quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sonic 2014 ganha MyLink


Modelo é vendido com motor 1.6 16V flex

A Chevrolet anunciou nesta terça-feira, 27 de agosto, a chegada da linha 2014 do Sonic. Sem novidades visuais, o modelo traz uma nova versão do sistema multimídia MyLink, a oferta de sensor de chuva entre os itens de série e novas opções de cores.



Sua grande novidade é de fato a chegada do MyLink, introduzido pela GM no Onix. No entanto, o sistema que equipa o Sonic conta com o sistema Siri, que controla o smartphone por comandos de voz. É possível também baixar aplicativos nas lojas App Store e Google Play, permitindo sintonizar rádios de todas as partes do mundo via satélite ou utilizar GPS. O MyLink também controla algumas configurações do veículo, incluindo aviso sonoro de faróis ligados, travamento das portas e ajustes do sistema de som.

O hatchback ganhou as cores azul Berlin e cinza Ashen, esta segunda cor oferecida também no sedã. O Sonic continua sendo oferecido com o motor 1.6 16V Ecotec, que rende 120 cv quando abastecido com etanol e 116 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm. O torque máximo é de 16,3 kgfm com etanol e 15,8 mkgf se abastecido com gasolina, sempre a 4.000 rpm.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Peugeot reestiliza crossover 3008


Modelo será mostrado no Salão de Frankfurt

Além de mostrar os detalhes do 308 R Concept, a Peugeot revelou a primeira reestilização do 3008, que, a exemplo dos outros modelos, estará no Salão de Frankfurt.



As principais mudanças foram feitas na dianteira, que ganhou nova grade – alinhada com a identidade visual da marca –, faróis redesenhados, lanternas com nova disposição de luzes e novas rodas de liga leve de 16 ou 18 polegadas. O interior traz acabamento com detalhes cromados e uma manopla de câmbio redesenhada.



Na Europa, a gama de motorizações é composta por cinco opções, sendo quatro delas com 1,6 litro (incluindo a já conhecida 1.6 THP com 155 cv ou 163 cv) e uma 2.0 a diesel, com 150 cv ou 163 cv. Há também o 3008 Hybrid 4, que combina um motor 2.0 a diesel com outro motor elétrico de 37 cv, responsável por movimentar as rodas de trás. A potência combinada é de 200 cv. Ainda não há previsão de quando o 3008 reestilizado chegará ao Brasil.

Veja fotos do novo Chevrolet Agile


Modelo já está nas concessionárias argentinas

Oficialmente, a Chevrolet argentina mostrou apenas duas imagens do novo Agile. Mas o modelo reestilizado já está em exposição nas concessionárias daquele país, conforme mostram os flagrantes publicados pelo site Info Sobre Ruedas em parceria com o Agile Club Argentina.



As principais mudanças foram feitas na dianteira. O Agile sofreu alterações nos faróis (que ganharam molduras negras) e grade, ficando com uma aparência menos exagerada do que o modelo anterior. O para-choque frontal também foi redesenhado, reforçando a inspiração no Onix. Até as calotas da versão LT (descontinuada por aqui) são as mesmas do hatchback que roubou vendas do Agile no Brasil. Na traseira, apenas as lanternas ganharam uma nova disposição de luzes, lembrando Spin e Cobalt. O para-choque foi reestilizado e ganhou luzes refletivas.



A decepção fica por conta do interior. Nada de MyLink (pelo menos não no exemplar fotografado) nem melhorias no acabamento: o volante multifuncional com base achatada é a única novidade. De resto tudo é praticamente igual ao antigo Agile, inclusive o grafismo do painel de instrumentos.

Na Argentina, agora o Agile 2014 traz airbag duplo e freios ABS entre os itens de série – o que já acontecia aqui na versão LTZ. Seus preços variam entre 89.590 pesos e 105.180 pesos.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Toyota mostra facelift do Land Cruiser


Principal mudança é o novo design dos faróis

A Toyota exibiu fotos e divulgou informações oficiais sobre o modelo 2014 do SUV Land Cruiser. O modelo passou por facelift e será apresentado ao público durante o Salão de Frankfurt, que se inicia em 10 de setembro.

Sem alterações mecânicas, o destaque do novo Land Cruiser é o design dos faróis, agora no formato de "lágrima". Eles podem ser de lâmpadas halógenas ou LED (no segundo caso, acompanhando luzes diurnas de LED). A grade frontal também está maior, enquanto capô e para-choque foram redesenhados.

Com as alterações, a Toyota informa que o comprimento do modelo aumentou em 2 centímetros, tanto para a versão de três portas (4,34 metros) quanto para a de cinco portas (4,78 metros). Outras novidades visuais são as lanternas atualizadas e as diferentes opções de rodas de liga-leve, de 17 e 18 polegadas.

Por dentro, há novo console central, sistema Optitron com tela colorida de 4,2 polegadas, melhorias no painel e no acabamento das portas, novo desenho dos bancos da segunda e terceira fileiras, entre outras novidades.

As opções de motorização são as mesmas do Land Cruiser anterior: 4.0 V6 a gasolina, que entrega 282 cavalos de potência e 39,3 kgfm de torque, e 3.0 turbodiesel, de 190 cv e 42,8 kgfm de torque.

