Opcionais:
Pintura metálica: R$ 1.045
Pintura perolizada: R$ 1.245

Confira as fotos do  Hyundai HB20X aqui

Video: Grupo PSA Peugeot-Citroën cria novo sistema híbrido


Tecnologia chamada Hybrid Air usa ar pressurizado para auxiliar motor a combustão

O Grupo PSA Peugeot-Citroën divulgou um novo sistema de propulsão híbrido chamado Hybrid Air. Ao invés de unir um motor a combustão com outro elétrico, a tecnologia da empresa mescla o funcionamento de um motor a gasolina com outro movido a ar comprimido. 
Ao invés de utilizar um conjunto de baterias para alimentar o propulsor auxiliar, o Hybrid Air utiliza dois cilindros para armazenar o ar que será comprimido e utilizado para colocar o automóvel em movimento em baixas velocidades, ou fornecer força extra quando o motorista exige desempenho máximo — auxiliando na redução do consumo de combustível.
Assim como um automóvel híbrido elétrico utiliza a movimentação das desacelerações para recarregar as baterias, a tecnologia do grupo francês também aproveita a movimentação do automóvel para comprimir ar no armazenador. Outro benefício do sistema é o seu peso consideravelmente inferior se comparado ao sistema híbrido convencional. Segundo a Peugeot, "este á um importante passo para a fabricação de automóveis que façam 50 km/l até 2020".

Hyundai confirma recall do Veloster no país


Defeito está no teto solar panorâmico

A Hyundai-CAOA Montadora de Veículos formalizou a realização de um recall no Veloster nesta segunda-feira, 21 de janeiro.

Serão chamadas 5.852 unidades, produzidas entre 1º de novembro de 2011 e 17 de abril de 2012. Segundo a importadora, foi constatada uma possível falha do robô responsável pela montagem do teto solar panorâmico do veículo. Por conta deste defeito, o vidro poderia trincar ou estilhaçar, tanto com o carro em movimento quanto com ele parado, podendo provocar acidentes.

A importadora já havia informado ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) sobre a necessidade do reparo no começo de janeiro, mas só agora confirmou o chamado. O recall começa a ser divulgado em 26 de janeiro nos principais jornais, emissoras de rádio e de televisão do país. O serviço é gratuito e poderá ser agendado a partir do dia 30 de janeiro em qualquer concessionária CAOA. Para maiores esclarecimentos, os consumidores também poderão contatar a central de relacionamento com o cliente pelo número 0800 559545 ou acessar o site oficial da empresa.

Chinesa Rely chega ao Brasil


Marca de comerciais leves pertence à Chery

A importadora Venko Motors do Brasil promoveu nesta segunda-feira, 21 de janeiro, a estreia da marca Rely no país. Divisão de comerciais leves da Chery, a Rely começa suas operações neste mês prometendo uma rede de 30 concessionárias espalhadas pelo Brasil.

Durante a apresentação realizada à imprensa especializada, Valdir Romero, diretor de operações da Venko ressaltou a experiência da Venko com importação de veículos. Isso porque o grupo foi responsável pela chegada da Chery ao Brasil, cuidando da estruturação da marca de 2009 a 2011. Neste período, os empresários afirmam que 106 concessionárias foram inauguradas e mais de 44 mil veículos foram vendidos.

A Rely debutará no Brasil com o modelo Pick-Up, pequeno utilitário com capacidade de carga de 800 quilos. Equipado com motor 1.0 de 16 válvulas a gasolina, ele entrega 64 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 8,97 mkgf a 4.500 rpm. Para transportar mercadorias e outros objetos, a Pick-Up vem de série com uma caçamba de 2,50 metros de comprimento e 1,51 metros de largura. Seu preço inicial será de 29.990 reais e a garantia oferecida pela importadora será de um ano ou 30 mil quilômetros. "Vamos oferecer este prazo (de garantia) inicialmente, mas se observarmos que ela pode afetar as vendas, certamente tomaremos providências", declarou Romero.

