sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Citroën revela DS3 Cabriolet


Teto do modelo pode ser retraído a até 120 km/h

A Citroën divulgou nesta sexta-feira as primeiras imagens e vídeos do DS3 Cabriolet. O teto retrátil do modelo funciona de modo semelhante ao do Fiat 500 Cabriolet. O teto da novidade pode ser retraído a velocidades de até 120 km/h.



Segundo a Citroën, o DS3 Cabriolet é o único na categoria a transportar cinco ocupantes, e também afirma que o porta-malas do modelo também é o maior do segmento. No exterior, o compacto terá diversas opções de motorização e itens de customização. O preço da novidade ainda não foi revelado. 

Confira o vídeo abaixo.



Fonte:QuatroRodas e Citroën

Continental cria Renault Megane elétrico


Fornecedora de peças para o Renault Fluence criou versão que não emite poluentes do hatch

A Continental, mais conhecida como fabricante de pneus, também é especializada no desenvolvimento e produção de componentes eletrônicos para veículos elétricos. E, após ter desenvolvido grande parte das peças do Renault Fluence EV (elétrico), marca decidiu a versão EV do Megane hatch. 

De acordo com a Continental, o Megane EV utiliza um motor elétrico de 95 cv e 23 mkgf de torque, o que lhe permite acelerar aos 100 km/h em 11s9. O conjunto de baterias com 18 kWh, por sua vez, permite ao modelo uma autonomia de até 150 km. 

O Renault Megane EV utiliza rodas de aro 20" e pneus de baixa resistência. A continental não divulgou preço ou intenção de colocar o Megane EV em produção.

Fonte:QuatroRodas

França acusa Grupo Hyundai de dumping


Hyundai e Kia estariam praticando preços para prejudicar concorrência

O Governo da França acusou o Grupo Hyundai-Kia de dumping, divulgou o The Wall Street Journal. Esta ação consiste em uma marca praticar preços de seus produtos muito abaixo da média do mercado, prejudicando as demais empresas locais. Segundo a notícia, enquanto o mercado de automóveis caiu 14% na França no primeiro semestre de 2012, a Hyundai e Kia tiveram suas vendas elevadas em 30%. 

"As duas marcas, Hyundai e Kia, estão competindo com nossas montadores em condições inaceitáveis de dumping", disse o ministro francês de indústria, Arnaud Montebourg. 

A situação se torna especialmente grave em função da crise europeia, que acarreta em vendas decrescentes e prejudica as marcas no país e também na europa. O grupo PSA Peugeot-Citroën anunciou um plano de reestruturação completo, que acarretará na demissão de 8.000 funcionários. O Grupo Opel / Vauxhall, por sua vez, também passa por uma situação complicada no mercado europeu, e teve um plano de reestruturação anunciado recentemente.

Fonte:QuatroRodas e The Wall Street Journal

Peugeot 2008 é testado na Europa


SUV compacto terá semelhanças com o 208

O novo Ford EcoSport pode ganhar um concorrente de peso em breve. A Peugeot prepara, na Europa, o lançamento do 2008, bastante cotado para ser vendido no Brasil. 

Bastante camuflado, o protótipo flagrado em testes mostra que o carro será inspirado no conceito Urban Crossover. A dianteira deve ter visual muito semelhante ao do 208, enquanto a traseira contará com lanternas que invadem a tampa do porta-malas e aerofólio integrado.



O 2008 deve oferecer uma ampla gama de motorizações, incluindo opções a gasolina (como a 1.2 VTi de 82 cv e a esportiva 1.6 THP com 156 cv), a diesel e até híbridas.

Fonte:QuatroRodas

Procon notificará Chery do Brasil por falhas


Segundo entidade, marca infringiu o Código de Defesa do Consumidor

O Procon SP anunciou nesta sexta-feira (31) que enviará à Chery uma notificação por duas falhas relacionadas ao recall dos modelos Tiggo e Cielo. Segundo o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, além de não ter realizado um comunicado oficial conforme exige a lei, o problema causado pelos veículos em questão da marca chinesa infringe o Código de Defesa do Consumidor. 
Conforme revelamos na última quarta-feira (29), o recall anunciado pela marca era motivado pela utilização de amianto na junta do coletor de admissão do motor, componente cancerígeno.

Segundo o Procon, todo anúncio de Recall deve trazer informações como a descrição dos produtos afetados (como origem, modelo, chassi, além de período inicial e final de fabricação), além das providências a serem adotadas pela empresa para a substituição dos componentes, caso não seja feita a retirada imediata dos produtos do mercado. Além de não ter fornecido estes informações, de acordo com a entidade, a Chery também não foi clara quanto ao defeito do produto e os riscos que eles oferecem aos consumidores.

A segunda falha da marca chinesa apontada pelo Procon SP foi a violação do artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que "O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança".

A Quatro Rodas entrou com os representantes da Chery no Brasil para esclarecer a situação, mas foi informada que a marca ainda não tem condições de realizar um posicionamento oficial. Fomos informados, no entanto, de que informações serão divulgadas no decorrer do dia.
Fonte:QuatroRodas e Procon-SP

VW Fox 2013 traz motor 1.0 TEC


Novo conjunto foi lançado no Gol

A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira, 31 de agosto, o lançamento do Fox com o novo motor EA111 1.0 TEC, recém-apresentado no Gol 2013. 