GM volta a fabricar Classic em São José dos Campos (SP)


Marca volta atrás e produzirá o modelo até o final do ano

A General Motors resolveu retomar a produção do Classic na fábrica de São José dos Campos (SP) de setembro até o final deste ano. A decisão atende à reivindicação do Sindicato dos Metalúrgicos local, que invadiu a Prefeitura da cidade para cobrar uma posição das autoridades sobre a decisão da GM de encerrar a produção do modelo em São José dos Campos.

A montadora, que havia prometido fabricar o veículo por lá até o fim de dezembro, continuará fazendo o sedã em volume reduzido. Antes da suspensão da linha de montagem, eram produzidos 150 unidades por dia. Aproximdamente 850 funcionários trabalham na fabricação do Classic.

De acordo com o sindicato, além da retomada da produção do carro, a GM abriu um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os trabalhadores desta linha (conhecida como MVA) até o dia 8 de setembro. Por conta da redução no volume de veículos produzidos, "quem não aderir ao PDV poderá voltar à linha de produção do Classic ou permanecer em licença remunerada até 31 de dezembro", informou a assessoria de imprensa do sindicato. Após este período, os funcionários serão desligados da empresa, conforme acordo firmado entre as partes envolvidas no começo deste ano.

Honda revela Fit Shuttle 2014


Perua passou por poucas alterações

A Honda revelou o modelo 2014 da perua Fit Shuttle. Ela já está à venda no mercado japonês com preços que partem de 1,64 milhão de ienes (16,6 mil dólares) e vão até 1,99 milhões de ienes (20,2 mil dólares).

Poucas modificações podem ser vistas na comparação com o modelo 2013. Para-choque e grade dianteiros foram atualizados e há novas rodas de liga-leve. A versão híbrida ganhou o pacote Smart Selection, que agrega bancos dianteiros aquecidos e revestimento interno parcial em couro, com costura laranja.

O modelo-base é equipado com o mesmo motor 1.5 i-VTEC de quatro cilindros, movido a gasolina, que entrega 120 cavalos de potência. Já o Fit Shuttle híbrido tem motor 1.3 a gasolina que trabalha em conjunto com um motor elétrico de 13 cv.

Peugeot mostra 308 R Concept


Versão conceitual traz motor 1.6 turbo do RCZ R

Os fãs de hatches esportivos terão um bom motivo para visitar o estande da Peugeot no Salão de Frankfurt. A marca apresentará o 308 R Concept, versão apimentada do 308 que pode virar realidade em breve.

Equipado com o motor 1.6 turbo do RCZ R, ele tem 270 cv e torque máximo de 33,6 mkgf. Como num autêntico esportivo, o carro tem transmissão manual de seis marchas e diferencial autoblocante. Visualmente, o carro traz três entradas de ar na parte inferior, faróis de LED, capa dos retrovisores externos em fibra de carbono e rodas de liga leve de 19 polegadas. A traseira tem lanternas com LED e duas ponteiras de escape. Chama (bastante) atenção a nada discreta decoração da carroceria dividida nas cores vermelha e preta.



Caso realmente seja produzido, o 308 R bateria de frente com modelos como Renault Mégane RS e Volkswagen Golf GTI.

Nissan inicia pré-venda do novo Sentra


Versão de topo de linha chega por R$ 71.990

A Nissan deu início à pré-venda do novo Sentra no último domingo (25). O anúncio foi feito em evento realizado nos Estados Unidos, onde ocorreu a apresentação do carro à mídia especializada brasileira. As encomendas poderão ser feitas diretamente nas concessionárias da marca.

Num primeiro momento, está disponível para reserva apenas a versão de topo de linha SL 2.0, cujo preço foi definido em R$ 71.990. A efetiva chegada do sedã às concessionárias brasileiras ocorrerá no mês de outubro, quando também poderão ser adquiridas as versões iniciais (preços ainda não foram revelados).

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Funcionários da GM protestam contra fim da produção do Classic


Marca havia prometido fabricar carro até o fim do ano

Um grupo de trabalhadores da General Motors ocupou a entrada principal da Prefeitura de São José dos Campos na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a intenção deles era cobrar do prefeito Carlinhos Almeida (PT) um pronunciamento contra o encerramento da produção do Classic na fábrica local da Chevrolet. A decisão provocará a demissão de 850 funcionários.

De acordo com a assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, os manifestantes permaneceram no local por 45 minutos e deixaram a Prefeitura depois de Almeida se comprometer a receber uma comissão de trabalhadores ainda nesta quarta-feira no Paço Municipal.

"O protesto foi decidido na assembleia dos trabalhadores da GM, dando início à série de mobilizações em defesa do emprego", diz a entidade em nota. "A partir de hoje, vamos iniciar as mobilizações e exigir o cumprimento do acordo. Não aceitaremos o fim da produção do Classic e muito menos as demissões", declarou o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, conhecido como Macapá.