O executivo afirmou que a meta da rede de concessionárias é solucionar 90% dos atendimentos relacionados a fornecimento de peças, que serão enviadas para a rede de concessionárias por um único centro de distribuição, localizado em Salto (SP). Novos pontos-de-venda serão inaugurados na região Sudeste e nas demais regiões do país ao longo do ano, quando outros modelos da Rely também desembarcam aqui. Em abril, estreia a van para sete passageiros Link, enquanto no segundo semestre chegam os modelos Pick-Up CD (com cabine dupla), Pick-Up EX (com caçamba de três metros de comprimento) e a van H13, com espaço para 14 pessoas e motor 2.0 turbo a gasolina de 170 cv.

Audi traz novo A6 Allroad quattro ao Brasil


Preço da perua não foi divulgado

A Audi expande sua gama de veículos no mercado brasileiro ao iniciar a venda da perua A6 Allroad quatro no País. O modelo já está cadastrado no site da montadora, incluindo fotos e vídeos, mas o preço ainda não foi revelado.

Trata-se de uma variante do A6 Avant com características próprias de um carro aventureiro, como suporte no teto, molduras laterais nas rodas e até revestimento em aço inoxidável das bordas inferiores dos para-choques dianteiro e traseiro.

Outro destaque é a diminuição do consumo de combustível estimada em 20% na comparação com a versão anterior – agora, o consumo combinado é de 8,93 km/l. O motor utilizado é o TFSI 3.0 V6, que entrega 310 cavalos de potência. O conjunto vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

Como é de se esperar, o A6 Allroad tem diversos itens de série. Alguns deles são: ar-condicionado dual-zone, teto solar panorâmico Open Sky, volante esportivo com borboletas para trocas de marcha e display com sistema de navegação integrado.

Quanto à segurança, destaque para airbags frontais, de cabeça e laterais, indicador de pressão dos pneus, sistema de limpador dos faróis (que são bi-xenônio), câmera de ré, entre outros.

Outro destaque da perua é o sistema de suspensão adaptativa a ar. Em terrenos acidentados, o módulo Allroad faz com que o carro se eleve em até 35mm em relação ao convencional. Já em alta velocidade, com asfalto adequado, o sistema rebaixa o modelo em 15mm, garantindo maior esportividade.

Clique aqui e conheça melhor o A6 Allroad quattro!

Aston Martin mostra Rapide S 2013


Versão tem 88 cv a mais que o modelo anterior

A Aston Martin revelou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, o Rapide S. Sua principal novidade é o incremento na potência do motor 5.9 V12, que passou dos antigos 470 cv para 558 cv.

Com a cavalaria extra, o modelo agora vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, sendo 0,3 mais rápido do que seu antecessor. O incremento na potência também elevou a velocidade máxima dos antigos 302,5 km/h para 305,7 km/h. Apesar da injeção de fôlego, o Rapide S faz uma média de consumo de 7,01 km/l e a emissão de poluentes caiu de 355 g/km para 332 g/km.

Se as mudanças na parte mecânica foram profundas, pouca coisa mudou no design. Leves modificações foram feitas na grade (que está maior) e no spoiler traseiro. A montadora oferece à parte o kit Carbon Exterior Pack, composto por difusor frontal de fibra de carbono, spoiler traseiro e capas dos espelhos retrovisores. O interior tem apliques em piano black e pode ser revestido com couro bicolor.

O Rapide S não deve sofrer alterações no valor praticado no Reino Unido. Isso significa um preço estimado em torno de 150 mil libras esterlinas, ou pouco mais de 407 mil reais.

Presidente do BMW Group Brasil deixa cargo


Henning Dornbusch exercia a função desde 2006

O BMW Group Brasil divulgou nota nesta terça-feira (22) em que anuncia o desligamento de Henning Dornbusch do cargo de presidente da companhia. De acordo com o comunicado, ele assumirá novos desafios profissionais, sem especificar quais são.