Segundo a montadora, o novo propulsor oferece uma economia de combustível até 3% maior em comparação ao antigo motor 1.0 VHT. Abastecido com etanol, o motor TEC entrega 76 cv a 5.250 rpm, enquanto que com gasolina a potência cai para 72 cv a 5.250 rpm. Já o torque máximo é de 10,6 mkgf com etanol e 9,7 mkgf com gasolina, sempre a 3.850 rpm. 

Para oferecer mais potência e economia, a VW diz que o motor TEC recebeu diversas modificações. Além de um novo sistema de partida a frio, o carro ganhou uma nova central eletrônica (ECU), novo coletor de admissão e novos bicos injetores, entre outras peças. Os preços do Fox 1.0 TEC começam em 29.490 reais sem opcionais. As versões equipadas com motor 1.6 VHT não sofreram modificações.

Fonte:QuatroRodas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Novo EcoSport já tem lista de espera


Revendas começam a cobrar ágio pela versão de entrad

O novo EcoSport sequer foi lançado oficialmente, mas já agita o segmentos de utilitários esportivos compactos e aventureiros urbanos. O primeiro lote de 2.500 unidades, colocado em pré-venda no dia 14 de julho, se esgotou rapidamente - muita gente se dispôs a comprar o carro sem sequer conhecê-lo ao vivo. E a procura pela novidade deve se intensificar a partir de setembro, quando a Ford começará a campanha de publicidade do SUV na mídia.

As primeiras unidades do novo modelo serão faturadas somente na segunda quinzena de setembro. Mas as concessionárias estão organizando uma lista de espera com os dados dos interessados, a quem prometem contatar assim que os primeiros modelos chegarem aos estoques. Uma revenda da Zona Oeste de São Paulo revela que sua lista de interessados já possui mais de 50 nomes. Algumas concessionárias pedem um sinal pela reserva do veículo, cujo valor gira em torno de 1000 reais, mas prometem devolver o valor se o cliente desistir do negócio.

E à medida que a lista aumenta, os primeiros sinais de ágio já aparecem. Nossa reportagem encontrou lojas pedindo até 53.990 reais pela versão básica S, um sobrepreço de 500 reais, mas para as demais versões 1.6 os valores estão sendo seguidos pela maioria das revendas. Nenhuma das revendas, no entanto, confirmou os valores das versões 2.0, nem qual é a previsão para a chegada das primeiras unidades dessa motorização.
Veja também: clique na imagem e veja a galeria de imagens do novo EcoSport
Fonte:QuatroRodas

Desvendando o J2 - Planejamento e Teste


Compacto que será revelado no Salão do automóvel custará cerca de R$ 34.000

A JAC está se preparando para lançar o seu compacto J2 no Salão do Automóvel, que ocorrerá entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro. Porém, enquanto o evento não chega, a marca iniciou uma série de teasers que mostram a adaptação do modelo ao solo brasileiro. 

Neste primeiro episódio, a JAC exibe o seu projeto de rodar um milhão de quilômetros com diversas unidades do J2, dirigidos por engenheiros, mecânicos e pilotos de testes. Segundo a marca, o compacto foi testado em ciclo urbano, rodoviário e em vias com condições precárias. 

O J2 custará por volta de 34.000 reais e utilizará o mesmo motor 1.4 16V empregado no J3 — e ainda contará com a vantagem de pesar cerca de 100 kg que o hatch, tornando o modelo agradável de dirigir.

Confira o teaser da JAC abaixo:



Fonte:QuatroRodas

VW Up! é flagrado em MG


Compacto deve ser lançado no Brasil em 2014

Nenhum funcionário da Volkswagen admite a possibilidade de o Up! ser vendido no Brasil. Mas fica difícil negar sua chegada ao mercado nacional frente a flagrantes como o enviado pelo leitor Leonardo Fonseca.

Enquanto estava esperando o semáforo verde em uma das avenidas da cidade de Patrocínio (MG), Fonseca avistou um compacto bastante camuflado e escoltado por outros carros da Volkswagen. Era um Citigo, versão mais despojada do VW Up! fabricada pela tcheca Skoda, controlada pelo conglomerado alemão. 

O protótipo tinha adesivos reflexivos na traseira, tentando camuflar os traços das lanternas verticais. Infelizmente, por conta da marcação cerrada dos pilotos de testes da VW, Leonardo não conseguiu registrar a dianteira do veículo.



O Up! usará um inédito motor 1.0 de três cilindros e deve ser lançado em 2014. Embora a VW não fale publicamente sobre sua chegada, o anúncio da liberação de um empréstimo concedido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no começo de julho confirmou sua produção no país. A montadora alemã receberá 342 milhões de reais para trabalhar no desenvolvimento de um subcompacto e de um novo sedã, que pode usar o nome Santana. Em troca, a VW promete gerar novos empregos e investir em projetos sociais.

Fonte:QuatroRodas

Citroën exibe teaser do DS3 Cabriolet


Modelo com teto retrátil será exibido na sexta-feira

A Citroën divulgou nesta quinta-feira (30) os primeiros teasers do DS3 Cabriolert. Embora o modelo esteja com a sua exibição ao público agendado para o Salão do Automóvel de Paris, que ocorrerá no dia 27 de setembro, a marca francesa anunciou que exibirá o compacto na próxima sexta-feira (31).



Embora nenhuma informação sobre o DS3 Cabriolet tenha sido divulgada, é possível notar que o seu teto é retraído do mesmo modo como o Fiat 500 Cabrio, mantendo as estruturas laterais e das portas.