O fim da produção do Classic em São José dos Campos foi anunciado na última sexta-feira, 16 de agosto. Com isso, o sedã passará a ser importado da Argentina, onde é produzido normalmente.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

GM deixará de produzir Classic em São José dos Campos (SP)


Produção do modelo teria ficado economicamente e financeiramente inviável

Classic deixará de ser produzido na fábrica da General Motors de São José dos Campos (SP). O fim da produção do modelo, antes previsto para o fim de 2013, foi antecipado, pois teria ficado “economicamente e financeiramente inviável” para a GM, segundo afirmou Luiz Moan, diretor de assuntos institucionais da fabricante. Até meados de junho eram produzidos em média 150 Classic por dia. 

Desta maneira, a GM aguarda a entrada de aproximadamente 850 funcionários em um Programa de Demissão Voluntária (PDV), ou então serão dispensados recebendo apenas indenizações previstas em lei. 

A linha, última que produz automóveis no complexo do Vale do Paraíba, está parada desde 22 de julho devido às férias coletivas concedidas pela empresa aos funcionários, além de licença remunerada estendida até dia 30 de agosto, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. Nesse período 178 trabalhadores aderiram ao PDV. 

"A GM está rasgando um acordo feito em janeiro, exaustivamente negociado entre as partes, na presença de representantes da Prefeitura e dos governos do Estado e Federal", o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos local, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá. "Vamos avaliar se recorremos à Justiça, mas na quarta-feira (21) faremos assembleia que definirá novos protestos." 

O Classic também é produzido em São Caetano do Sul (SP) e na Argentina, vendendo em média 10 mil unidades por mês no Brasil.

Volkswagen adia fabricação do novo Santana no Brasil


Montadora alemã cancelou os pedidos de desenvolvimento de peças para o carro

De acordo com o site Automotive Business, a Volkswagen engavetou por tempo indeterminado o lançamento da nova geração do Santana no Brasil. Segundo a publicação, a VW cancelou os pedidos de desenvolvimento de peças para o carro, que poderia ser lançado no País já em 2014. 

O novo Santana viria ocupar o espaço do segmento de sedãs espaçosos e de custo baixo, ou seja, os chamados "cheap space", que por aqui são representados por Chevrolet Cobalt, Fiat Gran Siena e Renault Logan. 

"Existem estudos, mas antes temos muitos outros lançamentos para fazer. O Santana seria uma subida de nível, é um carro importante, deixou uma longa história no Brasil, mas ainda não está confirmado", afirmou Thomas Schmall, presidente da Volkswagen no Brasil, em entrevista ao site Automotive Business no primeiro semestre de 2013.

Audi mostra novo teaser do A8 2014


Apresentação online do modelo ocorre na quarta-feira

A Audi voltou a mostrar teasers do novo A8. Dessa vez, a montadora alemã revelou os esboços oficiais do modelo, mas a grande novidade é a confirmação da apresentação online do facelift do sedã para a próxima quarta-feira (21).

Pelo que as imagens revelam, não deve haver mudanças radicais no visual do A8. Entretanto, o carro ganhará em tecnologia. Por exemplo, os faróis terão múltiplos diodos que trabalharão de modo individual, de modo a garantir mais precisão ao iluminar

.

As luzes de direção, tanto nos faróis quanto nas lanternas, também receberam nova tecnologia. Na frente, serão 18 LEDs, e na traseira, 24. O acionamento é progressivo e dinâmico, facilitando a visualização da manobra.

Os para-choques também estão diferentes na comparação com o modelo atual. Na traseira, também há a introdução de uma faixa horizontal cromada na tampa do porta-malas.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Ford Focus sai de linha


Fábrica argentina já produz nova geração

A Ford já não produz mais o Focus na planta de Pacheco, situada na Argentina. A interrupção de sua linha de montagem abre espaço para o início da fabricação da terceira geração do modelo, que será lançado na Argentina em outubro e deve chegar até o fim do ano no Brasil.

Lançado em setembro de 2008, a segunda geração do Focus tem motorizações Sigma 1.6 e Duratec 2.0 – ambos foram lançados apenas com gasolina, mas ganharam opções flex em 2009 e 2010, respectivamente. O carro foi um dos primeiros modelos produzidos pela Ford na América do Sul a adotar a tendência de estilo Kinetic.

O modelo será vendido nas versões hatchback e sedã, com motorizações Sigma 1.6 e Duratec 2.0.

Porsche mostra foto do 918 Spyder definitivo


Apresentação ao público ocorre em Pebble Beach

Depois de muita espera, a Porsche finalmente apresentará o 918 Spyder ao público, durante o Concours D’Elegance de Pebble Beach, programado para este fim de semana. Antes disso, porém, a montadora revelou uma foto da versão de produção definitiva do conversível por meio de sua conta no Twitter.

Nenhuma informação nova foi mencionada, mas a Porsche já havia revelado que o 918 Spyder conta com motor a combustão 4.6 V8 e dois motores elétricos. A potência total entregue pelo sistema é de 887 cavalos, e o torque, de 81,6 kgfm.

Assim, o híbrido acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, de 0 a 200 km/h em 7,9 segundos e de 0 a 300 km/h em 23 segundos. A velocidade máxima é de 340 km/h. Ainda assim, o consumo de combustível estimado pela Porsche é baixo: 30 km/l, em média.

Peugeot traz novo RCZ ao Brasil


Esportivo chega em versão única por R$ 132.990

A Peugeot confirmou a chegada do novo RCZ ao mercado brasileiro. Passando a adotar a nova identidade visual da montadora francesa, o coupé esportivo será comercializado em versão única de acabamento no País, saindo por R$ 132.990.