Dornbusch estava ligado ao grupo BMW desde 1999, mas assumiu a presidência da empresa no Brasil apenas em 2006. Sob o comando do carioca, o grupo inseriu a marca MINI no mercado nacional e firmou acordo para a construção de uma fábrica da BMW no País.

Jaguar faz recall do XF no Brasil


Chamado envolve apenas oito unidades

A Jaguar Land Rover do Brasil convocou nesta segunda-feira, 21 de janeiro, oito unidades do XF para um recall. O problema, que atinge unidades fabricadas entre abril de 2009 e janeiro de 2010, foi localizado no sistema de injeção de combustível.

Segundo a empresa, a flange de saída do conjunto da bomba de combustível pode apresentar desgaste acentuado se submetido a alta pressão. Com isso, os vapores de gasolina poderiam vazar para o cofre do motor, aumentando os riscos de incêndio por conta do calor no compartimento. Há também o risco de inalação por parte dos ocupantes.

Quem quiser maiores informações pode ligar para o telefone 0800-729-1420 e o site oficial da montadora.

Veja abaixo os chassis envolvidos na convocação:

SAJAA08Y8AMR48556
SAJAA08Y2AMR48777
SAJAA08YXAMR49899
SAJAA08YXAMR50129
SAJAA08Y8AMR51330
SAJAA08Y9AMR53183
SAJAA08YXAMR53287
SAJAA08YXAMR53712

Kia mantém preços de modelos em 2013


Sportage será o único a ter reajuste no valor final

A Kia Motors do Brasil decidiu não repassar a alta do IPI nos preços de praticamente todos seus modelos. A única exceção é o Sportage, que terá reajuste médio de 1,2%.

O presidente da empresa, José Luiz Gandini, alegou que "desde o anúncio do IPI diferenciado de 30 pontos porcentuais, em setembro de 2011, o setor de importados foi negativamente impactado", mas promete manter os preços competitivos "ao longo deste ano".

Neste ano, a Kia pretende comercializar de 42 mil a 45 mil unidades, volume semelhante ao registrado em 2011.

Nissan 370Z Nismo fica mais rápido


Mudanças fizeram cupê ganhar 16 cv

A Nissan apresentou uma nova versão do 370Z Nismo com várias melhorias para o mercado europeu. Embora use o mesmo motor 3.7 V6 do modelo anterior, ele teve a potência aumentada para 344 cv a 7.400 rpm - antes o cupê rendia 328 cv a 7.000 rpm.

Além da potência extra, a Nismo (divisão de alta performance da Nissan) equipou o 370Z com um novo kit aerodinâmico, melhorando a pressão aerodinâmica a ponto de superar o GT-R. Entre as novas peças, destaque para o novo extrator traseiro com duas saídas de escapamento integradas, saias laterais mais pronunciadas, aerofólio traseiro fixo e novo spoiler frontal. As rodas de liga leve agora são de 19 polegadas, envolvidas em pneus mais largos - 245/40 na frente e 285/35 atrás.

Volante revestido em Alcantara, bancos esportivos e acabamento em preto e vermelho recheiam a cabine do 370Z. Segundo números divulgados pela Nissan, o carro vai de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, sendo 0,1 segundo mais rápido do que o modelo anterior.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Nissan GT-R estará em "Velozes e Furiosos 6"


Superesportivo passou por ampla customização

Um exemplar do Nissan GT-R será um dos protagonistas do filme “Velozes e Furiosos 6”, que fará sua estreia mundial em 24 de maio. Com cor de carroceria azul, o modelo passou por ampla customização para participar das filmagens.

A R’s Tuning foi a responsável por redesenhar o sistema de arrefecimento do GT-R. Já o módulo de controle do motor foi preparado pela SP Engineering, enquanto o kit aerodinâmico foi desenvolvido pela BenSopra.

