sexta-feira, 30 de maio de 2014

Volkswagen Up! lidera pesquisa de satisfação JD Power 2014


Quanto às marcas, Jaguar e Lexus receberam as melhores avaliações

Foram divulgados os resultados de 2014 da pesquisa de satisfação feita em conjunto pela consultoria JD Power e pelo site What Car no Reino Unido. Os consumidores consultados elegeram o Volkswagen Up! como o melhor carro, enquanto Jaguar e Lexus foram as melhores marcas do ano. Por outro lado, a Chevrolet ficou na última colocação entre as montadoras, com o seu compacto Spark na rabeira entre os modelos.

Vale lembrar que a pesquisa envolve a consulta a 15 mil motoristas, feitas entre janeiro e março de 2014, levando em conta quatro itens de avaliação: aparência do veículo, qualidade e confiabilidade, custos ao proprietário e satisfação com os serviços de concessionária. Os exemplares avaliados nesta edição foram fabricados entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012 e, obrigatoriamente, tiveram mais de 4 mil unidades vendidas no período.

Confira abaixo os 10 melhores carros de 2014 de acordo com a pesquisa (de um total de 109):

1 – Volkswagen Up
2 – Volkswagen Golf Plus
3 – Skoda Yeti
4 – Mercedes-Benz C-class
5 – Volkswagen Scirocco
6 – Volkswagen Tiguan
7 – Lexus CT200h
7 – Skoda Octavia
7 – Volvo V70/XC70
10 – Jaguar XF

Vencedores por categoria:

City car: VW Up!
Carro compacto: Citroën DS3
Carro compacto familiar: VW Golf Plus
Carro familiar: Mercedes-Benz Classe C
Carro executivo: Volvo V70-XC70
Carro de diversão: VW Scirocco
Monovolume compacto: Kia Venga
Monovolume: VW Touran
SUV: Skoda Yeti
SUV grande: Lexus RX

Confira abaixo as 10 melhores marcas de 2014 de acordo com a pesquisa:

1 – Jaguar
1 – Lexus
3 – Mercedes-Benz
4 – Skoda
5 – Volkswagen
6 – Honda
7 – Volvo
8 – Toyota
9 – Kia
9 – Mazda

Mitsubishi mantém Evo vivo em 2015


Produção deve começar no mês de julho nos Estados Unidos

Ao contrário de rumores que apontavam para o fim da produção do Mitsubishi Lancer Evolution, divulgados por jornais japoneses no mês de março, a divisão dos Estados Unidos da montadora japonesa divulgou, nesta sexta-feira (30), a informação de que continuará produzindo o modelo, agora em sua versão 2015, com início do trabalho marcado para julho deste ano.

Esta informação foi veiculada pelo AutoGuide em entrevista com Amanda Savercool da Mitsubishi Estados Unidos. De toda forma, embora esta pareça ser uma boa notícia, a montadora japonesa já confirmou que não está trabalhando em um sucessor para a atual geração do Evo.

Alguns rumores, entretanto, apontam para o renascimento do 3000GT ou, até mesmo, por incrível que pareça, um crossover para substituir o Lancer. Não importando o que venha, é esperado que seja equipado com motor híbrido já que esta parece ser a maior prioridade da Mitsubishi no momento.

VW lança Golf Edition na Europa


Hatch tem lista generosa de itens de série

A Volkswagen apresentou a versão definitiva do Golf Edition em um evento realizado em Leipzig, na Alemanha. O carro já havia sido antecipado pelo conceito de mesmo nome, apresentado durante o Salão de Pequim.



O hatch vem com itens como faróis de xênon, vidros escurecidos e rodas de liga leve aro 17. As maiores mudanças foram feitas na parte interna, que ganhou bancos com revestimento em couro e Alcantara, volante revestido em couro, soleiras das portas com iluminação, teto com acabamento preto, apliques de madeira no painel e sistema de entretenimento multimídia.



Bastante equipado, o carro tem piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, sensores de chuva e crepuscular, entre outros itens. Por enquanto, a VW ainda não divulgou o preço sugerido do Golf Edition.

Novo Uno ganha série especial Rua


Modelo traz detalhes internos em azul

Aproveitando o clima pré-Copa do Mundo (e também para desovar os estoques do Uno atual, que será reestlizado no segundo semestre), a Fiat anunciou o lançamento do Uno Rua. A série especial é baseada na versão Vivace 1.0 4 portas e será limitada a 2.000 unidades.

O grande chamariz do modelo é seu visual diferenciado, realçado pelos adesivos alusivos à série limitada nas portas dianteiras e colunas traseiras. Os faróis têm máscara negra e as falsas entradas de ar frontais ganharam molduras nas cores da bandeira brasileira. As maçanetas e capas dos espelhos retrovisores acompanham a cor da carroceria, rodas de liga leve aro 14, aerofólio traseiro e logotipo “Uno” nas cores do Brasil.