Fonte:QuatroRodas

Chrysler faz recalls de Wrangler e Ram


Carros apresentam falhas na direção e transmissão

A Chrysler convocou nesta quinta-feira, 30 de agosto, dois recalls no mercado brasileiro. O primeiro deles envolve os donos de veículos Jeep Wrangler, ano/modelo 2010, para substituição da travessa de proteção da transmissão automática. 

Segundo a montadora, em determinadas condições de rodagem, há chances de haver o acúmulo de detritos na travessa de proteção da transmissão que, em contato com o catalisador, poderá causar um incêndio. 

O outro recall chama proprietários da picape Dodge Ram, fabricadas entre 2005 e 2009, para inspeção dos terminais de direção da suspensão dianteira e torque do parafuso da barra estabilizadora. A marca informa que, se necessário, realizará a instalação de um novo terminal de direção e a conferência do torque do parafuso da barra estabilizadora. 

Isso porque, segundo a Chrysler, caso os ângulos de convergência dos terminais de direção estejam fora de especificação, há possibilidade de ocorrer a fratura do terminal de direção do lado esquerdo, resultando na perda do controle da direção, podendo causar acidente sem prévio aviso. Além disso, os veículos podem conter um parafuso com torque incorreto na barra estabilizadora, causando ruídos. 

No caso do recall do Wrangler, a Chrysler disponibiliza o telefone 0800 703 7150 e o site oficialpara identificar se o seu veículo precisa ser reparado e para prestar eventuais esclarecimentos. O procedimento para os donos da Ram é semelhante: a empresa disponibiliza o telefone 0800 730 7060 e o site oficial.

Fonte:QuatroRodas

Samsung SM3 antecipa novo Fluence


Sedã passará por leve reestilização

A Samsung, marca sul-coreana controlada pela Renault, revelou as primeiras fotos oficiais do SM3 reestilizado. O sedã interessa bastante aos brasileiros, já que ele antecipa a reforma visual que será realizada no Fluence vendido por aqui.



Poucos detalhes foram modificados. A principal alteração está na dianteira, que ganhou uma nova grade. No caso do Fluence, a Renault trocará a peça por uma mais fina com o logotipo da marca francesa em destaque, bastante parecida com a do Clio europeu. O interior recebeu novos revestimentos e painel com velocímetro digital.



Nenhuma mudança deve ser realizada nos motores 1.6 e 2.0, mas o Fluence reestilzado deve trazer uma novidade a tiracolo: trata-se da versão esportiva GT, com visual diferenciado e motor 2.0 de aproximadamente 180 cv. Ambas as novidades devem ser apresentadas ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá entre outubro e novembro deste ano.

Fonte:QuatroRodas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Governo prorroga IPI


O benefício do IPI menor venceria nesta sexta-feira (31), sua prorrogação será até outubro

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (29) a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, que venceria nesta sexta-feira (31) até outubro.

Aliquota

O corte do IPI, no caso dos veículos, depende da potência do motor e do local em que ele é produzido (se nacional ou importado). Para carros novos com motor de mil cilindradas (1.0) e fabricados no Brasil, que são os mais vendidos, a alíquota do imposto foi de 7% para 0%.
Já para os importados com o mesmo tipo de motor, a alíquota foi de 37% para 30%.

Segundo o ministro, as vendas de carros novos no segundo trimestre de 2012 tiveram alta de 33,4% sobre o primeiro trimestre.


Manutenção de empregos


Mantega afirmou que a prorrogação do IPI menor continua condicionada à manutenção de empregos e repasse do benefício aos consumidores.


O ministro disse que os dados demonstram que a redução do imposto tem chegado aos consumidores por meio de preços mais baixos. “Os preços desses produtos têm caído. Tivemos algumas oscilações, mas os fabricantes têm repassado a redução para os consumidores”, disse.

Ele declarou ainda que não descarta novas medidas de desoneração e redução de custos, “embora a economia já esteja dando sinais de reação.”


Questionado sobre a rentabilidade das montadoras presentes no país e se a considerava alta, Mantega disse que não tem informações sobre o assunto, mas que espera uma redução ainda maior no valor dos carros nacionais.

“Espero que, com as medidas que estamos tomando e a redução de preços, um dia os brasileiros tenham oportunidade de comprar carros aqui dentro pelo mesmo preço praticado lá fora”, disse.


Nos últimos dois dias, Mantega e sua equipe se reuniram com representantes de beneficiados pela redução do IPI, que apresentaram dados para convencer o governo sobre a necessidade de prorrogação da medida.


Fonte:G1.com/economia

Carro chinês perde mais valor na revenda


Depreciação é a maior do mercado, mas a oferta de itens de série pode compensar perda

Os carros chineses ainda são motivo de receio para muitos compradores. Por causa desta dose de desconfiança, o valor de revenda desses automóveis são mais baixos do que o de similares. Segundo o índice de depreciação dos veículos, divulgado pela agência Auto Informe, com base na tabela Molicar de preços, os chineses são os que mais se desvalorizam em suas categorias.

Na tabela abaixo é possível observar a desvalorização média entre julho de 2011 e julho de 2012 dos modelos nacionais e de modelos chineses da mesma categoria. Para efeito de comparação, foram selecionados alguns dos carros mais vendidos das montadoras Chery, JAC e Lifan. Veja a seguir:
As diferenças são maiores em alguns casos, como o do Chery QQ, que teve uma depreciação de 8,7 pontos percentuais acima do Celta. E em outros casos são mais sutis, como entre o JAC J6 e o Zafira. Como os populares costumam ter demanda alta e constante, sua depreciação é a menor do mercado, o que acentua a diferença em relação aos chineses. E no caso dos carros mais caros, como há menor procura na revenda, a desvalorização é mais alta mesmo entre os nacionais, e por isso não se distancia tanto da depreciação dos chineses.