Partes em fibra de carbono, como portas, teto e porta-malas, foram desenvolvidas pela Seibon. Os discos de freio de cerâmica são da Weapons Grade Performance e, por fim, o motor recebeu um kit turbo Switzer 800, instalado pela SP Engineering.

Chrysler 200 e Dodge Dart terão câmbio de 9 marchas


Sucessor do Jeep Patriot também terá a nova transmissão

Três modelos de marcas do grupo Chrysler ganharão câmbio automático de nove marchas em 2013. A confirmação foi feita por Sergio Marchionne, CEO da companhia, num encontro com jornalistas durante o Salão de Detroit.

O primeiro deles será o sucesso do Jeep Patriot, que será lançado no segundo semestre de 2013. Depois, receberão a nova transmissão o Dodge Dart e o Chrysler 200, provavelmente no segundo semestre.

Aliás, de acordo com Marchionne, o fato de ter sido lançado nos Estados Unidos sem opção de câmbio automático foi determinante para o baixo número de vendas do Dart. A expectativa é de que o novo câmbio alavanque as vendas do modelo no país.

Primeiro Corvette Stingray 2014 é leiloado


Valor arrecadado foi de US$ 1,1 milhão

O primeiro exemplar do novo Chevrolet Corvette Stingray 2014 foi leiloado nesta semana. Colocado à venda pela tradicional leiloeira Barrett-Jackson, o modelo foi arrematado por US$ 1,1 milhão por Rick Hendrick, que receberá o esportivo no estúdio em que o novo Corvette foi concebido.

A montadora irá direcionar o montante arrecadado no leilão para o programa de design automotivo do College for Creative Studies. O centro de estudos fica localizado em Detroit, mesma cidade que recebeu a estreia mundial do novo Corvette, na semana passada.

EUA: Honda convoca recall de Odyssey e Pilot


748 mil veículos estão envolvidos na chamada

A Honda anunciou o recall de 748 mil unidades da minivan Odyssey (modelos 2011 a 2013) e do crossover Pilot (modelos 2009 a 2013) nos Estados Unidos. O motivo da chamada é uma falha identificada nos airbags laterais dos veículos.

De acordo com a montadora, os carros convocados foram fabricados sem itens de fixação dos airbags laterais, o que impede seu acionamento correto no caso de um acidente, aumentando a chance de ferimentos. Até aqui, no entanto, não foram relatados casos de feridos em decorrência do problema.

As notificações aos proprietários serão feitas a partir de fevereiro, por e-mail. Eles deverão levar os veículos às concessionárias para proceder com a checagem e, constatado o defeito, conserto gratuito. Para mais informações, a Honda disponibiliza seu site de recalls.

Leitor de QUATRO RODAS flagra novo Malibu


Sedã entraria em pré-venda até fevereiro

A Chevrolet desconversa, mas são fortes os indícios de que o novo Malibu será vendido no Brasil. Após ser uma das estrelas da marca no último Salão do Automóvel de São Paulo (quando a GM alegou que o carro veio apenas para medir a receptividade do público), agora foi a vez do leitor Gustavo Funada flagrar uma unidade quase sem disfarces.

O veículo estava em um estacionamento de São José dos Campos (SP), cidade que abriga uma das fábricas da General Motors. Claramente inspirado no Camaro, o novo Malibu tem estilo mais esportivo que seu antecessor. Apenas a gravatinha dourada e os emblemas estavam cobertos com fita adesiva.