As principais alterações visuais estão na dianteira, com grade frontal reformulada, faróis bixenônio direcionais com máscara negra e seis LEDs. Também há mudanças internas, como a introdução de um novo sistema multimídia (WIP NAV), tela de 7 polegadas, navegador GPS, rádio com CD player e MP3, Bluetooth, comandos na coluna de direção, entre outras novidades.

Em relação aos itens de segurança, o novo RCZ conta com controle de tração (ASR) integrado ao controle de estabilidade (ESP), freios ABS com auxílio para frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF), quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Hill Assist (ajuda para partida em aclives) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Já o motor que equipa o esportivo é o 1.6 turbo THP, que entrega 165 cavalos de potência (a 6.000 rpm) e 24,5 kgfm de torque (a 1.400 rpm). Conectada a ele está a transmissão automática sequencial de seis velocidades.

Por fim, três cores de carroceria estão disponíveis para o RCZ: preta (Perla Nera) e vermelha (Erythrée), metalizadas, e branca (Nacré), perolizada.

Hyundai e Kia convocam recalls nos EUA


No total, 270 mil veículos serão chamados para reparos

Hyundai e Kia anunciaram recalls envolvendo quase 270 mil veículos nos Estados Unidos. O maior deles envolve 240 mil unidades dos sedãs Hyundai Azera e Hyundai Sonata, fabricados entre 2005 e 2010.

Apenas alguns dos Estados norte-americanos, mais precisamente, os mais frios, fazem parte da chamada. Isso porque o sal usado nas vias para evitar o acúmulo de neve no inverno pode provocar ferrugem e, consequentemente, desalinhamento das rodas traseiras.

Em outro recall, 20.300 unidades do Hyundai Santa Fe Sport 2013 e 9.345 unidades do Kia Sorento 2014 foram chamadas, devido a eventuais rachaduras no semieixo dianteiro direito, o que pode provocar colisões.

De acordo com as montadoras e com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), entidade que gerencia questões que envolvem a segurança no trânsito dos EUA, nenhum acidente relacionado aos problemas mencionados foi registrado. Ainda não há informações sobre a convocação de recalls em outros mercados.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Chevrolet e GMC divulgam teaser de novas caminhonetes


Novos modelos serão produzidos em 2014 nos EUA

A General Motors divulgou a primeira imagem das picapes Chevrolet Colorado e GMC Canyon de 2015. O teaser não revela muito, mas confirma que os modelos terão uma grade proeminente e um capô arredondado. 

A GM não tem muito a dizer sobre os modelos, mas descreveu-os como "capazes, versáteis e alternativas eficientes de combustível" para caminhonetes completas, como Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado/GMC Sierra. A empresa também revelou o novo modelo vai entrar em produção na fábrica de Wentzville, Missouri, em 2014. 

Pouco mais se sabe sobre os modelos, mas eles deverão ser fortemente influenciados pela Chevrolet/Holden Colorado, que já está disponível nos mercados internacionais, e lembrando um pouco a nova S10. Não há nenhuma palavra sobre a motorização, mas Mark Reuss, presidente da GM North America disse anteriormente "Este vai ser uma nova caminhonete - um novo tamanho com um novo conjunto de motorizações."

VW lançará programa global de usados no Brasil


Medida visa ampliar rede de pós-venda da marca

A Volkswagen implantará no Brasil seu programa global de vendas de automóveis usados. Chamado de Das WeltAuto, ele começa a funcionar por aqui em 2014, segundo informações do jornal “O Estado de S. Paulo”. O programa foi lançado há quatro anos na Alemanha e existe em vários países da Europa e até no México. Por enquanto, ele está sendo testado em algumas lojas de São Paulo.

“Os veículos serão oferecidos em uma área exclusiva no showroom, teremos produtos financeiros, garantia, uma recuperação cosmética, tudo pensando em agregar valor", afirmou Alexandre Abelleira, diretor nacional de vendas da Volkswagen, durante o Congresso da Fenabrave, em São Paulo.

Com a implantação deste novo programa, a VW dá o primeiro passo para ampliar sua rede de pós-venda. No Brasil, este setor responde por apenas 13% do faturamento de uma montadora, mas contribui com 32% de lucro no setor. Em outros mercados, como Europa e Estados Unidos, o pós-venda responde por 18% do faturamento e 65% do lucro total.

De acordo com Abelleira, a chegada do programa Das WeltAuto tem como objetivo “acabar com o mito de que revisões custam caro”, algo que “só com a fidelização do cliente isso pode acontecer”. O executivo ainda ressaltou que o proprietário de um usado Volkswagen pode e deve ter um relacionamento próximo com a marca.

Honda confirma nova fábrica no Brasil


Planta de Itirapina (SP) deve produzir o novo Fit

A Honda Automóveis do Brasil confirmou a construção de sua segunda fábrica de automóveis no país. A nova planta será erguida em Itirapina, cidade distante a aproximadamente 200 quilômetros de São Paulo e a 100 quilômetros da outra fábrica da Honda, em Sumaré.