Por dentro, o veículo tem bancos com revestimento preto e azul, console central com porta-objetos e porta-copos, cintos de segurança na cor azul, porta-óculos e botões do ar-condicionado na cor azul. Entre os itens de série, o carro tem ar-condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, desembaçador traseiro, abertura interna do porta-malas e conta-giros.



Oferecido apenas nas cores Branco Kalahari e Amarelo Interlagos, o Uno Rua será vendido por R$ 33.590 sem opcionais.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Joel Piaskowski é o novo chefe de design da Ford na Europa


Executivo foi um dos responsáveis pelo desenho do exterior do novo Mustang

A mente por trás do desenho dos carros modernos globais da Ford está deixando seu cargo. Martin Smith, Chefe do Departamento de Desenho na Europa, irá renunciar da sua posição no dia primeiro de julho e parar completamente. Em seu lugar entra o líder do Grupo de Conceitos Estratégicos da montadora Joel Piaskowski.

Smith liderou seu departamento na Ford da Europa durante 10 anos e foi parcialmente responsável pelo desenvolvimento da linguagem de desenho Kinect com grades frontais grandes e lanternas traseiras de forma mais orgânica encontradas no Focus, Fiesta e C-Max, assim como em vários outros veículos.

Depois de parar até o final do ano, Smith irá trabalhar em um projeto para decidir a identidade visual da marca no futuro ao lado de Moray Callum, seu atual vice-presidente de desenho. Joel possui vasta experiência no setor que irá assumir.

Na companhia desde 2010, foi o líder do time que desenhou o exterior do novo Ford Mustang e da próxima geração da picape F-150, já trabalhou como Diretor de Desenho na Ford Asia Pacific e passou por outras montadoras como Mercedes-Benz, Hyundai e General Motors.

Volkswagen mostra Golf GTI Wolfsburg Edition



Carro tem 380 cavalos de potência e foi fabricado especialmente para Wörthersee

A Volkswagen apresentou a versão Wolfsburg Edition do seu Golf GTI, feita por 12 aprendizes da montadora alemã especialmente para o evento realizado todo ano, e que chega à sua 33ª edição, em Wörthersee, na Áustria




O carro, com visual remodelado, mantém o motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros, mas salta no desempenho de 230 cavalos para 380, graças a nova caixa de ar do motor feita de fibra de carbono e sistema de escape feito à mão de aço inoxidável com válvula de controle de vácuo que possibilita ajuste do som do motor.

Foram nove meses de trabalho no carro que gerou este Golf com visual agressivo em duas cores, vermelha e preto, por dentro e por fora. Internamente, o carro ganha ainda sistema de som com 11 alto-falantes, 2.170 watts de potência com luzes de LED, subwoofer e um PlayStation que pode ser jogado em uma TV de 24 polegadas no porta-malas.

Google anuncia primeiro carro autônomo sem volante do mundo



Protótipo de carro inteligente poderá ser controlado pelo smartphone

O Google vem trabalhando com bastante afinco em tecnologia para desenvolver um carro autônomo. Parte da frota que faz o mapeamento das ruas para o Google Street View já é autônoma. Mas agora a empresa do Vale do Silício dá um passo largo e anuncia o primeiro protótipo de carro sem volante do mundo.

O carro foi desenvolvido completamente pelo Google e alguns parceiros. Antes, a empresa colocava sensores, câmeras e software para que um carro tradicional se dirigisse.

Sergey Brin revelou os planos sobre o automóvel na conferência realizada pelo site Recode durante esta semana. Ele afirmou que com o carro desenvolvido pela empresa, é possível colocar mais sensores do que era possível em um carro tradicional. Eles podem ficar nos lugares estritamente necessários para que não haja nenhum problema.

O visual do carrinho é engraçado, ele parece de brinquedo. Bem compacto, o interior tem lugar para apenas duas pessoas. Mas com a retirada do painel, volante, pedais e câmbio, sobrou um bom espaço livre. No vídeo de apresentação (veja no final deste texto) uma pessoa passeia com um cão da raça labrador no espaço que estaria ocupado em um carro normal.

De acordo com Brin, a viagem pode ser programada usando um smartphone. Em momentos em que o carro percebe que é seguro acelerar, ele é capaz de chegar a até 160 km/h.

No blog oficial do Google, o diretor do projeto, Chris Urmson, ressaltou os impactos de segurança que o carro pode trazer. “Idosos podem manter sua liberdade mesmo que não consigam lembrar onde a chave do carro está. Bêbados e motoristas distraídos? Passado”, escreve.