O fato de os chineses serem os mais depreciados de suas categorias, contudo, tem uma explicação comum: o preconceito com os produtos chineses e o fato de o carro ser importado. “Os produtos chineses têm uma imagem de algo descartável no Brasil. Eles são associados, por exemplo, aos produtos da 25 de Março [rua de comércio popular de São Paulo]. Por isso, perdem até mesmo de outros importados”, explica o diretor da Auto Informe, Joel Leite.

E pelo fato de serem carros importados, quando eles precisam passar por um reparo ou uma reposição, as peças são trazidas de fora e podem demorar a chegar no Brasil. É justamente por isso que algumas montadoras preferem já vender o carro completo.

Além disso, como as chinesas ainda são relativamente novas no país – marcas como Chery e JAC, chegaram há menos de quatro anos – é mais difícil encontrar oficinas especializadas nas marcas e concessionárias do que em relação aos nacionais. Na hora de comprar um usado, as concessionárias costumam buscar em outras lojas os mesmos modelos para avaliar se estão fazendo um bom negócio. Sem uma boa base de comparação, algumas acabam desmotivadas a concretizar a compra.

Outros importados também costumam sofrer maior desvalorização por estes motivos, mas o “preconceito” deprecia mais os chineses do que os coreanos e japoneses. Leite acredita, porém, que assim como os outros asiáticos, os chineses também devem cair no gosto dos brasileiros com o tempo. “No começo dos anos 1990, os japoneses eram vistos como os piores carros. Depois chegaram os coreanos e tiveram muito preconceito. Quem tinha carro da Kia precisava explicar por que comprou o carro e hoje o coreano é um carro de grife”, compara.

Se a intenção é trocar o carro em pouco tempo, os chineses não são uma boa opção para o comprador, que pode se desapontar com o baixo valor de revenda. No entanto, se a intenção é ficar com o carro por alguns anos, a compra pode valer a pena do ponto de vista financeiro.

Em primeiro lugar, eles são muito mais fartos em itens de série do que os nacionais. “O chinês é um carro que vem completo de fábrica ao preço de um carro popular pelado. O consumidor se sente valorizado: tudo que as grandes montadoras não deram estes anos, eles estão ganhando com o chinês”, avalia Leite.

O Chery QQ, motor 1.0, cinco portas, tem como itens de série ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas, vidros e retrovisores elétricos, CD player, airbag e ABS. Atualmente, é um dos carros novos mais baratos do mercado, vendido nas concessionárias por um valor médio de 23.822 reais, segundo a tabela Fipe (valor médio dos carros vendidos com opcionais ou sem). O Celta, motor 1.0, cinco portas, por exemplo, tem valor inicial sugerido pela montadora de 24.468 reais (sem opcionais) e não possui os itens de série acima citados.

Apesar dos problemas na reposição das peças, os carros chineses podem ter custo de peças menores, já que os preços são proporcionais aos valores do carro completo. Até o momento, o melhor indicativo sobre isso é uma pesquisa do Cesvi, órgão dedicado à segurança viária e veicular, que avaliou o custo de reparabilidade de dois veículos chineses, o J3 e o J3 Turin. Os dois carros ficaram com 13 pontos em uma escala que vai de 10 a 60, sendo 10 a melhor nota. Com este resultado, os carros da JAC ficaram entre os cinco melhores no ranking de reparabilidade do mercado nacional, que avalia custos e o tempo que o carro fica na oficina.

Outra vantagem dos chineses é o prazo de garantia, mais extenso do que no caso dos nacionais. Os veículos da JAC, por exemplo, vêm com seis anos, enquanto boa parte dos veículos comercializados no mercado brasileiro tem garantia de três anos.

Contras: Segurança e motor movido a gasolina

Saindo do aspecto financeiro, outros pontos podem não compensar a compra do chinês. Um dos principais motivos de preocupação em relação a estes carros é a segurança.

Ainda não foram realizados muitos testes, mas o Chery QQ, por exemplo, foi submetido a um crashtest no padrão EuroNCap em 2006 e obteve resultados ruins. A Chery, porém, defende que reformas estruturais foram feitas desde então. Por outro lado, a pesquisa da Cesvi realizada com o J3 e do J3 Turin, conclui que o índice de segurança de ambos os carros foi considerado satisfatório.

Outro fator contrário aos chineses é que a maioria deles não tem motor flex. E apesar de os preços do álcool ficarem elevados na entressafra da cana-de-açúcar, fora deste período, os preços costumam ser mais vantajosos que os da gasolina na maior parte dos estados brasileiros.
Fonte:QuatroRodas

Lucro das montadoras brasileiras é o triplo dos EUA


Custo do carro no Brasil é até 106% maior que no exterior

A margem de lucro das montadoras de automóveis no Brasil chega a ser o triplo da praticada nos Estados Unidos. É o que revela um levantamento realizado pelo jornal O Globo, publicado na edição impressa desta quarta-feira, 29 de agosto. 

