quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ford GT concept é mostrado em Detroit


Icônico esportivo será produzido em 2016

Os fãs do lendário Ford GT já podem comemorar. A marca norte-americana apresentou nesta segunda-feira (12), no Salão de Detroit, o GT concept, modelo que funciona como prévia de uma versão de produção do esportivo cujo lançamento está previsto para o próximo ano.

Aliás, de acordo com a Ford, o carro é mais do que um esportivo: “supercarro de ultra-alta performance”, com rodas de 20 polegadas revestidas com pneus Michelin Pilot Super Sport Cup 2. Em termos visuais, o design mescla características do primeiro GT com a nova linguagem empregada em modelos da montadora.



Aerodinamicamente, o conceitual foi pensado para reduzir o arrasto ao máximo e aumentar o downforce. Na traseira, há um aerofólio automaticamente ajustado, de acordo com as condições de direção. Materiais de liga-leve, como fibra de carbono, compõem a carroceria do GT concept. Por dentro, o volante é inspirado nos carros de F-1, mas tem controles integrados ao sistema SYNC.

No que diz respeito à motorização, o Ford GT concept é equipado com motor V6 EcoBoost, oferecendo mais de 600 cavalos de potência, atrelado a uma transmissão de dupla embreagem e sete velocidades. De acordo com a marca, a troca de marchas é praticamente instantânea.

Volkswagen deve anunciar o início da produção do Golf R400


Hatch acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos

Após alguns rumores, a Volkswagen finalmente deve iniciar a produção do aguardado Golf R400. Há pouco mais de um ano, a montadora revelou a conceito R STI 400, no Salão de Pequim, e desde então levantou-se a ideia de que a versão iria para a fábrica em breve.

"Atualmente, ele passa por um trabalho conceitual e estamos próximos de uma decisão. Nós temos uma boa perspectiva para fazê-lo", revelou o chefe do departamento técnico da Volkswagen, Heinz-Jakob Neusser.

A expectativa é que o Golf R400 chegue ao mercado com motor turbo de quatro cilindros 2.0, o mesmo do Golf R, porém com 400 cv e 45,89 mkgf de torque, 100 cv e 7,14 mkgf a mais do que o modelo atual.

O conceito criado pela divisão de R da Volkswagen conta com transmissão DSG de seis velocidades e tração integral, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, 1 segundo mais rápido do que o Golf R. Já a velocidade final é de 280 km/h, contra 250 km/h do antecessor.

FCA confirma novo sedã da Alfa Romeo


Carro será revelado no dia 24 de junho

O Grupo Fiat Chrysler Automobiles confirmou a produção de um novo sedã da marca Alfa Romeo durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Segundo o seu diretor executivo, Sergio Marchionne, o modelo será revelado no dia 24 de junho como sucessora da 159.

O local do lançamento será a sede da Alfa Romeo na Itália. O modelo será revelado como parte da festa do centenário da marca italiana.

Provavelmente seu nome será Giulia, como indicou Marchionne. O novo modelo deverá ficar, em questão de tamanho, entre as BMW Série 3 e Série 5, rodando sobre a plataforma RWD Giorgio, mas algumas versões deverão ter opção por tração integral.

A grande estrela da linha deve ser a versão topo de linha GTA com motor 3.0 litros V6 biturbo que desenvolve 527 cavalos de potência. Após o lançamento da Giulia, a Alfa deve revelar ainda um utilitário em 2016 na mesma plataforma e que possui proporções similares as do Audi Q5.

Porsche leva novo Cayenne Turbo S para Detroit


Modelo tem 578 cavalos de potência e acelera de 0 até 100 km/h em 4.1 segundos

A Porsche mostrou a versão 2016 do seu Cayenne Turbo S durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos. Topo de linha do utilitário, o Turbo S vem equipado com motor 4.8 litros V8 biturbo retrabalhado que desenvolve 578 cavalos de potência e 81,58 mkgf de torque. Graças a isso, acelera de 0 até 100 km/h em 4.1 segundos e tem velocidade máxima de 284 km/h. Segundo a Porsche, ainda, o modelo cravou 7min59s74 em Nürburgring Nordshleife.

Para controlar a potência do motor o Cayenne vem com o sistema Porsche Traction Management (PTM) que controlar permanentemente as rodas traseiras enquanto varia a quantidade de potência atribuída para o eixo dianteiro quando for necessário. O sistema de freios é composto por discos de cerâmica de 420 mm na frente com pinças com dez pistões.

Na parte de trás são discos de 370 mm com pinças de quatro pistões, além dos auxílios eletrônicos Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) e Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). De fábrica o Cayenne vem com rodas e 21 polegadas com o mesmo desenho das usadas no 911 Turbo, luzes de LED, acabamento da cabine em couro em tons pretos e creme. O Cayenne Turbo S será lançado na Alemanha na segunda metade de 2015 com preços começando em 166.696 euros.

Audi promove facelift do Q3


Vendas na Europa começam em fevereiro

A Audi aproveitou o Salão de Detroit para apresentar o renovado Q3. Trata-se de um modesto facelift no crossover, o qual começará a ser vendido no mercado europeu em fevereiro, ainda sem preço definido.

As alterações visuais do Q3 estão na grade frontal, nos faróis e lanternas reestilizados, para-choques renovados e no novo difusor traseiro. Por dentro, foram acrescentados mais detalhes cromados.