Ainda de acordo com Urmson, a ideia é que os carros sejam extremamente básicos. “Nós queremos aprender com eles e adaptá-los o mais rápido possível”, afirma.

Serão construídos cem protótipos (ainda com controles manuais) para serem testados por funcionários do Google. O post no blog ainda afirma que a ideia é criar um programa piloto na Califórnia nos próximos dois anos. O texto deixa a entender que isso ainda precisaria de acordos (provavelmente com o governo).

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Chevrolet oficializa novo Aveo na China


Modelo, conhecido como Sonic no Brasil, passou por reestilização

Após vazarem imagens oficiais do novo Aveo na China, a Chevrolet oficializou o modelo reestilizado, que deve ser apresentado ao público no mês de junho, durante o Salão de Chongqing.

O veículo segue a nova identidade visual do Trax (no Brasil, Tracker), chamada "Power of Ingenuity - Youth". A nova dianteira possui a tradicional grade dividida horizontalmente, com o emblema da Chevrolet atualizado do novo Cruze.



A extremidade dianteira revista também apresenta novos faróis e luzes de neblina com contornos cromados, com uma lateral mais acentuada e um spoiler traseiro sutilmente elevado.

O novo Chevrolet Aveo contará com motores Ecotec DVVT equipados com uma transmissão automática de seis velocidades e estará à venda em toda a China a partir do próximo mês.

Marcas japonesas se unem por consumo mais eficiente


Projeto de US$ 20 milhões terá subsídio do governo do país

As oito maiores montadoras automotivas japonesas estão juntas por um ideal: produzir motores a gasolina e a diesel com maior eficiência energética. A decisão foi anunciada pelo recém-criado grupo Research Association of Automotive Internal Combustion Engines, formado por Daihatsu, Honda, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Suzuki e Toyota.

O projeto de melhorias tem custo estimado em US$ 20 milhões. Metade desse montante será subsidiado pelo governo japonês, enquanto os outros 50% serão divididos entre as fabricantes. As marcas envolvidas compartilharão informações e pesquisas sobre motores de combustão interna, com a meta de, até o fim desta década, produzir blocos até 30% mais eficientes.

Outro objetivo da associação é dar um salto em termos de eficiência térmica dos motores, visando aos 50%. As taxas atuais dos motores a gasolina são de 39%, enquanto as de motores a diesel são de 42%.

MINI leva novo John Cooper Works a Nurburgring


Modelo deverá ter motor de quatro cilindros e 230 cv

A MINI apresentou uma versão conceitual do novo John Cooper Works no último Salão de Detroit, em janeiro deste ano. Agora, a montadora britânica está desenvolvendo a versão de produção do modelo, com direito a testes em Nurburgring, como flagraram nossos espiões.

Pelo que podemos ver nas imagens, ainda faltam itens ao MINI JCW, como o para-choque traseiro atualizado e as saias laterais. Por outro lado, já estão presentes as novas rodas de liga-leve e o para-choque dianteiro reestilizado, com grandes entradas de ar.

Vale lembrar que, nos bastidores, comenta-se que o novo JCW será equipado com motor turbo de quatro cilindros, oferecendo 230 cavalos de potência.





Fonte: QUATRORODAS

Califórnia regulamenta utilização de modelos autônomos


Estado proíbe que motorista durma ou leia com carro em movimento

O Estado da Califórnia se antecipou à chegada de veículos autônomos às ruas norte-americanas e regulamentou a utilização de tais modelos em seu território. De um modo geral, a nova legislação busca preservar a disponibilidade dos motoristas de assumirem o controle do carro prontamente em caso de necessidade.

Desse modo, foram proibidas ações como dormir ou ler jornais, revistas e similares com o modo autônomo em funcionamento. Mas, antes mesmo disso, o motorista precisará obter um certificado de que é capaz de conduzir o veículo, além de precisar passar por um curso de direção defensiva.

Uma vez que as exigências tenham sido cumpridas, as fabricantes desses carros autônomos poderão registrar 10 veículos e 20 motoristas por US$ 150, com licença válida por um ano (renovável). Caso haja acidentes relacionados a falhas do sistema de autodireção, provocando lesões, mortes ou danos a patrimônios públicos, essas fabricantes serão obrigadas a pagar US$ 5 milhões como seguro aos envolvidos.

domingo, 25 de maio de 2014

C3 Picasso e Aircross 2015 são mostrados pela Citroën


Preços partem, respectivamente, de R$ 46.890 e R$ 55.190

Além do renovado C3, a Citroën divulgou detalhes da linha 2015 dos monovolumes C3 Picasso e Aircross. Disponíveis em várias versões, os modelos partem, respectivamente, de R$ 46.890 e R$ 55.190

O C3 Picasso começa com a versão Origine 1.5, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e retrovisores elétricos e rodas de aço de 15 polegadas. Já a versão Tendance adiciona rádio com CD, AUX e USB, rodas de liga-leve de 16 polegadas e detector de obstáculo traseiro. Com motor 1.5 e câmbio manual de cinco marchas, ela fica em R$ 49.790; com bloco 1.6 e câmbio automático de quatro marchas, sai por R$ 54.890.