Segundo o diário, a margem de lucro brasileira gira em torno de 10%, enquanto nos EUA ela é de 2% e no resto mundo chega a 5%. Os números foram estudados pela consultoria IHS Automotive a pedido do jornal. A diferença de valor de um mesmo veículo vendido aqui e no exterior chega a ser de 106,03%. Como principal exemplo, a reportagem cita o Honda Fit EX 1.5, que no Brasil custa R$ 57.480 e na França sai pelo equivalente a R$ 27.898,99. 

Além da alta margem de lucro praticada pelas empresas, o preço abusivo praticado pelas montadoras brasileiras também é resultado dos altos custos de produção e de distribuição e dos impostos cobrados pelas autoridades locais. De acordo com levantamento feito pelo jornal, 32% do valor total do veículo é constituído apenas por impostos, enquanto 10% do preço é fruto da margem de lucro praticada pelas montadoras. OS 58% restantes vêm dos custos de produção e de distribuição, incluindo valores de matéria-prima, mão-de-obra, logística, publicidade, entre outros fatores.

Fonte:QuatroRodas e O Globo

Fiat lançará Panda 4x4 no Salão de Paris


Versão aventureira terá duas opções de motor

A Fiat realizará o lançamento do novo Panda 4x4 no Salão de Paris, que acontecerá na capital francesa entre setembro e outubro deste ano. 

A versão aventureira do compacto guarda algumas semelhanças com o Novo Uno Way, inclusive em detalhes como os apliques plásticos na parte inferior das portas e nos para-choques. Além dos acessórios exclusivos, o Panda 4x4 oferece duas cores especiais, batizadas de Sicilia Orange e Toscana Green. 

O interior traz revestimento exclusivo em três opções de cores e apliques em couro ecológico. Para superar os obstáculos do fora-de-estrada leve, o modelo oferece o bloqueio do diferencial ELD, utilizado nos modelos da linha Adventure vendidos no Brasil. 

O Panda 4x4 será oferecido nas versões 0.9 TwinAir Turbo, com 85 cv, e 1.3 Multijet II a diesel, que entrega 75 cv. Entre os itens de série, ele oferece controle de estabilidade, ar-condicionado, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3, rodas de liga leve exclusivas e travamento central das portas.

Fonte:QuatroRodas

Estados Unidos confirma normas de consumo de combustível mais rigorosas


Marcas terão que atingir consumo médio de 16,5 km/l até 2025

O Governo dos Estados Unidos confirmou que os automóveis vendidos por cada marca terão que realizar consumo médio de 39 milhas por galão (ou 16,5 km/l) pelo modo de medição EPA, até 2025. A norma permite com que um determinado automóvel até possa ter eficiência inferior à exigida pelo governo, desde que outro modelo fornecido pela empresa compense com consumo proporcionalmente inferior. 

Para diminuir a demanda por combustível dos automóveis, o governo dos Estados Unidos estima que cerca de 570.000 novos empregos sejam criados no setor automotivo até 2025. E, embora seja estimado de que o custo para o desenvolvimento das tecnologias encareça os veículos em cerca de 1.800 dólares (3.700 reais), é esperado que o retorno em economia de combustível durante a vida útil do automóvel seja de 8.000 dólares (16.300 reais).

Fonte:QuatroRodas

Peugeot prepara lançamento do novo 308


Hatch médio usará plataforma do Citroën DS4

Pode ser estranho falar em um novo 308, mas, como o modelo existe na Europa desde 2007, está chegando a hora de mudar. 

O hatchback médio será um dos primeiros modelos a adotar a nova nomenclatura da Peugeot. O terceiro dígito deixará de representar a geração do modelo (o 308 atual, por exemplo, está em sua oitava geração) para ser sempre “8” no caso dos modelos mais luxuosos. Os modelos com o último numeral “1” definem os projetos voltados para mercados emergentes.



O novo 308 deve ser mais leve e ágil que o modelo atual. Plataformas e motorizações devem ser as mesmas dos Citroën C4 e DS4, mas o 208 também deve ser um “fornecedor”. A ampla gama de propulsores deve ser completada por uma nova família de motores com três cilindros.



Já o design deve combinar elementos do 208 com o carro-conceito SR1, com estilo mais elegante e esportivo que o 308 atual.

Fonte:QuatroRodas

VW abrirá nova fábrica na Rússia em 2015


Planta produzirá 150 mil motores por ano

A Volkswagen irá construir uma nova fábrica na Rússia. Num acordo assinado nesta terça-feira (28), ficou definido que a montadora alemã investirá 250 milhões de euros para erguer a planta, na cidade de Kaluga. 

A região já abriga uma fábrica de veículos da VW, mas as novas instalações serão dedicadas à produção dos modernos motores EA211 1.6. 

Quando a planta de 30 mil metros quadrados ficar pronta, em 2015, terá capacidade de produzir até 150 mil motores por ano.

Fonte:QuatroRodas

Citroën lança C3 Picasso 2013


Monovolume ganhou novos motores flex

A Citroën lançou oficialmente nesta terça-feira, 28 de agosto, a linha 2013 do C3 Picasso. A exemplo do novo C3, o monovolume traz as novas motorizações 1.5 Flex, com até 93 cv, e 1.6 16V Flex Start, que entrega 122 cv – e dispensa o reservatório de partida a frio. 

Além da mecânica, o C3 Picasso 2013 também ganhou a opção das rodas de liga leve OKA, já vistas no novo C3, e quadro de instrumentos com fundo branco. A lista de equipamentos também mudou: agora, tanto a versão de entrada GL quanto a intermediária GLX contam com airbag duplo e freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) entre os itens de série. 