A planta será construída em um terreno de 5,8 milhões de metros quadrados e empregará aproximadamente dois mil funcionários. Segundo a própria montadora, na nova fábrica será produzido um veículo compacto "da categoria do Honda Fit", provavelmente a terceira geração deste mesmo modelo, recém-apresentada no Japão.

Com a nova fábrica, a Honda dobrará sua capacidade produtiva no país, saltando dos atuais 120 mil veículos produzidos anualmente (capacidade atual de Sumaré) para 240 mil automóveis a partir de 2015, ano em que a nova planta deve começar a operar. A marca investirá aproximadamente 1 bilhão de reais na construção desta fábrica.

"Sendo o quarto maior mercado de automóveis do mundo, o Brasil é uma região muito importante para as operações da Honda. Com a expansão da capacidade, nosso objetivo é ganhar competitividade e oferecer produtos cada vez mais atrativos, que excedam as expectativas dos consumidores brasileiros", afirmou o Presidente da Honda South America e da Honda Automóveis do Brasil, Masahiro Takedagawa.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

GM faz recall do Sonic


Problema nas tubulações pode causar vazamento e incêndio

A General Motors do Brasil convocou nesta quarta-feira, 7 de agosto, os proprietários do modelo Sonic para um recall. Estão envolvidos veículos fabricados entre 26 de abril de 2012 e 1º de maio de 2013, que passarão por inspeção e eventual substituição da tubulação de combustível e instalação de isoladores nas tubulações de combustível e de ar-condicionado.

Segundo a marca, “pode ocorrer vazamento de combustível no compartimento do motor, com risco de incêndio e de danos materiais e físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros”. O serviço será realizado gratuitamente mediante pré-agendamento.

O atendimento, que leva aproximadamente 40 minutos, começará a ser realizado em 15 de agosto. Para mais esclarecimentos, a GM disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site oficial da marca.

Veja os números de chassis dos veículos envolvidos no recall:

Chevrolet Sonic:
Números de série entre DS500001 e DS625578

Toyota apresenta novos Corollas híbridos no Japão


Preços partem de 19.700 dólares

A Toyota mostrou nesta quarta-feira (7) as novas versões híbridas da família Corolla vendida no Japão. Mais precisamente, foram revelados o Corolla Axio Hybrid (sedã) e o Corolla Fielder Wagon Hybrid (perua).

Ambos os modelos são equipados com motor 1.5 (Ciclo de Atkinson), de 73 cavalos de potência, associado a um motor elétrico de 60 cv. A potência combinada é de 99 cv, sendo que a bateria de íon-lítio está situada embaixo do banco traseiro. De acordo com os dados fornecidos pela Toyota, os híbridos registram consumo de combustível de 33,3 km/l. 

Em relação ao design, há poucas modificações em relação à versão anterior, como a grade frontal com emblema da Toyota em azul, painel de instrumentos com detalhes em azul e novo revestimento interno.

A expectativa mensal de vendas dos novos híbridos é de 1.000 unidades para o sedã e 1.500 unidades para a perua. Os preços partem de 1.925.000 ienes, o equivalente a 19.700 dólares.

Reciclagem virou negócio bilionário para a GM


Com a iniciativa, gerou receita de R$ 2 bilhões

Num mundo onde a pressão sobre os recursos naturais só aumenta e a preocupação com o meio ambiente se traduz em leis cada vez mais rígidas, a gestão adequada do lixo virou assunto estratégico dentro das empresas. E daqueles com potencial de falar alto ao bolso, ou melhor, ao caixa. A General Motors sabe bem disso.

No ano passado, a montadora mandou para reciclagem 90 por cento de todos os resíduos gerados no processo de fabricação de seus carros mundo a fora, ao invés de enviá-los para aterros. Os louros foram colhidos: a iniciativa gerou receitas de cerca de R$ 2 bilhões, segundo o último relatório de sustentabilidade da empresa.

Tal façanha foi alcançada com a implementação do programa Landfill Free (livre de aterro sanitário, em tradução livre), que visa reduzir a zero o volume de lixo mandado para aterros. A meta é atingir 125 instalações da empresa em todo o mundo até 2020. Falta pouco.

Hoje, 106 unidades já reciclam 100% dos resíduos. Na lista entra de tudo - de sucata de aço e borra de tinta a caixas de papelão e pneus desgastados. 

Experiência brasileira

A primeira planta brasileira a consquistar o status livre de aterro, em 2012, foi a de Gravataí, no Rio Grande do Sul, de onde saem modelos como o Celta, Onix e Prisma.

A unidade atua em duas frentes para reduzir o impacto ambiental de suas operações. Primeiro, busca a redução do desperdício. Somado a isso, desenvolve ações que visem à reciclagem e à reutilização dos materiais.

"Uma empresa de manufatura de automóveis gera uma serie de resíduos, alguns com valor, como os retalhos da estamparia, que são disputados a tapas, e alguns de pouco valor, como borra de tinta, um resíduo perigoso, com metal pesado", explica Nelson Branco, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da América Latina pela GM.