Embora já esteja rodando por aqui, a GM ainda não teria definido qual versão viria para cá. Nos Estados Unidos, o Malibu é oferecido com os motores 2.4 Ecotec (184 cv), 2.5 aspirado (197 cv) e 2.0 Ecotec Turbo (262 cv), todos superiores ao 2.4 de 171 cv do modelo atual. Uma fonte ligada à GM afirma que a empresa não quer correr o risco de ver seu produto ofuscado pelo novo Ford Fusion, por enquanto trazido para cá somente na versão Titanium, com o eficiente motor 2.0 Ecoboost de 240 cv. Seguindo este raciocínio, a GM poderia optar pela versão mais requintada (e potente), embora aí o problema seria justamente o alto preço. Como o novo Malibu ainda não é fabricado no México, ele pagaria mais impostos de importação do que o modelo de hoje, vendido por quase 100 mil reais. Uma possibilidade é trazê-lo diretamente da Coreia do Sul, onde ele também é fabricado.

Seja qual for a versão escolhida, a estreia do Malibu pode estar próxima de acontecer. Alguns funcionários da rede de concessionárias Chevrolet afirmaram que a pré-venda do carro será iniciada até, no máximo, fevereiro.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Ford New Fiesta terá novo motor Sigma 1.5 16V


Versão 1.6 16V Sigma ganhará comando de válvulas variável e câmbio de dupla embreagem

Flagramos nesta sexta-feira o novo motor 1.5 16V Sigma que equipará o Ford New Fiesta produzido no Brasil. O novo componente equipará três versões a serem oferecidas do Hatch, inclusive a configuração de entrada. A versão 1.6 16V Sigma atual, por sua vez, passará a ser equipado com comando de válvulas variável (VVT). 

De acordo com nossas fontes da Ford, o 1.5 16V Sigma é baseado no 1.6 16V Sgima, porém, com curso do pistão (o que resulta na menor cilindrada) e taxa de compressão reduzidos. A implementação do comando de válvulas variável na admissão do 1.6 16V, por sua vez, visa o aumento de torque e potência em baixas rotações, pré-requisito para a instalação opcional do câmbio de dupla embreagem DPS6, mesmo componente oferecido no Ford Ecosport. O rendimento dos motores ainda é desconhecido.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Audi RS7 Sportback chega ao Brasil em 2014


Cupê de quatro portas tem motor biturbo de 560 cv

A Audi anunciou nesta sexta-feira, 18 de janeiro, que o RS7 Sportback será o primeiro lançamento da marca no Brasil em 2014. Recém-apresentado no Salão de Detroit, a versão esportiva do S7 chegará aqui em janeiro.

O RS7 Sportback tem um motor 4.0 TFSI biturbo, que entrega 560 cv, disponíveis entre 5.700 rpm e 6.600 rpm, e torque máximo de 71,4 mkgf, entre 1.750 rpm e 5.500 rpm. Segundo dados fornecidos pela Audi, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge 250 km/h, embora a velocidade máxima possa saltar para 280 km/h ou até 305 km/h se o cliente optar pelos kits que inibem a ação do limitador eletrônico de velocidade.

Entre os equipamentos de série, o RS7 Sportback traz ar-condicionado digital com três zonas de regulagem de temperatura, faróis de xênon, tração integral quattro, bloqueio do diferencial central, rodas de liga leve de 20 polegadas, controle de estabilidade com modo Sport (que pode ser desabilitado) e suspensão a ar.

VW inaugura centésima fábrica


Nova unidade no México produzirá até 330.000 motores/ano

A Volkswagen anunciou a abertura de sua centésima fábrica ao redor do mundo. A unidade de número 100 foi inaugurada em Silao, no estado de Guanajuato (México), e será capaz de produzir motores TSI em um ritmo de até 330.000 unidades por ano. 

Segundo a VW, a unidade de Silao será a responsável por suprir as fábricas de Puebla (Mexico) e Chattanoonga (Estados Unidos). Entre os motores TSI a serem manufaturados no local, está o novo EA 888, propulsor 1.8 turbo com injeção direta de combustível de 247 cv empregado no Passat Performance Concept, exibido no Salão de Detroit. 

De acordo com a informação, a fábrica de Silao consumiu 550 milhões de dólares (o equivalente a 1,12 milhão) de reais e gerará 700 novos empregos para a região.