segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fiat faz recall de Palio Fire e Strada Fire


Problema nos fechos dos cintos de segurança pode causar lesões

A Fiat convocou na última sexta-feira, 26 de julho, donos dos modelos Palio Fire e Strada Fire (cabine simples e estendida) equipados com airbag duplo para um recall. 

Segundo a montadora, o chamado envolve 3.029 veículos produzidos entre 2012 e 2013, que terão seus fechos dos cintos de segurança dianteiros trocados gratuitamente. A empresa diz ter identificado “uma falha no processo de fabricação de um lote específico destes componentes que pode comprometer o seu funcionamento”.

Em caso de acidente, a Fiat afirma que “em caso de acidente, os fechos dos cintos de segurança dianteiros podem se romper, intensificando o contato do motorista e/ou do passageiro com a bolsa do airbag inflada”, podendo causar ferimentos.

Para informações adicionais, a Fiat colocou à disposição dos seus clientes sua Central de Atendimento ao Cliente, por meio do telefone 0800 707 1000, e seu site oficial. A campanha de recall será anunciada em diversos meios de comunicação e o serviço será realizado a partir de 29 de julho mediante prévio agendamento.

BMW lança compacto i3


Carro roda até 300 km sem recarregar

Após mostrar vários teasers, a BMW, enfim, apresentou o compacto i3. Definido pela marca como um “passo revolucionário rumo à mobilidade sustentável”, o modelo guarda várias semelhanças com o estilo do carro-conceito exibido no Salão de Frankfurt de 2011.

Apesar da característica grade dupla dos BMW, vários detalhes do i3 o separam do restante da linha. Os faróis em formato de “U” e a faixa preta presente em boa parte da extensão da carroceria. Outro toque futurista está no acesso ao banco traseiro, realizado por portas com abertura em sentido invertido.

O interior é bastante moderno, com uso abundante de materiais recicláveis e sustentáveis, como couro tratado, madeira e lã. O i3 será oferecido com três versões de acabamento (Loft, Lodge e Suite), sendo que todas as versões contam com ar-condicionado, central multimídia com tela touchscreen de 6,5 polegadas, rádio, entrada auxiliar USB e Bluetooth. A lista de opcionais inclui GPS, ar-condicionado digital, bancos dianteiros com aquecimento e teto panorâmico com acionamento elétrico.

O veículo é impulsionado por uma bateria de íon-lítio de 22 kWh e um motor elétrico, desenvolvendo 170 cv e torque máximo de 25,5 mkgf. A transmissão de velocidade única impulsiona as rodas traseiras, fazendo com que o i3 leve apenas 7,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e chegue aos 150 km/h.

A autonomia estimada pela BMW é de 130 a 160 quilômetros com uma única recarga, distância esta mais do que suficiente para o deslocamento diário, estimado pela BMW em 64 quilômetros. Há a opção de comprar o i3 com um motor a gasolina de dois cilindros, cuja função é “manter a carga da bateria de íon-lítio em um nível constante enquanto o veículo se movimenta”. Com esta assistência, a autonomia total sobe para aproximadamente 300 quilômetros.

O i3 será vendido por 34.950 euros no mercado alemão, e ainda não há previsão de seu lançamento no mercado brasileiro.

Confira a galeria de fotos do BMW i3

Lotus realizará recall do Evora S 2011


Chamado envolve vazamento de óleo

No ano passado, cerca de 80 exemplares do Lotus Evora S 2011 foram chamados por causa de um problema com o tubo de alimentação de óleo. Agora o mesmo número de Evora S 2011, mas com diferentes datas de fabricação, estão novamente passando por recall devido uma questão muito semelhante. 

Desta vez o chamado é relativo à mangueira do radiador de óleo do motor, que pode se romper e causar vazamento de óleo nas rodas traseiras ou em partes quentes do motor. Nenhum desses casos é bom, e este último pode potencialmente levar a um incêndio. 

Os veículos envolvidos no recall são aqueles fabricados entre setembro de 2010 e setembro de 2011. A Lotus ainda está trabalhando em uma solução, portanto, uma data para a realização dos reparos não foi anunciada.

Volkswagen e Suzuki reeditarão aliança


Em 2009, a Volkswagen tornou-se maior acionista da Suzuki

A aliança entre Suzuki e Volkswagen ficou feia alguns anos atrás, mas as duas montadoras estão explorando opções para colaborar novamente uma com a outra, ou pelo menos entrar em um acordo para acabar com a batalha jurídica. 