No andar superior, o C3 Picasso apresenta a versão Exclusive 1.6, acrescentando ar-condicionado digital, revestimento interno em couro, cruise control, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. Com transmissão manual, fica em R$ 55.890, e com a automática, R$ 59.890.

Quanto ao aventureiro Aircross, só há disponibilidade do motor 1.6. A versão inicial é a Tendance, com ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos, rádio com CD, AUX e USB e rodas de liga-leve de 16 polegadas. Se manual, sai por R$ 55.190; se automática, vale R$ 59.890 (com borboletas no volante para troca de marchas).

A top de linha é a Exclusive, apresentando ar-condicionado digital, apoia-braços central, revestimento interno em couro, cruise control, sensor de chuva e faróis com acendimento automático. Vale R$ 60.190 com câmbio manual e R$ 65.190 com câmbio automático.

Renault Captur, Nissan Note e Ford Mustang não vêm para o Brasil


Estratégias de mercado influenciaram nas decisões

Apesar das vendas não estarem tão altas quanto antes, o mercado brasileiro continua sendo bastante atraente para as montadoras. Com a instalação de novas fábricas por aqui, a indústria automotiva brasileira promete crescer ainda mais nos próximos anos. É por isso que as fabricantes de automóveis já traçam suas estratégias, e isso inclui a confirmação e o cancelamento de lançamentos programados para cá.

A aliança Renault-Nissan tem planos ambiciosos para o mercado brasileiro. Com 15 anos de vida recém-completados em março, o conglomerado pretende ampliar sua presença no país, fortalecendo sua participação nos principais segmentos da indústria automotiva local e ingressando em categorias até então inexploradas pelas marcas.



Para atingir estas metas, as montadoras já definiram os cronogramas de lançamentos para os próximos anos. E nestes planos dois modelos que estavam confirmados para o Brasil foram descartados: o Renault Captur e o Nissan Note. No primeiro caso, o motivo seria a economia de custos: o crossover é feito sob a base do Renault Clio europeu, que há tempos não está nos planos da empresa, apesar de uma unidade ter sido vista em testes no país.



Já o Note utiliza a plataforma "V", a mesma dos compactos March e Versa, o que viabilizaria sua fabricação em Resende (RJ). No entanto, a marca optou por produzir uma versão definitiva do conceito Extrem, apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo. Neste caso, o motivo seria estratégico: em vez de continuar apostando no segmento de minivans, a aliança Renault-Nissan optou por apostar nos SUVs. Daí a escolha por fabricar o Extrem, que entraria em um segmento ainda inexplorado pela Nissan no país. A decisão da Renault de não fabricar o Captur também passa pelo modelo japonês, já que ambos seriam concorrentes diretos.



A terceira baixa revelada por fontes ouvidas pela revista QUATRO RODAS é o Ford Mustang. Parte fundamental da estratégia global "One Ford", o esportivo foi apresentado em seis cidades diferentes espalhadas pelo mundo ao mesmo tempo. Apesar de ter sua venda confirmada em vários países fora dos Estados Unidos, os brasileiros não poderão comprá-lo de forma oficial antes de 2016.

sábado, 24 de maio de 2014

Citroën revela linha 2015 do C3


Hatch agora conta com seis versões

A Citroën revelou detalhes sobre a linha 2015 do C3 para o mercado brasileiro. O hatch terá agora seis versões, com preços que variam entre R$ 40.990 a R$ 55.490, mesclando opções com câmbio manual de cinco marchas e automático de quatro marchas e motorização 1.5 flex (93 cv/89 cv) e 1.6 flex (122 cv/115 cv).

A Origine 1.5, de entrada, oferece ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, volante com regulagem de altura e profundidade, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, e rodas de aço de 15 polegadas.

Subindo, a Attraction 1.5 sai por R$ 43.990 e acrescenta vidros elétricos nas portas traseiras, rádio com CD e comandos na coluna de direção e entradas AUX e USB, luzes diurnas de LED e rodas de liga-leve de 15 polegadas. Em seguida, surge a Tendance 1.5 BVM, por R$ 45.490, adicionando o para-brisa Zenith.

