terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ford revela teaser do Ka Sedan concept


Apresentação ocorrerá durante o Salão de Nova Déli

A Ford divulgou o teaser de um novo carro-conceito compacto global, anunciando sua apresentação ao público para o Salão de Nova Déli, na próxima semana. Apesar de a montadora não divulgar oficialmente o nome do modelo, trata-se do Ka Sedan concept.

No comunicado enviado pela marca à imprensa, o carro em questão é definido como “a visão da marca de um futuro produto para o competitivo segmento de carros compactos nos mercados globais de grande volume”.

Paralelamente a isso, a Ford anunciou, também para a próxima semana, a apresentação de “um modelo inédito em sua linha de compactos” em São Paulo, o que indica a provável sincronização de eventos.

Vale lembrar que a montadora já mostrou uma versão conceitual do novo Ka Hatch em novembro de 2013. Sua versão de produção deve chegar ao mercado nacional ainda no primeiro semestre deste ano.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ford convoca recall do Fusion no Brasil


Chamado vale para 38 unidades do sedã

A Ford anunciou nesta sexta-feira (24) a convocação de um recall do sedã Fusion no Brasil. Fazem parte do chamado apenas 38 unidades, fabricadas entre 19 e 23 de abril de 2013, com numeração de chassis entre R284346 a R313663.

Os modelos em questão passarão por verificação na caixa de direção e, eventualmente, sua substituição, devido à falta de um clipe de fixação. O problema pode gerar travamento da direção e, consequentemente, perda do controle do veículo.

Para mais informações, os proprietários podem ligar para o número gratuito 0800 703 3673 ou acessar o site da marca. O tempo de reparo é estimado em três horas e meia.

Porsche prepara facelift para 911


Protótipos testam no inverno europeu

A Porsche já está preparando um facelift para o 911 (991). Protótipos – um deles da versão Turbo – foram flagrados praticamente sem camuflagem enquanto testavam na neve do rigoroso inverno europeu.



Já é possível notar modificações no para-choque dianteiro, com entradas de ar modificadas. Também há saídas de ar nas laterais do para-choque traseiro, indicando que o 911 poderá ter um motor turbo desde sua versão inicial.

Fora da Europa em 2015, GM mantém patrocínio a Manchester United


Empresa diz que acordo mira países emergentes em vez dos europeus

A decisão da General Motors de encerrar as atividades da marca Chevrolet na Europa em 2015 criou uma dúvida entre os especialistas em marketing esportivo. Afinal, a empresa havia assinado em 2012 o maior contrato de patrocínio com o Manchester United Football Club, um dos maiores e mais tradicionais times da Europa. Qual seria o sentido do clube britânico jogar com o logotipo de uma empresa inexistente em todo o continente?

A GM garante que o acordo entra em vigor a partir de 2014/15. As cláusulas do contrato preveem que ele será o maior do gênero na Europa, com o clube inglês ganhando quase 90 milhões de reais por ano pelas próximas sete temporadas. Diante das cifras astronômicas, vários especialistas em patrocínio esportivo questionam se a empresa não teria errado ao inflacionar os valores, já sabendo que a Chevrolet deixaria a Europa em breve.

"Não classificaria o acordo como um mau negócio, mas se pudéssemos voltar no tempo, principalmente sabendo que a Chevrolet não terá investimentos em marketing no futuro, você fecharia o acordo por estes valores? A resposta é claramente não", declarou Jim Andrews, vice-presidente sênior da IEG, uma empresa de publicidade e relações públicas especializada em acordos de patrocínio. As declarações foram reproduzidas pelo site Car Scoops.

Aparentemente alheia à polêmica, a GM não vê problema algum em estampar a gravatinha dourada da Chevrolet em um mercado onde ela não atuará mais. A empresa acredita que a popularidade do United pelo mundo, especialmente em mercados emergentes fundamentais para a Chevrolet (como a Ásia), compensará os valores pagos. 

"Nós nunca fizemos isso (assinar o patrocínio) pensando na Europa. Só tomamos esta decisão porque o futebol é o esporte do mundo. Fizemos isso pensando nos mercados emergentes, especialmente China e Ásia", assegurou Alan Batey, diretor global da GM América do Norte.

Reestilizado, Nissan March roda em testes


Compacto passará por primeira reestilização

Ao que tudo indica, o novo March será o modelo escolhido para inaugurar a segunda fábrica da Nissan no Brasil, em Resende (RJ). Enquanto a fábrica não começa a operar, alguns protótipos já estão rodando em testes pelas ruas e estradas do Paraná, nos arredores de São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede da marca japonesa.