Não foram divulgados dados relativos à motorização do novo Q3 nos Estados Unidos. Na Europa, estarão disponíveis seis opções de blocos turbo de quatro cilindros e, para a versão de topo de linha RS Q3, o motor 2.5 turbo de cinco cilindros, oferecendo 335 cavalos de potência e 45,9 mkgf de torque.

Dodge deve vender Challenger no Brasil


Esportivo concorreria com Chevrolet Camaro

A Dodge esconde o jogo a todo custo, mas são cada vez maiores as chances de o Challenger finalmente chegar ao Brasil. A importação do esportivo vem sido especulada há quase cinco anos, especialmente após a decisão da Chevrolet de lançar o Camaro no mercado brasileiro em 2010. No entanto, só agora é que o modelo deve desembarcar no país.

O grupo Fiat Chrysler estaria prestes a adquirir unidades do modelo, possivelmente para realizar testes de homologação. Ainda não se sabe quais versões do Challenger poderiam ser vendidas no Brasil, embora a configuração R/T, equipada com um motor 5.7 V8 HEMI, seria a mais apropriada para rivalizar com o Camaro SS V8 no mercado brasileiro.

Outros lançamentos para o Brasil também estão nos planos do grupo FCA. O novo Dodge Durango chega até o fim do primeiro trimestre deste ano, provavelmente até fevereiro. Na mesma época também desembarcam duas novas versões do Cherokee: a opção de entrada Laredo e a top Trailhawk. Já o trimestre seguinte guarda a chegada da reestilização do Chrysler 300 estrear no país, preparando terreno para a aguardada estreia do Jeep Renegade, primeiro modelo da marca fabricado no Brasil.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Nissan apresenta a nova Titan XD


Picape terá três opções de cabine

Foram teasers e mais teasers divulgados nas últimas semanas, mas, finalmente, a Nissan desfez o mistério. Nesta segunda-feira (12), a marca apresentou a nova Titan XD no Salão de Detroit – onde XD não representa uma versão específica, mas a nomenclatura do novo modelo, diferente da Titan convencional.

A Titan XD se destaca em termos de refinamento visual, apresentando linhas mais elegantes do que a Titan anterior. Faróis e lanternas são de LED, o interior possui materiais de melhor qualidade, há um sistema multimídia com tela de sete polegadas e navegado integrado e, ainda, um sistema de áudio com 12 alto-falantes.



Estão disponíveis três opções de cabine para a Titan XD: simples, estendida (king) e dupla (crew), bem como três possibilidades de tamanho de caçamba. Algumas versões de acabamento também estão disponíveis, incluindo a Pro-4X, orientada para uso severo fora de estrada, e a Platinum Reverse, de topo de linha.

Sob o capô, o motor escolhido foi o 5.0 V8 TurboDiesel Cummins, oferecendo 310 cavalos de potência e 76,7 mkgf de torque, com tração integral opcional. Por sinal, a capacidade de tração da nova Titan XD é superior a 12 mil libras (quase 5,5 toneladas).

Toyota desvenda Tacoma 2016


Duas opções de motorização estão disponíveis

A Toyota é mais uma montadora a revelar suas novidades programadas para o Salão de Detroit. A marca japonesa apresentou nesta segunda-feira (12) a renovada picape Tacoma, futura rival de modelos como Chevrolet Silverado e GMC Canyon.

A grade frontal é pronunciada, com faróis renovados e, opcionalmente, luzes diurnas de LED nas extremidades. Os para-lamas são bastante encorpados e há opções de rodas de liga-leve que variam entre 16 e 18 polegadas.



Por dentro, a Tacoma tem saídas de ar redondas, detalhes metálicos, suporte para GoPro e, nas versões de acabamento superiores, revestimento em couro, sistema multimídia com tela sensível ao toque e carregador sem fio de smartphones.

Duas opções de motorização serão oferecidas na Tacoma 2016: 2.7 de quatro cilindros e 3.5 V6 (ciclo de Atkinson). A marca não revelou as especificações de potência e torque, mas confirmou que os blocos estarão atrelados a uma transmissão automática de seis marchas (câmbio manual de seis marchas também disponível para o V6).

Ford revela picape F-150 Raptor 2017


Modelo chega com faróis integrados e nova grade frontal

As picapes também têm vez no Salão de Detroit, e ,nesta segunda-feira, a Ford mostrou a nova F-150 Raptor 2017. O robusto chega como uma cara totalmente nova, principalmente por conta da dianteira, que apresenta faróis de LED integrados e grade com a inscrição Ford.

O para-choque também sustenta a aparência robusta, assim como o bandeja prateada e os para-lamas das rodas de liga leve de 17 polegadas. Enquanto a traseira também traz o nome da montadora na tampa da caçamba, além de tubos duplos de escape.

A F-150 Raptor 2017, chega com motor EcoBoost V6, porém a montadora não divulgou os detalhes quanto a potência. Mas sabe-se que ela chega com transmissão automática de 10 velocidades, tração integral, controle de estabilidade e diversos modos de condução: normal, street, clima, lama/areia,

De acordo com a Ford, a picape F-150 Raptor, cujos preços não foram definidos, deve chegar ao mercado apenas em 2016.