O monovolume continua sendo vendido com duas opções de transmissão: manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. Os preços do C3 Picasso 2013 variam entre 45.600 reais e 58.900 reais.

Fonte:QuatroRodas

Chery faz recall por presença de amianto


Modelos Cielo e Tiggo estão envolvidos no reparo

A Chery do Brasil anunciou nesta quarta-feira, 29 de agosto, a realização de um recall envolvendo todas as 12.462 unidades dos modelos Cielo (hatch e sedã) e Tiggo vendidos no país pela presença de amianto (substância que pode causar câncer se inalada) na junta do coletor de admissão e escape do motor. 

Segundo a empresa, não há casos de danos à saúde registrados no Brasil por conta deste problema e os procedimentos adequados para a realização do recall serão definidos pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPC) nos próximos dias. A Chery também alerta que os proprietários não devem “consertar por conta própria essas partes do motor”, assegurando que "os profissionais que executarão o reparo terão nível específico de proteção para realizá-los". 

O problema foi identificado após o governo australiano ter solicitado o recolhimento de alguns veículos da marca que tinham amianto em juntas de vedação dos motores e em sistemas de exaustão. A Chery do Brasil afirma que unidades dos lotes enviados à Austrália foram importadas para o mercado brasileiro. 

Este não é o primeiro recall envolvendo veículos da Chery no Brasil. Em março deste ano, a empresa foi obrigada a convocar os donos do então recém-lançado compacto S18 para um recall causado por problemas no pedal de freio. Em teste realizado por QUATRO RODAS, a haste do pedal se entortou durante a prova de frenagem, quase encostando no pedal da embreagem. 

Apesar das evidências (já que o mesmo defeito também aconteceu em unidades testadas por outras publicações), a Chery só anunciou o recall depois de 40 dias, quando decidiu também suspender as vendas do carro.

Fonte:QuatroRodas e Chery do Brasil

terça-feira, 28 de agosto de 2012

VW celebra 55 anos da Kombi no Brasil


Perua é produzida no país desde 1957

O próximo domingo será de festa para a Volkswagen. No dia 2 de setembro, a marca alemã comemora 55 anos de produção ininterrupta da Kombi no Brasil. Fabricada em São Bernardo do Campo desde 1957, a veterana perua foi o primeiro modelo da VW feito no Brasil, antes mesmo do Fusca. 

Embora duramente criticada pelo projeto jurássico, a Kombi continua com o prestígio em alta no Brasil. Nunca deixou a liderança de sua categoria desde seu lançamento, mesmo com a ameaça dos utilitários asiáticos: segundo o último relatório de emplacamentos divulgado pela Fenabrave, a Kombi registra 14.905 unidades emplacadas entre janeiro e julho de 2012. Desde seu lançamento, em 1957, mais de 1,53 milhão de unidades já foram produzidas. 

Poucas alterações foram feitas na Kombi em relação ao projeto original, idealizado pelo holandês Bem Pon na década de 40. A primeira reestilização aconteceu em 1975 e o visual da perua só mudaria novamente em 1997, com o lançamento da Kombi Carat, que trazia soluções como teto elevado e porta lateral corrediça. A última grande modificação aconteceu em 2005, quando a Kombi trocou o antigo motor 1.6 refrigerado a ar – herdado do Fusca – pelo 1.4 Total Flex arrefecido a água, então utilizado no Fox de exportação.

Fonte:QuatroRodas

Audi lança novo A1 Sport no Brasil


Hatch tem motor de 185 cavalos

A Audi anunciou o lançamento de seu 15º modelo no mercado brasileiro somente em 2012. Trata-se do A1 Sport, que promete unir desempenho e design. 

O hatch chega equipado com um motor que faz sua estreia no Brasil, o 1.4 TFSI com sistema de sobrealimentação duplo e sequencial. O propulsor alcança os 185 cavalos de potência, permitindo que o conjunto vá de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. A velocidade máxima é de 227 km/h. A transmissão é S Tronic (dupla embreagem) de sete velocidades. 

O consumo combinado do A1 Sport está avaliado em 16,9 km/l de gasolina (13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada). 

Quanto às características visuais, o carro apresenta rodas de liga-leve de 17 polegadas, faróis bi-xenônio, lanternas traseiras de LED, luz de neblina traseira e faróis de neblina dianteiros. Um opcional é o teto solar panorâmico Open Sky. 

O A1 Sport também vem com importantes itens de segurança, como airbags (frontais, laterais e de cabeça), cinto de segurança com sensor de afivelamento, sensor de luz e de chuva, espelho retrovisor interno anti-ofuscamento e sistema eletrônico de estabilização (ESP). 

Seis cores de carroceria estão disponíveis: Azul Esfera, Azul Scuba, Branco Amalfi, Prata Gelo, Preto Fantasma e Vermelho Misano. Os preços partem de R$ 109.900.

Fonte:QuatroRodas

Surgem novas informações do Lamborghini Gallardo


Modelo terá carroceria mais leve e manterá motor V10

A Lamborghini está preparando o lançamento do sucessor da Gallardo para o fim de 2013 ou início de 2014, informou nesta terça-feira (28) o informativo Motor Authority. De acordo com a notícia, o modelo de entrada da Lamborghini utilizará uma plataforma modular que será partilhada com a nova geração do Audi R8 e, possivelmente, com um novo modelo da Porsche. 