Peças descontinuadas de automóveis, ou que se quebram - um farol por exemplo -, têm plástico, alumínio e fiação em sua composição. Tudo isso pode ser reciclado e por vezes reutilizado na cadeia de consumo.
Não para aí. Embalagens plásticas são separadas por tipo de plástico e vendidas para empresas de reciclagem. O solvente usado em limpeza de tubulações da linha de pintura também é vendido pra uma empresa que destila esse solvente e o revende.

O que não é reutilizado na fábrica é encaminhado para empresas parceiras que dominam tecnologias específicas de reciclagem para certos resíduos. Quanto mais alternativas surgem para lidar com esses resíduos, mais benefícios são gerados.

"O valor nem sempre é alto, em alguns casos beira o simbólico. Mas é uma forma de nos adiantarmos em relação aos marcos regulatórios", diz Nelson, referindo-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos. "Estamos ganhando terreno", define.

Para atingir este objetivo, a empresa investe pesado na logística de coleta seletiva, garantindo a correta segregação dos materiais. A colaboração dos funcionários é chave aqui. "Fazemos um trabalho muito grande de conscientização, desde a linha de produção até os escritórios", sublinha Branco. "Numa empresa, a formação de uma cultura é coisa eterna".

Em 2003, cada veículo montado em Gravataí gerava 11,08 quilos de resíduos enviados para aterro industrial. Hoje, este número é de 0 quilo por carro. E neste intervalo de tempo, a capacidade instalada de produção da fábrica foi duplicada.

Este ano foi a vez da fábrica de Joinville se tornar "livre de aterro", e até dezembro a planta de estamparia em Mogi das Cruzes deve cumprir a meta. As fábricas de São José dos Campos e São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, têm até 2015 para zerar o envio de resíduos para aterros.

Honda CR-V ganha nova versão EXL com tração 2WD


Preço público sugerido é de R$ 109.900

A linha 2013 do Honda CR-V, lançada em abril deste ano, acabou de ganhar mais um integrante, já que o line up do modelo passa a contar com a nova versão EXL 2WD, além das já existentes LX 2WD e EXL 4WD. 

Assim como as outras versões do Honda CR-V 2013, o novo EXL 2WD está equipado com motor 2.0 de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC, capaz de gerar 155 cavalos de potência a 6.300 rpm e um torque máximo de 19,5 mkgf a 4.800 rpm, no etanol (150 cv a 6.300 rpm e 19,3 mkgf a 4.700 rpm, na gasolina). 

A transmissão automática possui cinco velocidades. A nova versão, EXL 2WD, tem peso de 1532 kg, já em ordem de marcha, totalizando 54 kg a menos que a versão EXL 4WD. 

A nova versão do Honda CR-V mantém a lista de equipamentos da versão top de linha, EXL 4WD, com a diferença ficando por conta do sistema de tração 4X2. Ou seja, estão presentes os itens de segurança como VSA (Vehicle Stability Assist), sistema adicionado ao modulador do ABS que controla principalmente frenagens em situações de sobre-esterço e sub-esterço, HSA (Hill Start Assist) sistema que auxilia na partida em ladeira e Motion Adaptativa EPS, sistema que trabalha em conjunto com o VSA, visando reforçar a estabilidade do veículo, além de seis airbags (frontal, lateral e cortina). 

O novo Honda CR-V EXL 2WD, disponível nas cores Branco Tafettá Sólido, Cinza Titanium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Prata Global Metálico e Preto Cristal Perolizado, também está equipado com teto solar, bancos com revestimento em couro e rodas 17 polegadas. O preço público sugerido, incluindo frete e pintura metálica ou perolizada, é de R$ 109.900,00.

Nissan deve aumentar produção do Leaf


Em 2013, já foram vendidos 11.703 exemplares do elétrico nos EUA

A Nissan está trabalhando para expandir a produção do Nissan Leaf nos Estados Unidos. De acordo com o site Automotive News, a primeira medida da marca deve ser focar na fabricação de motores elétricos em sua planta de Decherd, Tennessee.

A disponibilidade de motores elétricos é considerada um ponto crítico para a produção do Leaf, já que sua fabricação é mais demorada. Em vista disso, a Nissan criará um terceiro turno de trabalho, para aumentar em 33% o número de peças produzidas.

Os números positivos do Leaf em 2013 são determinantes para explicar a pressa da Nissan em aumentar sua produção. Neste ano, já foram vendidas 11.703 unidades nos Estados Unidos, crescimento de 230% na comparação com o mesmo período em 2012 (3.543 exemplares).

Hyundai revela o novo i10


Compacto será vendido no mercado europeu

A Hyundai divulgou nesta quarta-feira, 7 de agosto, as primeiras imagens oficiais do novo i10, que será apresentado na próxima edição do Salão de Frankfurt, marcada para setembro.Em relação a seu antecessor, o i10 ficou 80 milímetros mais longo, 65 milímetros mais largo e 50 milímetros mais baixo. A distância entre-eixos aumentou em cinco milímetros e a capacidade do porta-malas subiu 10 litros, indo para 252 litros.



Não foram reveladas as motorizações escolhidas para equipar o i10, mas é provável que a marca opte pelos motores 1.0 de três cilindros e 1.2 de quatro cilindros em linha, ambos a gasolina. O i10 tem uma lista de equipamentos inversamente proporcional ao seu tamanho diminuto, com direito a ar-condicionado, piloto automático, volante revestido em couro, airbags laterais e do tipo cortina e até controle de estabilidade.