Prometendo ser uma das mais vendidas, a Exclusive 1.5 está disponível por R$ 48.990 e agrega acendimento automático de faróis, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga-leve de 16 polegadas, ar-condicionado automático, dois apoia-braços dianteiros, sensores traseiros e, como opcional, sistema eMyWay de navegação.

As versões 1.6 são equipadas com câmbio automático. A Tendance parte de R$ 49.990 e a top de linha Exclusive, que conta ainda com cruise control e maçanetas e espelhos retrovisores externos cromados, fica em R$ 55.490. Ambas também apresentam o eMyWay como opcional.





quinta-feira, 22 de maio de 2014

Toyota faz recall global de 466 mil veículos


Chamado envolve problema nos freios e perda de estepe

A Toyota anunciou nesta quinta-feira, 22 de maio, um recall global envolvendo 466 mil veículos. O chamado diz respeito a possíveis problemas no freio e perda do pneu estepe, sendo os Estados Unidos, a Europa e a China os principais lugares afetados.

A primeira parte do recall envolve aproximadamente 16 mil sedãs Lexus GS ano-modelo 2013 por causa de um interruptor no sistema de freios que pode ativar o sistema durante a condução, o que poderia provocar uma desaceleração inesperada do veículo.

Segundo a Toyota, não aconteceram acidentes, lesões ou mortes relacionados a esse problema. As concessionárias irão substituir o conjunto de suporte do pedal de freio. Dos carros afetados, aproximadamente 10.500 foram comercializados nos EUA, 1.900 na Europa, 1.400 na China e 1.400 em outros mercados.



A outra parte do recall concerne cerca de 450 mil minivans Toyota Sienna ano-modelo de 2004 a 2011, que foram originalmente vendidas em estados de clima frio que usam sal na estrada para derreter neve e gelo.

Alguns dos veículos, fabricados entre 2004 e 2010, já foram incluídos em um recall de abril de 2010. Segundo porta-voz da Toyota, das minivans afetadas, cerca de 370 mil foram comercializadas nos EUA, 80 mil no Canadá e 400 na Europa Ocidental.

Citroën revela facelift de DS3 e DS3 Cabrio


Modelo ganha motores adequados à nova legislação europeia

A Citroën apresentou nesta quinta-feira (22) os renovados DS3 e DS3 Cabrio. Tanto o hatch de duas portas quanto o conversível passaram por algumas atualizações externas, mas trazem como principal novidade a nova gama de motores, a diesel e a gasolina, já adequados à Euro-6, normatização que restringe a emissão de poluentes dos veículos que circulam pela Europa.

Nesse sentido, o Blue HDi 100 e o Blue HDi 120 surgem como opções movidas a diesel. O primeiro tem consumo estimado em 33,3 km/l e emissão de CO2 avaliada em 79 g/km, enquanto o segundo roda 27,8 km/l enquanto descarrega CO2 na ordem de 94 g/km. Já o PureTech e-VTi 82 recebe gasolina, andando 24,4 km/l e liberando 95 g/km.

Quanto ao design, os modelos DS3 receberam novos faróis, mesclando LED e xenônio, com luzes indicadoras de direção inspiradas nos conceituais Numero 9 e Wild Rubis. O novo sistema é 35% mais eficiente em consumo de energia e 75% mais eficiente em iluminação do que lâmpadas convencionais, tendo vida útil estimada em 20 mil horas.

Outra novidade introduzida é o sistema Active City Brake, tecnologia que impede colisões iminentes em baixas velocidades. Por fim, DS3 e DS3 Cabrio poderão contar agora com câmera de ré compatível com o sistema multimídia eMyWay.

Audi apresenta novos A7 e S7


Faróis de LED Matrix fazem parte do facelift

A Audi exibiu nesta quinta-feira (22) os renovados A7 e S7, que chegarão às lojas europeias no terceiro trimestre de 2014. Entre as principais modificações promovidas pela marca alemã nesse facelift, destaque para a introdução dos eficientes faróis de LED Matrix, já conhecidos de outros modelos da montadora.

Outras alterações são a atualização da grade frontal, discreta reestilização dos para-choques e das ponteiras de escapamento. Por dentro, há novas opções de acabamento, com a utilização de materiais como alumínio, e revestimento em couro Valcona.

Há algumas possibilidades de motorização para os novos A7 e S7. O modelo de performance é equipado com bloco 4.0 TFSI de 444 cavalos de potência, enquanto o convencional tem três opções a diesel, como o 3.0 V6 TDI Clean Diesel, entregando entre 215 e 268 cv (de acordo com a configuração), e duas a gasolina. O câmbio padrão é o S tronic de sete marchas, com o tiptronic de oito marchas disponível para algumas versões.