Segundo relatos, Ferdinand Piech, presidente da Volkswagen, e Osamu Suzuki, presidente da Suzuki, estão trabalhando juntos para chegar a um acordo, com as duas montadoras prevendo um acordo de cooperação muito convincente. Se ambas as partes não chegarem a um acordo, o processo em um tribunal arbitral com sede em Londres vai avançar. 

Em 2009, a Volkswagen tornou-se maior acionista da Suzuki, quando adquiriu 19,9% por 1,7 bilhões de euros. Como parte do acordo, a Suzuki comprou ações da VW no valor de cerca de 770 milhões de euros. 

Originalmente, as duas montadoras planejavam para cooperar em carros compactos para mercados emergentes, mas há dois anos, as duas empresas acusaram uma a outra por violação do acordo. Atualmente, a Suzuki entrou com uma ação em um tribunal de Londres exigindo que a montadora alemã retorne a gestão das participações sociais.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Seat exibe primeiras imagens do novo Leon ST


Perua será apresentada ao público em Frankfurt

A Seat divulgou as primeiras fotos oficiais do novo Leon Sports Tourer. A perua será apresentada oficialmente ao público durante o Salão de Frankfurt, em setembro, e, pelo que pode ser visto nas imagens, foi modificada com o intuito de ganhar mais espaço de carga.

Apesar de algumas alterações estarem visíveis, a montadora espanhola não revelou nenhuma informação técnica sobre o modelo 2014 do Leon ST. Ao que tudo indica, a perua contará com as mesmas opções de motorização do hatch, que variam de 104 a 181 cavalos de potência (gasolina e diesel).


Confira as primeiras fotos oficiais do Seat Leon ST

BMW revela fotos e informações do i3


Lançamento oficial acontecerá no dia 29

A BMW divulgou informações técnicas, preços e fotos com pouca camuflagem do i3. O elétrico, depois de muitas especulações, será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (29), em eventos simultâneos realizados em Londres (Reino Unido), Nova Iorque (Estados Unidos) e Pequim (China).

A montadora alemã revelou que o modelo será vendido no mercado britânico por 26.910 libras esterlinas. No resto da Europa, o i3 chegará por 31.323 euros, enquanto o valor de mercado nos Estados Unidos foi definido em 41.350 dólares. O início das vendas está programado para o segundo trimestre de 2014.

Esses valores correspondem à versão de entrada do i3, equipada com motor elétrico de 170 cavalos de potência e 25,4 kgfm de torque. O carro também conta com bateria de íon-lítio de 22 kWh, possibilitando autonomia de até 160 km.

Já os preços da versão superior, que acrescenta motor a gasolina de 650 cc e dois cilindros (extensor de autonomia), elevando a autonomia para um máximo de 290 km, ainda serão anunciados pela BMW.

Confira as fotos do i3 

Primeiras mil unidades do próximo Mustang serão vendidas como edição especial



Edição limitada 50th Anniversary Edition do Ford Mustang poderá entregar até 450 cv

Os primeiros 1000 exemplares da próxima geração do Ford Mustang serão vendidos como edição especial, conforme antecipamos na sexta-feira (19). O modelo, supostamente chamado 2.014,5, foi revelado em um fórum na internet por um porta-voz da Ford e será uma comemoração dos 50 anos dos Mustangs. 

O post revelou ainda que a edição limitada será o primeiro Mustang a ser feito com base na nova plataforma S550 da próxima geração da Ford. O carro será equipado supostamente com um motor V8 de 5,0 litros, produzindo em torno de 450 cavalos de potência, contando ainda com número de identificação do veículo individual para cada unidade. 

A Ford já vendeu anteriormente edições especiais do Mustang para celebrar marcos importantes de sua história. A última edição especial, construída para comemorar o 45º aniversário do Mustang, foi vendida em 2009.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Renault tem a menor taxa para financiar carro; veja ranking


Levantamento do Banco Central mostra as taxas de juros cobradas por cada instituição

O banco que cobra a menor taxa de juro no financiamento de veículos atualmente é o da montadora Renault, com taxa de 0,72% ao mês, ou de 9% ao ano. E a maior taxa é do banco Omni, de 3,66% ao mês ou 53,93% ao ano. 