O carro foi flagrado em Curitiba (PR). Reestilizado, o hatch terá leves mudanças, especialmente na dianteira, que ganhará novos faróis, grade e para-choque. Atrás, as alterações serão mais sutis, limitando-se a lanternas com nova disposição de luzes e para-choque redesenhado (abaixo, uma imagem do modelo que em alguns mercados é chamado de Micra).



O interior também será repaginado, com saídas de ar retangulares no lugar das atuais circulares e novos materiais no acabamento da cabine. Nenhuma alteração será realizada nos atuais motores 1.0 e 1.6, sendo que os motores 1.6 serão fabricados no Rio, conforme a Nissan já anunciou. O novo March deve chegar às ruas brasileiras em maio de 2014.

Foto de Viviane Pimentel

Toyota fecha 2013 como a número 1 em vendas


Montadora japonesa emplacou 9,98 milhões de carros no período

A Toyota manteve a liderança em vendas no mercado automotivo global em 2013. De acordo com dados divulgados pela Agência Estado, foram comercializados 9,98 milhões de veículos da marca japonesa ao redor do mundo no ano passado.

A segunda colocação fica com a General Motors, com 9,71 milhões de carros vendidos em 2013. O crescimento da GM, porém, foi maior que o da Toyota: 4% contra 2%. Ainda sem os dados consolidados, a Volkswagen deverá contabilizar algo entre 9,50 e 9,70 milhões de carros vendidos, ocupando o terceiro lugar.

VW mostra nova foto do Up


Modelo nacional chega em fevereiro

A Volkswagen mostrou uma nova imagem do Up nacional. Desta vez o carro aparece de traseira, revelando uma das principais novidades do modelo brasileiro: a tampa do porta-malas em aço no lugar da peça de vidro utilizada na Europa. A troca teria acontecido por motivos de segurança, já que ladrões poderiam quebrá-la para ter acesso ao interior do veículo.

O Up será apresentado à imprensa brasileira na primeira semana de fevereiro e começa a ser vendido em seguida. Além da nova tampa do porta-malas, o carro será ligeiramente mais comprido que o europeu, para poder levar três pessoas no banco de trás – o projeto original prevê o transporte de apenas dois ocupantes.

Além de ser o carro mais econômico de todos os modelos avaliados pelo Inmetro, o compacto conquistou cinco estrelas no teste de colisão do Latin NCAP e tem o menor índice de reparabilidade do CAR Group, avaliado pelo CESVI Brasil. O popular da VW obteve a classificação 11, sendo que quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Chinesa Geely estreia no Brasil


Marca chega ao país com EC7 e GC2

A Geely Motors anunciou nesta terça-feira, 21 de janeiro, o início de suas operações no Brasil. A marca chinesa será representada no país pelo Grupo Gandini, comandado por José Luiz Gandini, também responsável pelo comando da Kia Motors do Brasil.

O primeiro modelo da Geely será o EC7, que chega às ruas brasileiras em março. O sedã médio é o carro mais vendido da marca em seu país de origem e aqui deve custar em torno de 50 mil reais, concorrendo com outros chineses (como o JAC J5) e sedãs compactos e médios, como Fiat Linea, Ford New Fiesta Sedan e Honda City.



Em abril será a vez do GC2 desembarcar no Brasil. O compacto tem traços arredondados e em alguns mercados é chamado de Panda, pelo fato de o desenho frontal lembrar o urso chinês. Ambos os modelos serão importados do Uruguai e virão bastante equipados, com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, freios ABS e airbag duplo.

A marca espera construir uma rede de 25 concessionárias em 2014, com pretensão de comercializar de 3 a 3,5 mil unidades dos modelos EC7 e GC2 neste ano.

Demitidos da GM podem ser contratados pela Chery


Chinesa atenderá chamado do governo federal e funcionários dispensados terão preferência

A chinesa Chery, que inaugurará em Jacareí (SP) sua primeira fábrica no Brasil em breve, vai atender ao chamado do governo federal, dando preferência aos funcionários dispensados pela General Motors de São José dos Campos. As contratações devem ocorrer a partir de março. 

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o governo planejou essa ação ainda em 2012, quando a GM intensificou as negociações para a demissão dos funcionários. Então, Manoel Dias, ministro do Trabalho, formalizou o pedido à Chery no início de 2014, já que no final do ano passado, cerca de 1000 funcionários da GM de São José dos Campos foram demitidos. 

"Mão de obra no Brasil é sempre uma preocupação. Para nós, é interessante por ser uma mão de obra qualificada. Serão considerados com preferência", afirmou Luís Curi, vice-presidente da Chery no Brasil. 

Inicialmente serão contratados 800 trabalhadores pela montadora chinesa para iniciar suas operações no Brasil, que posteriormente contará com 3.000 funcionários e deve produzir 150 mil veículos por ano.