Já o sistema multimídia MMI Navigation com MMI Touch agora conta com processador gráfico da NVIDIA, oferecendo, de série, conexão à Internet. Outros sistemas que compõem a lista dos novos A7 e S7 são os assistentes de visão noturna, de manutenção de faixa e de visão noturna, cruise control adaptativo, entre outros.

Fiat Punto 2015 chega por R$ 43.450


Versões do hatch trazem pequenas modificações

A Fiat divulgou na última quarta-feira (21) detalhes sobre o modelo 2015 do Punto, que chega agora ao mercado brasileiro. Cada versão do hatch traz pequenas alterações, enquanto todas ganham um item de série em comum: a função Lane Change. Com um toque na alavanca de seta, as luzes correspondentes são acionadas por cinco vezes, retornando à posição inicial a seguir.

Quanto às versões, a Attractive, de entrada, tem preço inicial de R$ 43.450. Ela conta com predisposição para rádio, novas calotas (aro 15) e nova opção de tecido de revestimento. Acima, vem a Essence, por R$ 46.470, trazendo novas calotas (aro 15), rádio com USB e Kit Emotion (rodas de liga-leve de 16 polegadas, apoia-braço central dianteiro, porta-objetos central com tampa, entre outros itens) por R$ 1.003 adicionais.

A versão Sporting também terá novo tecido de revestimento, bem como, rodas de 16 polegadas, alarme antifurto e piloto automático, além de nova serigrafia do painel. O preço é de R$ 51.280. A especial Blackmotion sairá por R$ 54.000, enquanto a T-JET, de topo de linha, poderá ser adquirida por R$ 61.840. Não há qualquer modificação no conjunto motor-transmissão dos modelos.

domingo, 18 de maio de 2014

Lançamento: Nissan New March


Reestilização deixa modelo com cara (e conteúdo) de compacto premium

Lançado há menos de quatro anos no Brasil, o March passa por sua primeira reestilização. Agora rebatizado de New March, o carro traz a nova identidade visual da Nissan, marcada pelos novos faróis e grade frontal. O para-choque também foi redesenhado, ganhando uma entrada de ar maior e mais elegante. As mudanças na traseira foram mais discretas, incluindo lanternas com nova disposição de luzes e novo para-choque. Com as mudanças estéticas, o New March tem 3,83 metros de comprimento (um aumento de 4,7 centímetros frente ao modelo antigo) e 1,68 metro de largura (1 centímetro a mais), preservando a altura de 1,53 metro e a distância entreeixos de 2,45 metros.

Ao contrário de outras reestilizações que só abrangem o exterior, o New March também mudou por dentro. A principal alteração foi a substituição das saídas centrais de ar-condicionado redondas por outras retangulares. Nas versões mais caras, o painel tem visual requintado, com direito a central multimídia com tela de 5,8 polegadas sensível ao toque e ar-condicionado digital. O acabamento também evoluiu na qualidade dos materiais utilizados.

Assim como no modelo anterior, o compacto será oferecido nas motorizações 1.0 16V e 1.6 16V - esta segunda fabricada no mesmo complexo de Resende (RJ) onde o modelo é produzido. O motor 1.0 16V entrega 74 cv a 5.850 rpm e torque máximo de 10 mkgf a 4.350 rpm com etanol ou gasolina no tanque. Já o 1.6 16V chega aos 111 cv a 5.600 rpm independente do combustível escolhido.

O New March tem seis versões de acabamento - três para cada motorização. De série, todas trazem airbag duplo frontal, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, direção elétrica progressiva, freios ABS com distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BAS). A versão 1.0 Conforto oferece ar-condicionado, ar quente, alarme de advertência para chave no contato, computador de bordo com consumo instantâneo e relógio, calotas, retrovisores externos na cor da carroceria, tomada de 12 volts e volante com regulagem de altura. A versão S (oferecida com motores 1.0 e 1.6) acrescenta chave com botões para abertura das portas e do porta-malas, retrovisores elétricos, travas elétricas e vidros dianteiros e traseiros elétricos.

A opção SV (com motorizações 1.0 e 1.6) agrega aerofólio com brake-light e lâmpada de LED, Bluetooth, volante multifuncional com comandos de som e telefone, maçanetas externas na cor da carroceria, rádio CD Player com entradas auxiliares para iPod e USB, revestimento dos bancos exclusivo e rodas de liga leve aro 15. Mais luxuosa, a versão 1.6 SL tem ar-condicionado digital, apliques em preto brilhante no painel, alarme com acionamento na chave, câmera de ré, faróis com máscara negra, lanternas fumê, rodas de liga leve aro 16, rádio CD Player com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas e entradas auxiliares para iPod e USB e sistema de navegação por satélite (GPS).

Com três anos de garantia sem limite de quilometragem, o New March terá um programa de preços fixos de revisões, com valores que variam de R$ 199 a R$ 409.