Segundo a informação, o modelo de entrada da Lamborghini se tornará sensivelmente mais leve, uma vez que sua carroceria será composta de alumínio e fibra de carbono — característica que ajudará o modelo a ter melhores acelerações, dirigibilidade e menor consumo de combustível e emissão de poluentes. O motor, de acordo com o Motor Authority, será o mesmo 5.2 V10, porém, ao invés de ser oferecido com o câmbio manual ou automatizado de seis marchas, contará apenas com uma caixa de marchas de dupla embreagem. 

Ainda de acordo com a notícia, a marca italiana reorganizará as versões da Gallardo para evitar confusões na hora de comercializá-la. Todavia, a empresa ainda manterá na linha as opções com tração integral e traseira, além da carroceria cupê e conversível.

Fonte:QuatroRodas

Novo Mazda6 é revelado em Moscou


Sedã contará com a nova linha de motores Skyactiv

A Mazda apresentou à imprensa o modelo 2013 do sedã 6. O público poderá conhecer o carro durante o Salão de Moscou, que começa nesta semana. 

Visualmente, o Mazda6 tem linhas claramente inspiradas no Takeri, carro-conceito exibido no Salão de Tóquio de 2011. Em relação ao design da geração anterior do Mazda6, as mudanças são visíveis na dianteira do carro. A grade foi totalmente reformulada, unindo-se aos faróis de LED. 

Quanto à motorização, o sedã terá algumas opções envolvendo a nova linha Skyactiv. Uma delas é 2.0 a gasolina, desenvolvendo 148 cavalos de potência. A transmissão pode ser manual ou automática, de seis velocidades. Já o propulsor 2.5, também a gasolina, alcança os 189 cv de potência. A transmissão é automática, de seis velocidades. 

O Mazda6 deverá chegar às concessionárias no último trimestre de 2012. A marca japonesa ainda não revelou os preços das diferentes versões.







Fonte:QuatroRodas

Rolls-Royce planeja mais duas versões do Ghost


Objetivo é consolidar identidade da marca

A Rolls-Royce já começou a planejar novas versões do Ghost, carro que ajudou a marca a obter, em 2011, o recorde de vendas de sua história. 

Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce, disse acreditar que, com dois novos modelos, a gama de veículos oferecidos pela fabricante estaria completa, consolidando a identidade da RR. 

No ano passado, a Rolls-Royce alcançou a marca de 3.538 carros vendidos, quebrando o antigo recorde, obtido em 1978 (3.347 unidades). A expectativa para 2012 é de superar os números de 2011, chegando próximo à marca de 4.000 carros vendidos.

Fonte:QuatroRoidas

Carros da Lincoln serão vendidos na China


Entrada está prevista para o segundo semestre de 2014

O grupo Ford anunciou que a Lincoln, famosa marca de carros de luxo, estreará no mercado chinês no segundo semestre de 2014. A confirmação foi feita por Alan Mulally, CEO da Ford, durante um evento em Chongqing. 

“Introduzir a Lincoln na China é o nosso próximo passo visando à expansão do grupo no mercado asiático”, afirmou Mulally. 

Num primeiro momento, os carros da Lincoln comercializados na China serão importados dos Estados Unidos. Se a marca alcançar um elevado número de vendas, a fabricação dos modelos poderá ser transferida para o país asiático.

Fonte:QuatroRodas

Ferrari cria seu terceiro modelo exclusivo


Modelo exclusivo tem como base o 599 GTO

Ter uma Ferrari no Brasil é sinônimo de status, mas no resto do mundo possuir uma Ferrari nagaragem não é tão difícil como por aqui.

É o caso de Arya um árabe que administra a empresa petrolífera da família. Seu sonho por Ferrari começou quando viu um jogador de baseball ao lado de uma F40. Logo depois comprou uma 575M Maranello. Não satisfeito com esse modelo Arya começou umacoleção de Ferraris com F430 Scuderia, Enzo, Daytona, 599XX, 599 GTO. AS Aperta e F40.

Mas ele não ficou satisfeito com todos esses modelos, ele queria um exclusivo. Após várias tentativas com a empresa de Maranello ele conseguiu que a Ferrari fizesse um modelo só para ele.
Depois de alguns modelos apresentados tendo como base o 599 GTO, Arya usou elementos de cada uma e montou um modelo próprio.
A Ferrari de Arya é o terceiro modelo que a empresa italiana faz especialmente para seu dono. Os outros dois foram SP12 EC, para o guitarrista, cantor e compositor Eric Clapton e o P540 Superfast Aperta, para Edward Walson, filho do criador da TV a cabo.
Fonte:Falando de Carro

Volvo V40 estará no Salão do Automóvel de SP


Hatch traz inovador airbag para pedestres

A Volvo confirmou nesta terça-feira, 28 de agosto, que o V40 será uma de suas atrações no Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado na capital paulista entre outubro e novembro de 2012. 

Lançamento da marca escandinava no segmento de hatches premium, o V40 é o primeiro modelo da Volvo a contar com airbag para pedestres. Em caso de atropelamento, sensores colocados na dianteira do veículo detectam o contato com as pernas do pedestre, inflando uma bolsa instalada na linha do para-brisa e sob o capô. Ela impede o pedestre de se chocar contra o para-brisa e as colunas dianteiras, minimizando os ferimentos. 

Segundo a Volvo, o sistema é ativado em velocidades entre 20 e 50 km/h, já que estudos realizados pela marca apontaram que 75% de todos os acidentes com pedestres acontecem em velocidades até 40 km/h. 