Novo Fit é flagrado em SP


Monovolume será lançado no Brasil neste ano

A nova geração do Fit já está rodando pelas ruas brasileiras. Este protótipo foi flagrado em uma estrada próximo a Piracicaba (SP), cidade localizada há alguns quilômetros de Sumaré, também no interior paulista, onde fica a fábrica da Honda.

O Fit brasileiro deve ser praticamente idêntico ao vendido no Japão. Somente alguns detalhes, como o desenho da grade frontal, é que podem ser alterados. Não há informações sobre versões e motorizações, mas fontes ligadas à Honda dizem que há possibilidade de o Fit ser vendido aqui somente com a motorização 1.5, numa tentativa de posicionar o carro definitivamente como um compacto premium, abrindo espaço para um modelo mais barato em um futuro próximo.

Outra mudança seria a troca da transmissão automática de cinco marchas por uma do tipo continuamente variável (CVT), como na primeira geração do Fit. O novo Fit chega ao mercado brasileiro até o fim do primeiro semestre de 2014.

Foto de Gustavo Chimetto

Novo Sandero é flagrado em testes


Carro chega ao país ainda neste semestre

O novo Sandero já está em fase final de testes no Brasil. O carro foi flagrado na região de Curitiba (PR), próximo a São José dos Pinhais, onde fica a fábrica da aliança Renault-Nissan.

O fato de o veículo fotografado ter calotas em vez de rodas de liga leve é um forte indício de que o carro é uma versão de entrada. O Sandero seguirá as mudanças radicais adotadas no Logan, mas o modelo brasileiro deve ter alterações na disposição das luzes das lanternas em relação ao hatch europeu.

As motorizações 1.0 16V e 1.6 16V, que já são oferecidas no Sandero atual, devem permanecer como opções. A versão Stepway também será renovada. O lançamento do novo Sandero deve acontecer até o fim do primeiro semestre deste ano.

Foto de  Bruno de Camargo

Inmetro divulga carros mais econômicos ou beberrões de 2014


Entidade divulga lista com o desempenho de consumo de combustível de cada veículo testado

O Inmetro divulgou a lista de 2014 com o ranking dos carros que consomem mais e menos combustível. Foram testados 495 modelos e versões de 36 montadoras. Ao longo do ano, esse ranking é atualizado com mais modelos e versões. 

Uma das novidades deste ano é a testagem do Volkswagen Up!, que chegará ao mercado brasileiro neste ano. Todas as versões testadas obtiveram conceito A, a nota máxima em matéria de economia de combustível.


Para chegar ao resultado do ranking, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro submete os carros a testes realizados em laboratórios por especialistas e os categoriza em seis grupos, que vão de A a E. 


Assim como ocorre com outros produtos, como refrigeradores e televisores, recebem a etiqueta com faixas coloridas A os produtos mais eficientes e a etiqueta E aqueles com maior consumo. 


A participação das montadoras é voluntária. A Chevrolet, por exemplo, mais uma vez ficou de fora.


O resultado de todos os modelos, com seu respectivo consumo energético na cidade e na estrada está disponível aqui.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Toyota planeja novo Camry com visual mais impactante


Executivo promete mais "agressividade" ao modelo 2015

Um dos carros mais vendidos no mercado norte-americano, o Camry passará por facelift em seu modelo 2015. E, se o modelo atual recebeu algumas críticas quanto ao design, o próximo deverá adotar visual mais agressivo. Ao menos é esse o plano dos executivos da Toyota.


“O próximo Camry terá um visual mais emocional, mais impactante. Recebemos algumas ‘pancadas’ por causa do atual modelo, então acho que precisamos criar um melhor design para o carro”, disse Kevin Harper, presidente do Calty, centro de design da Toyota nos Estados Unidos, à Bloomberg.


A opinião é compartilhada por Kazuo Ohara, CEO da Toyota nos EUA. “Não diria que seremos aventureiros com o design do próximo Camry, mas, ao menos, mais agressivos”, afirmou.

Seat apresenta Leon ST4Drive


Modelo terá duas opções de motor a diesel

A Seat aproveitou o Salão de Viena para apresentar o novo Leon ST4Drive. A perua chegará ao mercado europeu em abril, equipada com um novo sistema de tração integral. De acordo com a marca, ele “reage de modo extremamente rápido em qualquer circunstância imposta pelo motorista”.

Quanto à motorização, duas opções estarão disponíveis, ambas movidas a diesel. A primeira é a 1.6 TDI, entregando 105 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, permitindo que o carro acelere de 0 a 100 km/h em 12 segundos e alcance a velocidade máxima de 187 km/h.


A segunda é a 2.0 TDI, oferecendo 150 cavalos de potência. Nesse caso, o Leon ST4Drive vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, obtendo a máxima de 211 km/h. Com esse motor, o consumo é estimado em 20,8 km/l, valor que melhora para 22,2 km/l no caso do 1.6.