Veja abaixo os preços da linha New March:

New March 1.0 Conforto: R$ 32.990
New March 1.0 S: R$ 34.990
New March 1.0 SV: R$ 36.990
New March 1.6 S: R$ 37.490
New March 1.6 SV: R$ 39.990
New March 1.6 SL: R$ 42.990

Fonte: QUATRORODAS

Audi lança A1 Kult por R$ 79.900


Série limitada terá apenas 100 unidades

A Audi anunciou na última sexta-feira, 16 de maio, o lançamento do A1 Kult no mercado brasileiro. Limitada a apenas 100 unidades, a série especial será vendida por R$ 79.900, sendo o modelo mais barato oferecido no país.

Baseado na versão Attraction, o A1 Kult tem um motor 1.4 TFSI de 122 cv e transmissão automática S tronic de sete velocidades com dupla embreagem. Segundo dados fornecidos pela marca, são necessários nove segundos para o carro acelerar de 0 a 100 km/h, atingindo a velocidade máxima de 203 km/h.

Por fora, o modelo - que será vendido somente na carroceria de quatro portas - é reconhecido pelos emblemas da série especial. As rodas de liga leve são de 15 polegadas. O interior traz acabamento em preto, e inclui itens como ar-condicionado, rádio CD Player com entrada auxiliar e leitor de cartões SD e banco do motorista com regulagem de altura. A lista de equipamentos de série ainda inclui seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), freios ABS, controle de estabilidade (ESP), faróis bi-xenônio com iluminação diurna em LEDs, assistente de partida em aclives e direção servo-assistida.

Entre os opcionais, o hatch pode vir com pintura metálica/perolizada, sistema de navegação por satélite (GPS), Bluetooth e os pacotes Conforto (composto por piloto automático, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro) e Conforto e Tecnologia (inclui ar-condicionado digital, sistema de som premium Audi Music Interface, Bluetooth, retrovisor interno anti-ofuscante, sensores de chuva e crepuscular e volante esportivo com paddle-shifts.

Nissan divulga teaser do novo Pulsar


Modelo será revelado na próxima semana na Europa

A Nissan revelou uma imagem-teaser na qual mostra que está voltando a produzir um veículo na Europa para rivalizar com os hatchbacks VW Golf e Ford Focus. O novo Nissan Pulsar será totalmente revelado ao público no dia 20 de maio e deve começar a ser vendido no segundo semestre de 2014.

Segundo o vice-presidente de vendas e marketing da Nissan, Guillaume Carter, um veículo hatch é necessário para estimular as vendas. "Quando fizemos a nossa pesquisa, descobrimos que existem muitos clientes que nunca comprariam um crossover. Então sabíamos que enquanto nós tivermos o Juke e o Qashqai, também precisaremos de um modelo tradicional do segmento B (Nissan Note ) e um hatchback do segmento C", disse ele ao site britânico AutoExpress.

O teaser mostra apenas os faróis e a grade dianteira, que parecem ter sido inspirados pelo mais recente Qashqai. Quanto aos motores, espera-se que o modelo seja equipado com blocos emprestados dos crossovers Juke e Qashqai, incluindo um 1.2 turbo para rivalizar com o motor 1.2 TSI do Golf.

É provável que uma versão de desempenho Nismo seja oferecida para dar à marca um sério rival para o VW Golf GTI. O nome Pulsar foi introduzido pela primeira vez em 1978 e tem sido utilizado em mercados globais, como a Austrália, desde então.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Renault traz Fluence GT Line por R$ 78.990


Série traz modificações estéticas ao sedã

A Renault começa a vender no Brasil a série limitada GT Line para o sedã Fluence. O modelo, baseado na versão Dynamique, terá preço inicial de R$ 78.990 e contará com algumas modificações, incluindo o mesmo pacote aerodinâmico aplicado ao Fluence GT.

Assim sendo, o GT Line recebe spoiler dianteiro integrado ao para-choque, faróis de neblina com moldura cromada, aerofólio na tampa do porta-malas, saias laterais, rodas de liga-leve de 17 polegadas, insígnias especiais da versão, revestimento interno cinza escuro com detalhes cromados e em black piano, sistema “hands-free”, ar-condicionado digital, direção elétrica, entre outros.

Como ocorre com outros modelos GT Line, o Fluence em questão não terá modificações em relação à motorização. Assim, ele contará com o bloco 2.0 16V flex, que oferece 143 cavalos de potência no etanol (140 cv na gasolina) e 19,9 kgfm de torque (20,3 kgfm da gasolina). O câmbio é o CVT X-Tronic. O modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e chegar aos 195 km/h.