O compacto começa a ser produzido em setembro na planta da Hyundai em Ízmit, na Turquia.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Subaru mostra teaser do BRZ STI


Marca promete lançamento "em breve"

A Subaru publicou duas fotos-teaser em seu site oficial japonês do BRZ STI. Trata-se da versão apimentada do coupé esportivo, que, de acordo com a própria legenda aplicada pela marca, será lançada “em breve”. Não há estimativa de data, mas a apresentação ao público deve ocorrer em um dos salões automotivos deste segundo semestre.

Praticamente nenhuma informação oficial sobre o BRZ STI foi revelada, mas especulações indicam que a versão ganhará diversas modificações aerodinâmicas e um substancial aumento de potência.

Citroën lança C4 Competition


Série limitada tem aparência esportiva

Além de aceitar reservas pelo C4 Lounge, outro lançamento da Citroën – menos badalado, é verdade – também está sendo comercializado em regime de pré-venda. Trata-se do C4 Competition, série especial do hatch médio que aposta no visual esportivo.

Baseada na versão GLX BVA 2.0 16V, a novidade traz rodas de liga leve de 16 polegadas com tampa central vermelha, adesivos nas laterais e tapetes personalizados. De acordo com o configurador disponibilizado no site da Citroën, o C4 Competition será vendido nas cores branca (Blanc Blanquise), preta (Perla Nera) e prata (Gris Aluminium).

O C4 Competition será vendido por 58.760 reais, provavelmente apenas com o motor 2.0 de 16 válvulas com tecnologia flex, entregando até 151 cv.

Renault deixa de produzir o Twingo RS


Nova geração ainda não foi confirmada

A Renault anunciou o fim da produção do Twingo RS 133, última versão da atual série RS que ainda estava sendo montada na Europa. Isso se deve à chegada da nova geração do Twingo, prevista para os próximos meses e, por enquanto, ainda não se sabe se os modelos RS serão retomados.

De acordo com a revista Car UK, o empecilho para a retomada do Twingo RS é o fato de essa nova geração contar com motor e tração traseiros. Com a mudança, alguns executivos da Renault acreditam que uma versão apimentada do novo Twingo pode ser exagerada, sobretudo para motoristas menos experientes.

Se a produção do Twingo RS for aprovada para a nova geração do hatch, é pouco provável que seja equipada com motor naturalmente aspirado. Assim, cogita-se a utilização do motor turbo 0.9 de três cilindros, usada atualmente por Clio e Captur.

Novo Fusion Hybrid chega por R$ 124.990


Sedã roda com eletricidade até 100 Km/h

A nova geração do Fusion Hybrid já está à venda no Brasil. Por 124.990 reais, ele é a opção mais cara da linha Fusion, composta ainda pelas versões 2.5 Flex (92.990 reais) e Titanium 2.0 Ecoboost (101.990 reais).

Segundo a Ford, o sedã tem 188 cv, vindos de um motor 2.0 a gasolina e outro movido a eletricidade. O Fusion Hybrid pode rodar apenas com eletricidade até chegar aos 100 km/h. Depois disso é a vez do motor a combustão entrar em ação para impulsionar o veículo – antes o motor elétrico atuava até os 75 km/h. Esta melhoria só foi possível graças à troca das antigas baterias de níquel por outras de íon-lítio, que armazenam mais eletricidade.

Além desta alteração, o Fusion Hybrid traz freios que recuperam até 95% da energia desperdiçada nas frenagens e desacelerações e ar-condicionado com compressor elétrico, contribuindo na economia de combustível. A lista de equipamentos de série segue a do Fusion Titanium, com oito airbags, piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão e sistema multimídia Sync com tela touchscreen, entre outros itens.

Com transmissão automática do tipo CVT, o sedã tem apetite comedido, fazendo até 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada, segundo números divulgados pela Ford. O Fusion Hybrid continua sendo trazido do México, e a expectativa da Ford é vender até 40 unidades desta nova versão por mês.

Opel libera nova imagem do Monza Concept


Cupê será mostrado no Salão de Frankfurt

A Opel divulgou um novo teaser do Monza Concept, que será uma das grandes atrações da marca alemã no Salão de Frankfurt, a ser realizado em setembro.

O cupê esportivo traz a nova identidade visual da marca, resgatando um nome consagrado pela Chevrolet no Brasil. No entanto, caso realmente seja produzido, o Monza Concept pode trazer de volta outro nome do passado, mas dos europeus: Calibra.

Nenhuma informação oficial foi divulgada pela Opel. Até o momento, sabe-se apenas que o projeto do Monza Concept investirá na eficiência de combustível e conectividade com dispositivos portáteis e internet, conceitos estes que também nortearão os futuros lançamentos da Opel.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

COMUNICADO DE RECALL AOS PROPRIETÁRIOS DOS VEÍCULOS DA MARCA FIAT AUTOMÓVEIS S/A.