Chery vai encerrar importação de Cielo e S-18


Marca alega foco na produção nacional

A Chery do Brasil anunciou em 17 de janeiro, o fim da importação dos modelos S-18 e Cielo a partir de fevereiro.

Segundo a empresa, a medida "faz parte da nova estratégia de mercado da montadora, focada em sua produção nacional". A marca prepara a inauguração de sua primeira fábrica no Brasil para julho, quando pretende iniciar a produção em Jacareí (SP) justamente com o Celer.

Enquanto as primeiras unidades brasileiras não ganham as ruas, a Chery garante que "mesmo com o fim da comercialização do S-18 e do Cielo, os proprietários desses veículos terão acesso a todos os procedimentos de pós-venda, desde manutenção preventiva a troca de peças, pelo tempo que for necessário".

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Chrysler convoca recall da RAM no Brasil


5.130 unidades têm problema na barra de direção

A Chrysler anunciou em 14 de janeiro a convocação de um recall da picape Dodge RAM no Brasil. Foram chamadas 5.130 unidades, produzidas no México entre os anos de 2003 e 2012, com chassis que vão de 3C6UD5FLOCG110462 a 3D7UT2CL3AG188297.

Os exemplares em questão apresentam um defeito no pivô da barra de direção esquerda. Em caso de rompimento, o motorista pode perder o controle do veículo, aumentando drasticamente a possibilidade de um acidente.

Para mais informações, os proprietários podem acessar o site da marca ou ligar para 0800-730-7060.

Audi A3 Sedan chega por R$ 116.400


Modelo já está nas concessionárias do País

A Audi anunciou a chegada do A3 Sedan ao mercado brasileiro pelo preço de R$ 116.400. O modelo já está nas concessionárias da montadora alemã no País em sua versão convencional, enquanto o S3 Sedan, versão esportiva, começará a ser vendido por aqui em março.

O modelo vem equipado com motor 1.8 TFSI, entregando 180 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, atrelado ao câmbio S tronic de sete marchas e dupla embreagem. Com isso, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, alcançando a velocidade máxima de 235 km/h.

Em termos de consumo, o carro tem média de 17,8 km/l (combinando cidade e estrada). Já a emissão média de CO2 é de 129 g/km. Vale destacar a presença do sistema Audi Drive Select, que permite ao motorista realizar ajustes nas posições de condução (pedal, direção, suspensão).

Outras características do A3 Sedan são ajustes elétricos no banco do motorista, espelho retrovisor interno antiofuscante automático e sistema multimídia com tela de 7 polegadas, com opcional de navegador integrado, DVD e 40 GB para armazenamento de músicas.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Palio Fire vira carro de entrada da Fiat


Fiat Palio Fire 2014 (Foto: Fiat)
Por R$ 23.990, modelo ''assume'' lugar do Mille

A Fiat anunciou na última quinta-feira, 9 de janeiro, o lançamento do novo Palio Fire 2014. Com visual levemente modificado, ele preencherá a lacuna deixada pelo Mille de carro mais barato do país, custando 23.990 reais – o mesmo valor do Chery QQ. A versão com carroceria de quatro portas sai por 25.990 reais.



As mudanças estéticas foram muito sutis. Os faróis voltaram a ter molduras cromadas e a grade frontal ganhou novo desenho e um aplique cromado. Por dentro, o carro traz uma versão simplificada do painel adotado no Siena EL e na Idea. Além do acabamento mais espartano, a cabine traz o volante de três raios de Punto e Idea e quadro de instrumentos e saídas de ar-condicionado do novo Uno. O rádio com entrada USB também é um diferencial.


Fiat Palio Fire 2014 (Foto: Fiat)

Como principais itens de série o carro tem indicador digital do nível de combustível, retrovisores externos com comando interno, para-choques na cor do veículo, relógio digital, luz de leitura dianteira, econômetro e vidros verdes, além dos agora obrigatórios airbag duplo e freios ABS com EBD. Ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve, vidros elétricos e travas elétricas são opcionais. 

Além da chegada do novo Palio Fire, a Fiat baixou os preços do Novo Uno, promovendo descontos que chegam a quase dois mil reais.

Veja abaixo a nova tabela de preços sugeridos do Novo Uno:

Novo Uno Vivace 1.0 Flex 2p: R$ 24.990
Novo Uno Vivace 1.0 Flex 4p: R$ 26.990
Novo Uno Economy 1.4 Flex 4p: R$ 29.600
Novo Uno Way 1.0 Flex 4p: R$ 28.300
Novo Uno Way 1.4 Flex 4p: R$ 32.560
Novo Uno Sporting 1.4 Flex 4p: R$ 34.090