As informações são do Banco Central, que realiza periodicamente uma pesquisa sobre os juros cobrados no mercado por bancos de varejo e bancos de montadora. Os últimos dados são referentes ao período do dia 27 de junho a 3 de julho deste ano. 

Os resultados mostram mais uma vez que fazer o financiamento do automóvel com os bancos de montadoras sai mais barato do que com grandes bancos. Mas, ainda que os custos possam ser menores, geralmente as financeiras de montadoras exigem uma entrada maior para conceder o empréstimo. 

A taxa mais baixa entre os principais bancos de varejo é a do Citibank, que cobra juros de 1,20% ao mês ou 15,42% ao ano. Sete bancos de montadoras cobram taxas menores. Veja a seguir o ranking dos juros cobrados por cada banco:

Posição

 Instituição

Taxa de juros ao mês (%)

Taxa de juros ao ano (%)

1,00

CIA CFI RCI BRASIL S.A. (RENAULT)

0,72

9,00

2,00


BCO PSA FINANCE BRASIL S.A. (PEUGEOT)

0,82

10,24

3,00

BCO MERCEDES-BENZ S.A.

0,98

12,46

4,00

BCO GMAC S.A. (GM/CHEVROLET)

1,03

13,03

5,00

BANCO HONDA S.A.

1,10

14,08

6,00

BCO VOLKSWAGEN S.A

1,18

15,12

7,00

BCO TOYOTA DO BRASIL S.A.

1,19

15,28

8,00

BCO CITIBANK S.A.

1,20

15,42

9,00

GOLCRED S/A - CFI

1,21

15,58

10,00

SCANIA BCO S.A.

1,23

15,75

11,00

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

1,25

16,08

12,00

ITAÚ UNIBANCO BM S.A.

1,34

17,34

13,00

HSBC BANK BRASIL SA BCO MULTIP

1,34

17,37

14,00

BCO DO BRASIL S.A.

1,35

17,41

15,00

BCO DO EST. DO RS S.A.

1,37

17,74

16,00

BCO FIAT S.A.

1,39

18,03

17,00

BCO. J.SAFRA S.A.

1,41

18,32

18,00

BCO SANTANDER (BRASIL) S.A.

1,43

18,59

19,00

FINANC ALFA S.A. CFI

1,45

18,78

20,00

BCO VOLVO BRASIL S.A.

1,46

19,04

21,00

BCO BRADESCO S.A.

1,47

19,12

22,00

BCO RODOBENS S.A.

1,48

19,29

23,00

BCO BANESTES S.A.

1,49

19,47

24,00

BCO BRADESCO FINANC. S.A.

1,50

19,62

25,00

PORTOSEG S.A. CFI

1,62

21,29

26,00

BRB - CFI S/A

1,65

21,71

27,00

GAZINCRED S.A. SCFI

1,73

22,89

28,00

BANCO AZTECA DO BRASIL S.A.

1,74

22,93

29,00

AYMORÉ CFI S.A.

1,74

23,01

30,00

BCO ITAUCARD S.A.

1,75

23,15

31,00

BANCO FIDIS

1,80

23,90

32,00

BV FINANCEIRA S.A. CFI

1,85

24,64

33,00

BCO MAXINVEST S.A.

1,91

25,45

34,00

MERCANTIL BRASIL FIN S.A. CFI

2,00

26,85

35,00

SUL FINANCEIRA S.A.-CFI

2,02

27,19

36,00

SOROCRED CFI S.A.

2,10

28,30

37,00

BCO A.J. RENNER S.A.

2,31

31,49

38,00

FINANSINOS S.A. CFI

2,45

33,75

39,00

BCO PECUNIA S.A.

2,46

33,89

40,00

BCO YAMAHA MOTOR S.A.

2,47

33,98

41,00

FINAMAX S.A. CFI

2,66

37,05

42,00

BCO DAYCOVAL S.A

2,86

40,22

43,00

DACASA FINANCEIRA S/A - SCFI

3,17

45,49

44,00

CIFRA S.A. CFI

3,35

48,55

45,00

PORTOCRED S.A. - CFI

3,48

50,74

46,00

SANTANA S.A. - CFI

3,50

51,05

47,00

OMNI SA CFI

3,66

59,93

Fonte: Banco Central