Além da segurança, o V40 também oferece design esportivo, realçado principalmente pela dianteira semelhante ao S60 e a traseira com traços de C30.

Fonte:QuatroRodas e Volvo

Lexus deverá mostrar novo LF-LC em Sydney


Supercarro híbrido poderá ter potência superior a 500 cavalos

A Lexus deverá levar ao Salão de Sydney, que será realizado em outubro, uma versão reformulada do LF-LC, um supercarro-conceito híbrido. 

Em janeiro deste ano, a marca de luxo da Toyota revelou o LF-LC durante o Salão de Detroit. Agora, no entanto, o modelo deverá chegar com novidades, ainda não informadas pela Lexus. A única "pista" fornecida pela fabricante foi o teaser acima. 

As duas versões-conceito do LF-LC deverão nortear a Lexus nos próximos anos, quando será lançada uma versão de produção do coupé. A ideia é utilizar materiais como fibra de carbono na constituição do carro. 

Já a motorização será híbrida, incluindo um propulsor V8 5.0, capaz de gerar mais de 500 cavalos, o suficiente para fazer o teste de 0 a 100 km/h em 5 segundos. 

Confira abaixo algumas fotos do LF-LC exibido no início deste ano.







Fonte:QuatroRodas

Crash-test compara Peugeot 207 brasileiro com europeu


Latin NCAP apontou falhas de segurança no modelo nacional

Após comparar os resultados de testes de colisão entre o Nissan Micra europeu e o similar March fabricado no México (e importado para o Brasil), o Latin NCAP realizou uma nova comparação envolvendo o Peugeot 207 brasileiro e o europeu – que se encontra uma geração à frente, apesar de usar o mesmo nome.

Os resultados obtidos após os crash-tests foram preocupantes. O 207 brasileiro conquistou apenas uma estrela em cinco possíveis, índice que sobe para duas estrelas quando equipado com airbag duplo frontal. Já o 207 fabricado na França saiu com cinco estrelas quando equipado com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina).

“Temos certeza de que os veículos vendidos na América Latina e no Caribe têm 20 anos de defasagem em relação aos equivalentes europeus e norte-americanos. Visualmente, parece não haver diferença entre os modelos, mas os resultados são muito diferentes quando testados", afirmou Nani Rodríguez, secretária-executiva do Latin NCAP.

Segundo o órgão, a polêmica escolha do Peugeot 207 para a comparação foi feita justamente pelo fato do carro apresentar projetos distintos, já que o modelo brasileiro é uma reestilização que “copia” a dianteira do 207 europeu, mas feita sobre a plataforma do 206. O 207 francês, por sua vez, é um projeto completamente distinto do brasileiro e deve ser aposentado em breve com a chegada do recém-lançado 208.

Além de evidenciar a falta de segurança do modelo brasileiro, o Latin NCAP também apontou uso de materiais distintos na produção dos veículos.

“Encontramos diferenças nos componentes, nos metais empregados e em toda a estrutura dos veículos. Isso significa que quem compra um automóvel na América Latina está claramente menos protegido nas ruas que o consumidor que leva para casa o mesmo modelo na Europa e nos Estados Unidos", declarou Rodríguez.

"Na América Latina os equipamentos de segurança tendem a estar associados aos elementos de luxo de um veículo. Os clientes que desejarem ter airbags frontais terão que pagar a mais por uma versão equipada com rodas maiores, ar-condicionado digital e bancos de couro. Os consumidores dos países da região tendem a acreditar que ABS e airbags frontais são itens de luxo”, concluiu.
Veja abaixo os vídeos do crash-test do 207 brasileiro (chamado pelo Latin NCAP de Compact) e o teste do 207 europeu, realizado pelo Euro NCAP (equivalente ao Latin NCAP na Europa):




Fonte:QuatroRodas, Latin NCAP e Euro NCAP

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dodge Charger SRT8 deve ser vendido no Brasil em 2013


Modelo terá versão SRT8 no Brasil em 2013

Um grande esportivo e velho conhecido dos norte-americanos estará no Salão de São Paulo, o Dodge Charger. Mas a boa notícia não fica por aí, a montadora que hoje pertence ao grupo Fiat pretende vender o Charger no Brasil já no ano que vem no mais tardar em 2014.



A versão que virá para o Brasil será a SRT8, trata-se de um V8 6.4 HEMI com 476 cavalos de potência e 65 kgfm. Segundo a Dodge o esportivo faz de 0 a 100 km em 4 segundos e ultrapassa dos 280km/h. Tudo isso está associado a um câmbio automático de cinco marchas e trocas no volante.


Como estamos falando de muscle car de 476 cavalos a Dodege colocou freios Brembo, suspensão adaptiva  a modo Sport, controle de estabilidade e tração, 19 auto-falantes, rodas de 20 polegadas e tela touch de LCD de 8,4 polegadas. Para terminar sua traseira conta com 164 leds contornam o conjunto óptico.

O grupo Chrysler deve apresentar também o utilitário Durango e o Jeep Grand Cherokee movido a diesel.



Se a vinda do Charger para o Brasil se concretrizar infelizmente vamos ter que conformar com seu alto preço. Nos EUA o veículo custa em torno de US$ 47.425 (cerca de R$ 96 mil). Já um Camaro custa US$ 23.280 (cerca de R$ 48 mil). Se um Camaro hoje é vendido no Brasil por R$ 203 mil, certamente o Charger ultrapassa-ra esse valor.

Fonte:Falando de Carro