  • PRODUZIDOS DE FEVEREIRO DE 2012 A MARÇO DE 2013 E EQUIPADOS COM AIR BAG

           
Palio Fire Economy 2P


Palio Fire Economy 4P


Strada Fire 1.4 Flex


Strada Fira Estendida 1.4 Flex

  • Modelo 2012 e 2013

    Número de série dos chassis envolvidos

  • Palio Fire Economy 2 portasPalio Fire Economy 4 portas
    De 5822670 a 5884745
  • Strada Fire 1.4 FlexStrada Fire Estendida 1.4 Flex
    De 7499864 a 7546670

    • Data do início do atendimento: 29 de julho de 2013

      Local de atendimento e agendamento do serviço: REDE DE CONCESSIONÁRIAS FIAT em todo o país.
      Componentes envolvidos: Fechos de fixação dos cintos de segurança dianteiros dos assentos do motorista e do passageiro.

      Razões técnicas: Falha no processo de fabricação dos fechos dos cintos de segurança dianteiros do motorista e do passageiro do veículo, comprometendo o seu funcionamento.

      Risco: Em caso de acidente, os fechos dos cintos de segurança dianteiros podem se romper, intensificando o contato do passageiro e/ou do motorista com a bolsa do air bag inflada, sem a proteção do cinto de segurança, o que pode causar lesões físicas aos usuários. É importante esclarecer que o air bag não deixará de funcionar; a falha poderá ocorrer em um ou em ambos os fechos de fixação dos cintos de segurança dianteiros apenas.

      Solução: Substituição gratuita dos fechos de fixações dos cintos de segurança dianteiros dos assentos do motorista e do passageiro, com tempo previsto de 1 hora.

      Com essa atitude, a FIAT AUTOMÓVEIS S.A. demonstra o profundo respeito aos seus consumidores e o seu reiterado compromisso de comercializar e garantir produtos da mais elevada qualidade e confiabilidade.

      Para informações adicionais, consulte:
      CENTRAL DE RELACIONAMENTO FIAT
      Telefone: 0800 707 1000 

Santiago Chamorro assume presidência da GM Brasil


Colombiano era diretor de vendas da filial latino-americana

Santiago Chamorro, atual diretor geral de vendas, serviços e marketing da General Motors América do Sul, é o novo presidente e diretor-gerente da General Motors do Brasil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 1º de agosto, pelo presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila.

“É motivo de satisfação contarmos com o talento e a liderança do Santiago neste momento tão importante para a GM do Brasil, em que transformamos nosso modelo de negócios e apresentamos ao mercado uma nova Chevrolet”, declarou Ardila.

Colombiano de nascimento, Chamorro é formado em Economia e fez pós-graduação em Finanças na Universidade de Los Andes. Ele entrou para a GM em 1993, na área de pós-vendas, e desde então passou por vários cargos na empresa. Santiago era diretor de vendas, serviços e marketing da GM América do Sul desde 2012.

Santiago entrou para a GM em 1993, na área de pós-vendas. Ao longo de sua carreira na GM, passou por vários cargos, incluindo diretor de vendas na Colombia e Brasil, presidente e diretor-geral da GM Colmotores (Colombia) e desde 2012 ocupa a posição atual de diretor de vendas, serviços e marketing da GM América do Sul. O atual responsável por projetos especiais na mesma filial, Edgar Lourençon, é quem substituirá Chamorro no cargo.

Mercedes trabalha em navegador para Google Glass


Aplicativo seria destinado a motoristas e pedestres

A Mercedes-Benz está trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo de navegação para o Google Glass, dispositivo recentemente apresentado pela empresa de tecnologia norte-americana. A informação foi revelada pelo site Engadget, citando o jornal Silicon Valley Business.

Johann Jungwirth, CEO de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz North America, confirmou à publicação que a ideia é de integrar o processo de navegação, de modo que seja plenamente funcional ao usuário, esteja ele na posição de pedestre ou na de motorista. Não há, porém, qualquer prazo oficial para o lançamento do aplicativo.

Suzuki lança Grand Vitara 2014


Série especial e mais equipamentos são novidades

A linha 2014 do Suzuki Grand Vitara já está nas concessionárias. Além de um selo comemorativo dos 25 anos de história do modelo, ela traz algumas novidades, principalmente na lista de equipamentos.

Nas versões equipadas com transmissão automática, o Grand Vitara oferece luzes de seta nos retrovisores e rodas de liga leve de 18 polegadas. Um sistema multimídia com GPS integrado é oferecido como item opcional em todas as configurações. A Suzuki também venderá o Grand Vitara Limited Edition, com uma exclusiva cor bronze e acabamento interno em tecido e couro bege. Esta versão especial será oferecida somente com transmissão automática e teto solar.

O Grand Vitara 2014 usa um motor 2.0 16V a gasolina, com 140 cv e torque máximo de 18,7 mkgf. Entre os itens de série, o SUV conta com ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura e tração 4x2, podendo ser equipado com tração 4x4.

Veja abaixo os preços do Grand Vitara 2014:

Suzuki Grand Vitara 2.0 L 4×2 MT: R$ 75.490
Suzuki Grand Vitara 2.0 L 4×2 AT: R$ 85.840
Suzuki Grand Vitara 2.0 L 4×4 MT: R$ 84.490
Suzuki Grand Vitara 2.0 L 4×4 AT: R$ 93.920
Suzuki Grand Vitara Limited Edition: R$ 101.990