Chevrolet lança Onix 2015 com poucas mudanças


Versão LT 1.4 automática ganha volante multifuncional

A Chevrolet anunciou nesta quarta-feira (14) a chegada do Onix 2015 ao mercado brasileiro. Poucas mudanças foram feitas no hatch, modelo mais vendido da montadora no Brasil, e estão relacionadas à parte tecnológica do carro.

Antes exclusivo para a versão LTZ 1.4 automática, o volante multifuncional, com comandos de áudio compatíveis com o sistema MyLink, agora passa a ser oferecido na versão LT 1.4 automática. A peça é revestida em couro.

Além disso, agora estão disponíveis cinco configurações diferentes para a versão LT, somando aquelas equipadas com motor 1.0 (80 cavalos de potência com etanol e 78 cv com gasolina) e 1.4 (106 cv com etanol e 98 cv com gasolina), com câmbio manual de cinco marchas ou transmissão automática de seis marchas.

Vale lembrar que, segundo o site oficial da Chevolet, a linha 2015 do Onix tem preço inicial de R$ 33.890.

Dodge Durango e Jeep Grand Cherokee passarão por recall


Modelos podem ter falha no sistema de freios ABS

O Grupo Chrysler anunciou nesta quarta-feira (14) que convocará um recall para os utilitários Dodge Durango e Jeep Grand Cherokee, ano/modelo 2012/2013. Os números dos chassis das unidades afetadas vão de 1C4RDJDGODC515030 a 1C4RJFBMXDC515857.

Esses exemplares podem apresentar um defeito no sistema de freios ABS, obrigando o motorista a aplicar mais força sobre o pedal de freio, o que pode aumentar a distância total para completar a frenagem. Assim, será feita a reprogramação de um módulo do sistema.

Os proprietários que quiserem mais informações sobre o recall poderão contatar a companhia por meio dos telefones 0800-703-7140 (Dodge) e 0800-703-7150 (Jeep), além dos sites oficiais: www.dodge.com.br e www.jeep.com.br.

Volkswagen oficializa Golf SportWagen


Versão de produção substituirá o Jetta SportWagen

Exibido no último Salão de Nova Iorque como carro conceito, o Golf SportWagen ganhou uma versão de produção. A Volkswagen confirmou a chegada da perua ao mercado no início de 2015, substituindo o Jetta SportWagen em sua gama.

Serão duas opções de motorização: 1.8 turbo a gasolina, entregando 170 cavalos de potência, e 2.0 turbo a diesel, oferecendo 150 cv. O primeiro bloco poderá ser atrelado a um câmbio manual de cinco marchas ou a um automático de seis marchas, enquanto o segundo formará conjunto com transmissão manual de seis marchas ou DSG de dupla embreagem. A versão a diesel, aliás, poderá contar o sistema de tração integral 4Motion.

Desenvolvido sobre a plataforma MQB, o Golf SportWagen terá itens de série como ar-condicionado automático, faróis de bi-xenônio, assistente de estacionamento, sistema de frenagem pós-colisão, bancos com ajustes elétricos (12 posições), entre outros.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Porsche Cayman GT4 roda sem camuflagem


Versão apimentada deverá aparecer no Salão de Paris

A Porsche prepara o terreno para o lançamento de uma versão GT4 do Cayman. Na Europa o coupé foi visto rodando sem qualquer camuflagem, o que pressupõe um estágio avançado de desenvolvimento do modelo.

Já é possível, a partir das fotos, perceber alterações aerodinâmicas no coupé, como spoiler dianteiro maior, aerofólio traseiro fixo, difusor traseiro, sistema de exaustão duplo centralizado, rodas com desenho diferenciado e enormes freios.

Os rumores indicam que o Cayman GT4 contará com motor 3.6 de seis cilindros contrapostos, entregando algo em torno de 360 cavalos de potência, atrelado a uma transmissão de sete marchas e dupla embreagem.

A apresentação do modelo ao público deverá ocorrer durante o próximo Salão de Paris, programado para o mês de outubro.



Câmera de ré passa a ser item de série nos carros da Buick


Dispositivo será obrigatório nos EUA a partir de 2018

A Buick, uma das marcas que compõem o grupo General Motors, revelou que passará a adotar câmera de ré como item de série em todos os seus carros já a partir dos modelos 2015. A expectativa é de que os novos Enclave, Encore, LaCrosse, Regal e Verano sejam exibidos nas próximas semanas.

A medida antecipa uma resolução do Departamento de Transportes dos Estados Unidos que torna obrigatória a utilização desse dispositivo em todos os carros vendidos no país. A regra passa a valer em 1º de maio de 2018 e tem como objetivo auxiliar os motoristas em diversas situações de trânsito para que se reduza o número de acidentes.